Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Aula 3

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA 3- CASO CONCRETO
RESPOSTAS;
CASO CONCRETO
a)Sim, contestação correta. O advogado deve apresentar a defesa de Juan por meio da contestação (em petição própria) onde alegará toda matéria de defesa, ou seja, processual e defesa material. No tocante a defesa processual(preliminar alegará a ilegitimidade passiva de Juan( o réu), esta alegação demonstra ou induz a ideia de que não há nexo de causalidade entre o autor os fatos , pedido e Juan. Faltando assim regularidade de uma das condições da ação ,ilegitimidade passiva. O que poderá extinguir o processo sem resolução do mérito.
b) O principio da EVENTUALIDADE está previsto nos artigos 336 e 342 NCPC. Sendo o ultimo uma espécie de excepcionalidade em caso especifico. Traduz a ideia de que o réu deve utilizar deste momento de peça processual para alegar e sustentar todos os fatos(direito matéria e direito processual) que possam ser necessários ou uteis para melhor justiça a ser realizada no caso concreto. A omissão culposa acarreta via de regra ,preclusão(perda do direito de praticar o ato). A omissão dolosa, além da preclusão pode gerar condenação por litigância de má fé.(Art. 77 ss. NCPC).
1ª Questão Objetiva:
LETRA B –Artº 337 XIII
2ª Questão objetiva:
Pelo cod 1973 – seria exceção e contestação .
Pelo NCPC - Em sede de Contestação a incompetência relativa junto com a resposta do réu, como preliminar de mérito. E o impedimento conforme NCPC art º 146 em petição especifica.

Continue navegando