Buscar

Atividade_Semântica&PragmáticaAlunos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SÉRIDO – CERES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – DCSH
CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: ESTUDOS DE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
PROFA. MA. TATIANE XAVIER DA SILVA
ATIVIDADE AVALIATIVA (em dupla)
1. A Semântica estuda o significado linguístico, todavia Oliveira (2008, p.13) afirma que “a tarefa de se estudar o significado se revela bastante complexa do ponto de vista teórico”, sendo dois fatores responsáveis por tal complexidade. Quais são eles? 
2. Os filósofos, na Grécia Antiga, a fim de compreender a relação entre a linguagem e o mundo que os circundam, introduzem uma reflexão acerca da palavra e do significado. Explique como a relação palavra e objeto é vista pelos naturalistas e convencionalistas. 
3. Quais foram as contribuições de Aristóteles, John Lyons (1995), Ullmann (1957) e Bloomfield para o estudo dos significados das palavras? 
4. Uma questão importante para a linguística moderna, tratada pelo filósofo Demócrito, é a multiplicidade de significados. Descreva os dois fenômenos inseridos nesta questão e o critério utilizado para distingui-los proposto por Lyons (1987, p.142). 
5. Por que para Ullmann a desvantagem que a polissemia causa para a comunicação seria apenas aparente? 
6. O desenvolvimento dos estudos do significado foi influenciado de forma negativa por Bloomfield e Ruth Kempson. Quais posturas defendiam o autor e a autora? 
7. A partir da leitura do capítulo, a que fato você denomina a dificuldade de definir o significado de significado?