Buscar

ATIVIDADE ORIENTADA - HISTÓRIA DA ÁFRICA

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ÁFRICA
ATIVIDADE ORIENTADA 
O debate sobre as políticas públicas que contemplam a relação educação e diversidade se configura em importante perspectiva analítica para o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira. Para ampliar os conhecimentos sobre Educação e Diversidade faça a leitura do texto: 
SANTOS, Macaé Maria Evaristo dos, NUNES, Maria do Rosário e GOMES, Nilma Lino Educação e diversidade: Direito e ação afirmativa Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 231-252, jul./dez. 2013. Disponível em: 
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/302/472
Com base na leitura do texto acima mencionado, elabore uma reflexão sobre a importância das políticas, programas e ações direcionadas à diversidade na educação, destacando a relevância dos movimentos sociais nesse processo. 
As ações afirmativas têm como finalidade proporcionar igualdade de condições para grupos socialmente marginalizados, possibilitando a redução das desigualdades.
Os movimentos sociais vieram com o propósito de unir esses grupos “esquecidos” pela sociedade e pelas políticas, supostamente “pensadas para todos”. Ao longo dos anos o Ministério da Educação percebeu a importância de incluir a diversidade dos direitos humanos na educação (em todos os níveis e modalidades) na agenda do Estado, essa inclusão ocorreu gradativamente nos últimos 10 anos. 
Esse reconhecimento constituiu em um avanço importante na construção das políticas afirmativas, avanços esses que só foram possíveis através das lutas dos movimentos sociais na luta contra a política vigente, na busca por direitos e contra transformações ocorridas no âmbito social e político, mas devemos ter em mente que há ainda um longo caminho a se percorrer, uma vez que “a educação que integra o seu conceito ao de direitos humanos é, necessariamente, inclusiva e não discriminatória”.
Apesar de ter sido durante o regime militar que os movimentos sociais começaram a contestar a segregação social imposta, foi nos anos 80 que eles se fortaleceram graças à intensa organização da sociedade civil contra as questões impostas durante a ditadura.
Hoje, mais do que nunca, temos nesses movimentos a esperança de construir uma sociedade justa para a população e, em especial, para as minorias em representatividade — negros, mulheres, LGBTs, pessoas com deficiência, porque é, por meio desses movimentos que essas minorias esperam conquistar seus direitos, uma vez que as ações afirmativas podem ser compreendidas como ações compensatórias e que buscam a correção de uma situação de discriminação e desigualdade em que se encontram esses determinados grupos sociais.
Nesse sentido podemos citar o programa de cotas para negros e afrodescendentes que é uma ação afirmativa, ela busca diminuir as discrepâncias econômicas, sociais e educacionais inserindo os negros em universidades e concursos públicos.
Mesmo com as políticas públicas devemos ter em mente que são necessárias ações que atinjam diretamente na raiz desses problemas sociais, buscando erradicar de uma vez essas situações de exclusão social.
.

Continue navegando