Buscar

Componentes do leite

Prévia do material em texto

Componentes do leite
Água: constitui em volume o componente que apresenta o maior quantitativo, em média, são 87,5% nos quais se encontram solubilizados ou em suspensão os demais componentes – a gordura, as proteínas, lactose e os minerais. 
Gordura: de todos os compostos do leite, a gordura é o que apresenta (dentro do seu percentual de participação) um teor com maior faixa de variação: 2 a 6% com média em geral de 3,5%. Essas variações podem ser atribuídas à alimentação fornecida ao animal, à raça, ao período de lactação etc.
A gordura do leite é composta principalmente de ácidos graxos saturados – triglicerídeos. São eles: os ácidos graxos, que conferem ao leite e seus derivados as características organolépticas (odor, sabor e cor) típicas dos produtos derivados lácteos.
Proteínas: elementos de grande valor nutricional, as proteínas são constituídas pela variação no agrupamento de diversos aminoácidos (20 aminoácidos ao todo). Elas exercem diversas funções no organismo, tais como: estrutural (colágeno e queratina); transporte (hemoglobina e lipoproteína); defesa (trombina e fibrinogênio); nutricional (ovoalbumina e caseína). (KARINA et al, 2010).
Lactose: presente no leite em uma proporção relativamente constante, em média 4,7%. A lactose (açúcar formado por uma molécula de glicose + galactose) é o carboidrato com maior quantidade contida no leite e responsável pelo leve sabor adocicado.
Sais minerais e vitaminas: o leite contém quase todas as vitaminas conhecidas, tais como, as lipossolúveis (associadas à gordura), vitaminas A, D, E e K; e as hidrossolúveis, B1 , B2 , B6 , B12, ácido pantotênico, niacina e vitamina C. Contudo, as quantidades dessas vitaminas anteriormente citadas e que estão presentes neste alimento ocorrem de forma bastante reduzida.
image1.png

Continue navegando