Buscar

Boas Práticas na Ordenha

Prévia do material em texto

Antes da ordenha
Local da ordenha – o local para realizar a ordenha deve possuir: 
Cobertura, porque além de proteger os animais contra o sol (evitando assim estresse térmico), em período de chuvas os problemas de contaminação aumentam devido ao escoamento da sujidade do corpo animal para o recipiente de coleta do leite. 
Piso resistente, antiderrapante e de material lavável. 
Disponibilizar um local (depósito) para guardar equipamentos e utensílios em local seguro e limpo. 
Ser arejado, com boa iluminação e livre de barulhos. 
Possuir abastecimento de água em quantidade e de boa qualidade, ou seja, potável (água não tratada é veículo de contaminação microbiológica). 
Outro fator importante é evitar ordenhar animais no curral, devido ao acúmulo de esterco, urina e poeira.
Condições inerentes ao animal – O animal a ser ordenhado tem que estar sadio, por isso tem que ser acompanhado de um controle sanitário e alimentar rigorosos. Existem algumas doenças que são transmitidas do animal para o homem (uma das vias de contaminação pode ser através da ingestão do leite cru contaminado) conhecidas por zoonoses, sendo as mais comuns: tuberculose, brucelose, febre aftosa, varíola bovina, entre outras.
Equipamentos e utensílios - Nessa atividade são utilizados diversos tipos de utensílios (conforme fi guras a seguir), como caneca telada de fundo escuro para teste de mastite, coadores de nylon ou de inox, baldes, de preferência semiabertos, latões, mangueiras de aspersão etc. Sendo que os equipamentos de custo mais elevado são as ordenhadeiras mecânicas e os tanques de resfriamento (expansão) de inox. 
Todos os equipamentos e utensílios envolvidos no sistema de ordenha devem estar previamente limpos e o procedimento de sanitização dos que serão usados tem que ser realizado todas as vezes momento antes dessa atividade.
Higiene do ordenhador - No programa de boas práticas operacionais, a condição higiênica do ordenhador também é um fator de grande relevância. Para tanto, deve ser cobrado dele bons hábitos de higiene, como: uso de roupa limpa (preferencialmente branca), cabelo curto e protegido com uso de boné ou touca, unhas cortadas, não fumar no ambiente da ordenha, não utilizar fragrâncias fortes, obedecer a uma rotina de trabalho condicionando assim os animais (ex. manter sempre as mesmas horas do dia para a ordenha), ser paciente, não agredir os animais e principalmente lavar as mãos com sabão sem aroma e água potável antes de iniciar a ordenha e quando for ordenhar outro animal.
image1.png

Continue navegando