Buscar

FP079-Trab-CO-Por_v2r0 ok

Prévia do material em texto

FP079 – A Ação Tutorial no Sistema Educativo
Trabalho conv. ordinária
Indicações gerais:
O trabalho consiste em realizar em grupo de 3 ou 4 estudantes um Plano de Ação Tutorial (PAT), embora não completo, mas sim focando nos aspectos mais importantes detalhados a seguir. Trata-se de conhecer, de forma pormenorizada, no que consiste o PAT e adquirir certos conhecimentos básicos no desenvolvimento do mesmo. Convém lembrar que este instrumento pedagógico-didático articula a médio e longo prazo o conjunto de atuações, das equipes docentes e do centro educativo em seu conjunto, relacionados com a ação tutorial. Tal plano, integrado como um elemento do Projeto Educacional do centro, será coerente com os objetivos do mesmo, incluídos aqueles relativos à promoção da Cultura da Paz e a melhora da convivência nos centros. Para torná-lo efetivo, o aluno deverá utilizar os diversos conteúdos estudados na disciplina.
Trabalho
O PAT deve incluir as seguintes seções:
Capa com os dados do aluno.
Marco contextual (tipo de centro educacional, nível educativo escolhido, dados sobre os estudantes e as famílias, etc.) (Entre 5 e 10 linhas, no máximo)
Planejamento geral em uma tabela de:
Objetivos.
Conteúdos.
Metodologia.
Recursos.
Avaliação.
Coordenação da ação tutorial.
Plano de atividades:
Planejamento geral do nível educacional. Trata-se de fazer uma relação muito resumida das mesmas sem entrar em detalhes, dividindo-as por temáticas e temporalizando.
Desenvolvimento de forma mais pormenorizada de três atividades escolhidas pelo aluno, fazendo constar nelas, ao menos: Título da atividade, objetivos, conteúdos, desenvolvimento, recursos, avaliação.
Bibliografia (citar duas ou três referências usadas para realizar as atividades seguindo as normas da APA).
Para realizar o trabalho, é possível consultar os documentos de exemplo que se anexam na seção “Materiais de avaliação”.
Exigências formais:
Extensão: máxima de 6 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia e nem os anexos - caso houver -).
Tipo de fonte: Arial.
Tamanho: 11 pontos.
Espaçamento entre linhas: 1,5.
Alinhamento: Justificado.
Normalização: APA.
O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as normas de apresentação e edição no que diz respeito a citações e referências bibliográficas (ver Guia de Estudo)
A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos no Guia de Estudo. Em hipótese alguma deve ser entregue pelo endereço de correio do tutor ou tutora correspondente.
Por outro lado, lembre-se de que existem critérios de avaliação extremamente importantes que devem ser seguidos pelo aluno. Para mais informações, consulte o Guia de Estudo.
Muito importante: Na página de rosto que aparece em seguida, você deve indicar seus dados pessoais e o título do trabalho (trabalhos que não cumprirem as condições de identificação não serão corrigidos). O índice do trabalho deve ser incluído após a página de rosto.
Trabalho:
Nomes e sobrenomes dos alunos: 
1 - Alexandra Schutz Pereira. BRFPMME5505561
2 - Elza Costa Porto de Oliveira. BRFPMME4524974
3 - Leandromar Brandalise. BRFPMME1775861 
4 - Maria Elivone Correia Medeiros. BRFPMME5512921
Disciplina: FP079 – A Ação Tutorial no Sistema Educativo
Grupo: 2023-10
Data:25/05//2024
Ação Tutorial no Sistema Educativo: Suporte de alfabetização para alunos com defasagem. 
SUMÁRIO 
1 – Marco contextual .....................................................................................................5 
2 – Dados sobre o projeto....................................................................................................5
3 – Planejamento geral........................................................................................................6
4 – Plano de atividades: Planejamento geral do nível educacional.................................... 6 
5 - Plano de atividades: Desenvolvimento de três atividades de forma mais detalhada.....7
5.1 - Atividade .....................................................................................................................7
5.2 - Atividade......................................................................................................................8
5.3 - Atividade .....................................................................................................................8
6 – Conclusão....................................................................................................................10
7 – Referências Bibliográficas............................................................................................11
1 - Marco Contextual:
A Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, é uma escola pública estadual que oferece o segmento de ensino Fundamental: Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano). Localizada na cidade de Araranguá, Santa Catarina, a escola está inserida em uma zona rural, é considerada escola do campo. As famílias atendidas pela escola em sua maioria são de zona rural e baixa escolaridade, o que reflete diretamente na aprendizagem dos alunos. Quando há defasagem na aprendizagem a maioria dos estudantes apresenta desmotivação, refletindo num comportamento agressivo perante aos demais colegas, reflexo da frustração, ou seja, dificuldade de aprendizagem muitas vezes leva a um comportamento inadequado.
Diante dessa situação, entendemos a necessidade de criar um Plano de Ação Tutorial que abranja todos os alunos que estão atrasados e/ou enfrentam dificuldades de aprendizagem e comportamento que gera conflito com os demais colegas.
O plano de ação tutorial é baseado no currículo que a escola já oferece, e no plano de ação que desenvolve anualmente. A tutoria ocorrerá no período de contra turno, e será motivado com reunião de pais para os alunos que apresentam dificuldades. Para que o estudante alcance os objetivos propostos, a intenção da intervenção é oferecer para o estudante atividades diferenciadas que utilizem a ludicidade como base, propostas de jogos sérios, trazendo o estudante para o centro do aprendizado para que conquiste o domínio pela leitura.
Para dar início ao Plano de Ação Tutorial, será necessário um levantamento prévio dos estudantes que não atingiram os objetivos esperados para sua fase. O foco são os estudantes do 2º ano que apresentam defasagem. A professora da turma fará o levantamento diagnóstico, para que o tutor possa conhecer a realidade dos alunos que participarão das atividades, focando assim dentro do contexto da turma.
Também será necessário que o tutor realize esse diagnóstico e conheça de modo mais detalhado as dificuldades encontradas na leitura de cada estudante, para agir de modo efetivo.
2 - Dados sobre o Projeto:
Duração: 1 trimestre (12 semanas) 
Dias da semana: Uma vez por semana com duração de 5 aulas de 45 minutos. 
Disciplinas: 1º horário – Português / 2º horário – Matemática
Divisão do tempo: Dividir igualmente ou conforme rendimento metade do tempo para cada disciplina. 
3 - Planejamento Geral:
	Objetivos
	1. Diagnosticar a área de defasagem do estudante individualmente.
2. Elevar o rendimento escolar nas áreas leitura, escrita e cálculo.
	Conteúdos
	1. Língua Portuguesa e Matemática
	Metodologia.
	1. Aplicar um questionário para verificação do nível de aprendizagem.
2. Construir aulas dinâmicas e atrativas, para reforçar a alfabetização dos alunos com defasagem.
3. Promover dinâmicas de boa convivência.
	Recursos.
	1. Currículo Base da Unidade Escolar. Projeto Político Pedagógico
2. Biblioteca escolar, espaços de convivência da Unidade Escolar, tecnologia.
	Avaliação.
	1. Processual, considerando o avanço do estudante, utilizando formas orais e escrita de avaliação.
	Coordenação da ação tutorial.
	1. Planejar de acordo com a necessidade, evolução e realidade, adequando semanalmente o conteúdo com os resultados obtidos.
2. Mesclar atividades para que se tornem dinâmicas e atrativas, contextualizadas e diferenciadas.
3. Enviar ao professor titular da turma, o avanço do estudante mensalmente.4 - Plano de atividades: Planejamento geral do nível educacional
	Disciplina
	Objetivos Gerais
	Língua Portuguesa
	Apropriar-se da linguagem escrita, compreendendo a importância da leitura, e seu papel social transformador na vida do ser humano
Desenvolver a leitura através de recursos digitais, e diversos meios que a tecnologia oferece, utilizando ferramentas digitais, expandindo conhecimento.
Ler e produzir textos orais e escritos, compreendendo que este é um meio de registrar, criar, ter autonomia, se expressar em diferentes situações e de diversas formas. 
	Matemática
	Compreender a matemática no cotidiano, explorando o uso dos números em diversas situações da vida social. 
Desenvolver o raciocínio lógico matemático e explorar o seu uso de formas variadas no contexto social da vida diária.
Enfrentar situações problemas em múltiplos contextos, interagindo com seus pares afim de levantar hipóteses, prever situações, experimentar respostas. 
5 - Plano de atividades: Desenvolvimento de três atividades de forma mais detalhada.
5.1 - Atividade 1
	Atividades
	Sequencia Didática O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO com leitura das histórias de aventura da boneca Emília no livro “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato.
	Objetivos
	1.Desenvolver o deleite pela escuta literária.
2. compreender textos orais e interpretá-los
	Conteúdo
	1. Relação Oral/escrita
2. Gêneros Textuais
3. Leitura: ritmo, entonação, pausa.
4. Grafema/ Fonema
	Desenvolvimento
	1. Ler para os alunos, recontar o texto lido, identificar palavras novas, procurar significado. 
2. Interpretar juntos aos alunos o texto, produzir sentido através de jogos de caça palavra online.
	Recursos
	Data Show, Tablets, Lousa e canetão.
	Avaliação
	Perguntas orais, verificação da pontuação dos jogos, escrita coletiva.
5.2 - Atividade 2
	Atividades
	Receitas de Dona Benta
	Objetivos
	1. Compreender as diferentes unidades de medida na produção de receita.
2. Registrar e compreender a utilização das medidas.
	Conteúdo
	1. Medida de capacidade de massa (convencional e não convencional).
2. Medida de tempo.
	Desenvolvimento
	1. Pedir que os estudantes tragam receitas de bolo de família, escolher uma das receitas e produzir junto aos alunos, utilizando a medida dos ingredientes.
2. Entender como se da a contagem do tempo e sua importância, contando a duração do tempo para assar o bolo. 
	Recursos
	1. Receita
2. Ingredientes do bolo
2. Caderno
3. Relógio.
4. Copo medidor de gramas, e outros recipientes de medida não convencional
	Avaliação
	Verificar se todos os estudantes conseguiram registrar a receita com autonomia, entender o passo a passo da receita, e compreender a unidade de medida de tempo, através de registro escrito ou desenhado.
5.3 - Atividade 3
	Atividades
	Leitura verbal e não verbal. (Selecionar juntos dos alunos livros na biblioteca de diferentes gêneros textuais)
	Objetivos
	1.Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, e fazer uso delas.
2.Compreender a relação entre linguagem verbal e não verbal em diferentes suportes e gêneros.
	Conteúdo
	1. Linguagem verbal e não verbal.
2.Gêneros textuais parlenda, quadrinha, cantiga, musica e outros textos de memória que estimulem a leitura autônoma.
	Desenvolvimento
	1. Selecionar junto aos alunos os livros e gêneros textuais, estimulando a investigação. Fazer as leituras e releituras, cantar cantigas e listar os gêneros textuais através de cartazes.
	Recursos
	1. Livros, papéis, cartolina, recortes, som, fantoches.
	Avaliação
	1. Ao final dessa atividade aplicar um ‘”Quiz do conhecimento” de forma digital.
2. Observar a interação do estudante durante a atividade e relatar.
6 - Conclusão 
A introdução de um plano de ação tutorial em uma instituição de ensino é essencial para fornecer suporte abrangente aos estudantes, que visa atender aos que estão atrasados ou enfrentam dificuldades de aprendizagem e comportamentais e também auxiliando-os no desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas. Essas ações não somente impactam positivamente no desempenho acadêmico, mas também auxiliam no bem-estar emocional e na construção da autoconfiança dos estudantes, preparando-os para os desafios que virão. 
Sendo assim, o Plano de Ação Tutorial emerge como uma estratégia proativa e direcionada para enfrentar os desafios educacionais específicos dessa comunidade, visando não apenas corrigir defasagens, mas também promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante para todos os alunos.
7 - Referências Bibliográficas
FUNIBER. As TIC na Sala de Aula. Aplicações didáticas e utilização de Recursos.
Barcelona, Espanha. 2020.
FUNIBER. (2020). A ação tutorial no sistema educativo. Barcelona. Espanha. 
Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação.  Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense / Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. (2024). EEF Professor Mota Pires, Araranguá.SC 
RODRIGUES, Amanda. Metodologias ativas. São Paulo, 2018.
SANT’ANNA, Geraldo José. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Érica, 2014.
1

Mais conteúdos dessa disciplina