Buscar

Prévia do material em texto

LIRAC IncorretaPergunta 1 
0 / 1 pts 
O enunciado a seguir contém várias inadequações gramaticais. Escolha a opção que melhor adequa o texto à norma padrão da língua.
“Quanto ás gírias “Mal sextou já domingou” são formadas por derivação das palavras sexta e domingo respectivamente. Já o sentido depreendido da expressão trata da rapidez com que passa o fim de semana. Aqui no Rio Grande do Sul temos vários regionalismos especialmente no sul do estado que se aproxima de Uruguay e Argentina. Palavras que são de difícil compreensão para pessoas que não são nascidas aqui mesmo que sejam brasileiros.”
  "Quanto às gírias “sextou e domingou”, estas são formadas por derivação das palavras “sexta” e “domingo”, respectivamente. Já o sentido depreendido de tais expressões juntas, trata da rapidez com que passa o fim de semana. Aqui, no Rio Grande do Sul, temos vários regionalismos - especialmente no sul do estado - que está próximo, geograficamente, do Uruguai e da Argentina. Palavras que são de difícil compreensão para pessoas que não são nascidas aqui mesmo que sejam brasileiros.”
  “Quanto às gírias “Mal sextou e já domingou”, estas são formadas por derivação das palavras “sexta” e “domingo”, respectivamente. Já o sentido depreendido de tais expressões juntas, trata da rapidez com que passa o fim de semana. Aqui, no Rio Grande do Sul, temos vários regionalismos - especialmente no sul do estado - que está próximo, geograficamente, do Uruguai e da Argentina. Palavras que são de difícil compreensão para pessoas que não são nascidas aqui mesmo que sejam brasileiros.”
  “Quanto às gírias “sextou e domingou”, estas são formadas por derivação das palavras “sexta” e “domingo”, respectivamente. Já o sentido depreendido da expressão trata da rapidez com que passa o fim de semana. Aqui no Rio Grande do Sul temos vários regionalismos especialmente no sul do estado que se aproxima de Uruguay e Argentina. Por conta desta peculiaridade, portanto, nota-se um dialeto muito particular nesta região do país e, isto, por vezes, pode dificultar a clareza de uma interlocução - mesmo entre brasileiros.”
  “Quanto às gírias “sextou e domingou”, estas são formadas por derivação das palavras “sexta” e “domingo”, respectivamente. Já o sentido depreendido de tais expressões juntas, trata da rapidez com que passa o fim de semana. Aqui, no Rio Grande do Sul, temos vários regionalismos - especialmente no sul do estado - que está próximo, geograficamente, do Uruguai e da Argentina. Por conta dessa peculiaridade, portanto, nota-se um dialeto muito particular nessa região do país e, isto, por vezes, pode dificultar a clareza de uma interlocução - mesmo entre brasileiros.”
  “Quanto às gírias “sextou” e domingou”, estas são formadas por derivação das palavras “sexta” e “domingo”, respectivamente. Já o sentido depreendido de tais expressões juntas, trata da rapidez com que passa o fim de semana. Aqui, no Rio Grande do Sul, temos vários regionalismos - especialmente no sul do estado - que está próximo, geograficamente, do Uruguai e da Argentina. Palavras que são de difícil compreensão para pessoas que não são nascidas aqui mesmo que sejam brasileiros.”
Cuidado! É provável que você tenha deixado “escapar” alguma adequação quanto aos sinais de pontuação, conjunções ou concordância. A escrita, embora também varie de acordo com o grau de interação da comunicação, normalmente segue um roteiro mais planejado. Tente novamente 
Pergunta 2 
1 / 1 pts 
Texto e textualidade são formados, basicamente, por:
  Conteúdo gramatical que possibilite o acerto da norma padrão;
  Conteúdo semântico que possibilite a adequação da lógica textual;
  Conteúdo gramatical e enunciados articulados, que possibilitem a compreensão de um todo.
  Conteúdo gramatical e enunciados “soltos”;
  Conteúdo semântico que não viabilize o diálogo entre teor gramatical e contexto do texto.
Você acertou! O uso adequado das regras gramaticais não pode estar desassociado de seu valor semântico. Lembre-se de que o texto escrito tem o intuito de comunicar para vários possíveis leitores, uma linha única de raciocínio. É importante ter um texto bem construído porque quem escreve geralmente não estará presente no momento da leitura para mediar aa relação que o leitor estabelecerá com o texto.
Pergunta 3 
1 / 1 pts 
Quais os elementos de um processo de comunicação ideal?
  Emissor, interlocutor, mensagem, código, canal, referente.
  Emissor, receptor, texto, contexto e intertexto.
  Código, canal, texto, coerência, ambiente, hipertexto.
  Emissor, receptor, mensagem, texto, escrita e canal.
  Código, canal, emissor, receptor e mensagem.
Você acertou! O processo de comunicação depende de todos os seis itens mencionados. Cada palavra dessas, dissociadas, tem significados estanques. Porém, quando unidas em lógica e intenção, contemplam a estrutura de uma comunicação ideal e suas funcionalidades 
IncorretaPergunta 4 
0 / 1 pts 
Sobre as conjunções, assinale a opção que aponta para todos os papéis semânticos que elas podem assumir.
  Adicionar, discordar, alternar, sugerir, comparar, explicar, proporcionalizar.
  Adicionar, discordar, alternar, concluir, comparar, explicar, discutir.
  Adicionar, discordar, alternar, concluir, comparar, explicar, proporcionalizar.
  Adicionar, discordar, alternar, concluir, comparar, enumerar, proporcionalizar.
  Adicionar, discordar, alternar, concluir, racionalizar, explicar, proporcionalizar.
Ainda não foi dessa vez! Quando pontuamos adequadamente uma produção textual, por exemplo, organizamos nossas ideias e proporcionamos ao interlocutor a clareza e a coerência de um ponto de vista. Revise novamente o tema certificando-se de que compreendeu corretamente os conceitos tratados ali sobre os conectivos, ok? E tente de novo!
Pergunta 5 
1 / 1 pts 
As diferenças entre fala e escrita podem se resumir a:
  A fala aproxima mensagem do receptor e dialoga com qualquer canal de comunicação, diferentemente da escrita.
  A fala aproxima emissor e receptor e é adaptada ao ambiente; a escrita comunica um único raciocínio a vários leitores;
  A fala é distante do interlocutor; a escrita aproxima o interlocutor do emissor;
  A fala não varia de acordo com o ambiente em que a emitimos.
  A escrita comunica várias linhas de raciocínio a vários leitores;
Alternativa correta! A fala, por ser mais usual, costuma ter capacidade de aproximação efetiva entre os interlocutores; já a escrita tende a ser um texto feito por um único emissor que visa se comunicar com vários outros receptores.
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina