Buscar

Resumo do Direito Trabalhista e Social

Prévia do material em texto

Conceitos básicos de Direito Trabalhista
É um ramo da Ciência do Direito : Direito do trabalho , sua origem está interligada com a Revolução Industrial, e com o desenvolvimento capitalista, e a necessidade de proteger o trabalhador na sua condição de ser humano, de ter uma liberdade contratual. Ou seja regula o contrato de trabalho ente empregado e empregador.
 A legislação do trabalho se tornou o “ Direito do trabalho “ com finalidades, princípios e institutos próprios.
Natureza do Direito do Trabalho: 
- As normas do Direito do trabalho pertencem ao direito privado ( as referentes ao contrato do trabalho)
- E ao Direito Público ( as referentes ao processo trabalhista) .É mais do ramo do Direito Público do que do Privado.
----------------------------------------------------------------------------------------
Contrato de trabalho e relação de trabalho:
Contrato de trabalho: Haverá contrato de trabalho sempre que uma pessoa física se obrigar e realizar atos, executar obras ou prestar serviços , durante um período determinando ou indeterminado de tempo mediante o pagamento de uma remuneração.
Importante: 4 fatores: Pessoalidade, subordinação, habitualidade , onerosidade ; ou Subordinação, pessoalidade, não-eventualidade e a remuneração.
Conceito de Empregado: É toda pessoa física que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Trabalhador não-eventual : é necessário que o empregado trabalhe diariamente na empresa, bastando trabalhar um ou duas vezes por semana, desde que, nos mesmo dias da semanas e nos mesmos horários.
Contrato Individual: É um acordo tácito ou expresso , formado entre empregador e empregado, ou seja é o ajuste de vontades pelo qual uma pessoa física se compromete a prestar pessoalmente serviços mediante pagamento de salário. O contrato individual de trabalho tem como características de relação de emprego: subordinação, a pessoalidade, a não-eventualidade e a remuneração
Contrato Coletivo: Formado por um ou mais empresas com entidades sindicais, representativas dos empregados, visando um acordo de seus conflitos coletivos.
Contrato de trabalho de equipe: É um forma contratual não prevista na CLT , mais aceita pela doutrina e pela jurisprudência. É formado entre a empresa e um conjunto de empregados, representados por um chefe.
Contrato de trabalho e contrato da sociedade : Contrato de Trabalho existe sempre troca de prestação entre empregado x empregador, sendo o empregado subordinado. Já no Contrato de Sociedade, há trabalho e intenção comum entre os sócios de compartilharem lucros e assumirem as perdas e riscos do empreendimento, não existindo qualquer vínculo de subordinação entre os sócios
Contrato de empreitada: A execução do trabalho não é dirigida nem fiscalizada de modo continuo pelo contratante ( empregador) , seu objetivo é o resultado do trabalho.
Contrato de mandato: Existe vinculo de subordinação jurídica, mais o mandato permite maior autonomia ao mandatário.
Tipos especiais de empregados:
Empregador Rural: Pessoa Física , trabalha com atividade agrícola ou pecuária ou em atividade industrial em estabelecimento agrário , em propriedade rural ou prédio rústico (Exerce atividade agroeconômica) sob a dependência do lugar , recebendo um salário
Contrato de trabalho rural pode ter duração determinada ou indeterminada, são admitidos contrato de safra.
Direitos : São quase igualados aos do Trabalhador Urbano.
Empregador Doméstico: Pessoa Física, que trabalha em uma residência familiar, que presta serviços de forma habitual, individual, subordinada , mediante uma remuneração.Caso trabalhe 3 dias da semana na mesma residência, é registrado com os seguintes direitos: Salario mínimo, 13° salário, repouso semanal remunerado, aviso prévio ( mínimo 30dias) , licença maternidade e paternidade (120dias), férias com remuneração, auxilio doença (pago pelo INSS), vale transporte , fundo de garantia , irredutibilidade salarial.
Empregado em Domicílio: Pessoa Física , que presta serviços em sua habitação. Ou seja as relações de empregos são desenvolvidas no estabelecimento do empregador e fora dele. Em locais variados são: “Trabalhos Externos “ , na residência do empregado “ Trabalho em Domicilio”. A prestação de serviços externos possui vinculo empregatício.
Empregado Aprendiz : Art. 2o  Aprendiz é o maior de 14 anos e menor de 24 anos que celebra contrato de aprendizagem, a idade máxima prevista não se aplica a aprendizes portadores de deficiência. Recebe formação técnico-profissional metódica , através das entidades qualificadas ( SENAI , SENAC , SENAR, SENAT , SESCOOP) ou das escolas técnicas de educação , e entidades sem fins lucrativos. Ou é matriculado em curso de Serviços Nacional de Aprendizagem. Com jornada de 6h e salário mínimo.
Empregado Público: Que presta serviços a Órgãos Públicos, sem possuir, no entanto , as qualidades de funcionário público.
Empegado Acionista: O empregado pode ser acionista da empresa. Entretanto, caso detenha quantidade de ações suficientes para definir os rumos da empresa, desaparecerá a subordinação, descaracterizando a relação empregatícia.
Diretor de Sociedade: Não é empregado; é mandatário; O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o referente contrato de trabalho suspenso, não se calculando o tempo de serviço desse período, salvo se permanecer a subordinação jurídica inerente à relação de emprego.
Estagiário : Não é empregado , portanto, não existe direitos e obrigações trabalhista. Receber bolsa de estudo , e a jornada de trabalho devera ser compatível com seu horário escolar.
Trabalhador Autônomo: Pessoa física que exerce por conta própria, sem subordinação , em atividades econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não. Presta serviço com habitualidade e assume riscos inerentes á sua atividade.
Terceirizado: As empresas contratam terceiros para desempenhar algumas atividades que não constituem seu objetivo principal. Exemplos: Serviços de Limpeza, Contabilidade externa ,locação de serviços. Porem existe terceirização Licita observa processos legais relativos ao direito dos trabalhadores. Já a Ilícita que pode conter fraudes e prejuízos aos trabalhadores.
Trabalhador temporário : Pessoa Física ou Jurídica Urbana, cuja atividade consiste em colocar á disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. 
 
Trabalhador Avulso: É um serviço de curta duração , prestado a um beneficiado e a remuneração paga em forma de rateio pelo sindicato.
OBS:
Diferença entre Empregado e trabalhador Autônomo: Empregado trabalha por subordinação já o autônomo não; Ou seja Autônomo trabalha por conta própria e suporta os ricos da atividade, já o empregado trabalha por conta alheia, sob dependência, mediante a um salario.
Diferença entre Empregado e trabalhador Eventual: Trabalhador eventual da descontinuidade , é ocasional , esporádico ou seja trabalha de vez enquanto, é um trabalhador que não se fixa a uma fonte de trabalho; Já o empregado é pessoa física que presta serviços NÃO EVENTUAL a empregador, sob dependência deste mediante salário.
Empregador
É a pessoa Física ou Jurídica , individual ou coletiva, que , assumindo riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. A empregadores industriais , rurais, domésticos e públicos
Admissão de Empregado
Existe os documentos necessários a serem apresentado para empresa, para que seja possível registrar o funcionário. Exemplos: Carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ; Cédula de identidade ; Titulo de eleitor e etc.
Forma de contrato: Ajustes são expressos e tácitos , verbais ou escritos. Contratos são informais, podem ser num acordo verbal ou um contrato assinado por escrito.
Duração de Contrato: O empregado pode ser contratado por tempo determinado ouindeterminado.
Determinado: Caso o empregado seja mandado embora sem justa causa, os empregador tem que pagar todos os direitos previsto no CTL. 
Indeterminado: Dado o prazo previsto no contrato , o empregado sai da empresa e não tem direitos iguais quando o empregado é mandado embora, pois concordou com o contrato provisório.
Contrato por Experiência: Permitir que o empregador, verifique durante um certo tempo se aquele empregado corresponde a todos os requisitos, tento em vista a sua contratação por prazo indeterminado.
Alteração no contrato de trabalho
Em princípio legal da imodificabilidade, pois as cláusulas do contrato de trabalho imutáveis (não está sujeito a mudar). Porém no art.468 da CTL admite alterações por concordância de ambas as partes (empregador e empregado) , desde que não resultem direta ou indiretamente algum prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade (anular)
Decorrência do Jus Variandi : São admitidas algumas mudanças, em circunstâncias especiais. Exemplo: variações de horário , local e função.
Variações de horário: Não deverá ser superior a 8 horas diárias.
Local: O empregado passa a trabalhar em outra localidade, diferente daquele firmado no contrato. Ou seja obrigando o trabalhador mudar de residência. Desde que não resulte prejuízo ao empregado. Se for transferência provisória, o empregado recebe adicional de 25% sobre o salário. 
Função: Um exemplo é o retorno do empregado de confiança, para função anterior ou no caso de readaptação do empregado (por deficiência física ou mental) atestadas pelo INSS. Porém rebaixamento de cargo não é aceitável, e quando for imposto pelo empregador gera ofensa contratual.
Suspensão e Interrupção de Contrato:
Suspensão: É um fato provisório aonde o contrato de trabalho e seus principais efeitos ficam paralisados. O empregado não presta o serviço, o empregador não é obrigado a pagar salário e não conta como afastamento. Exemplo: Auxílio-doença após 15° dia, aposentadoria por invalidez, serviço militar obrigatório (é computado como tempo de serviço) entre outros.
 Interrupção: Há um paralisação provisória, mas apenas parcial. Ou Seja a empresa paga salário e conta o tempo de serviço do empregado ( embora não tenha prestação de serviço). Exemplos: Férias, feriados , exigência de serviço militar obrigatório, licença- maternidade e etc.
Princípios do Direito do Trabalho
Os princípios têm várias funções: Informadoras , normativas e interpretativas. Seis princípios do direito do trabalho que são:
Principio da Proteção: É o mais favorável, tem por finalidade equilibrar e a desigualdade do Empregador (superioridade econômica) x Empregado (superioridade jurídica)
Principio da Irrenunciabilidade do direitos: O trabalhador não poderá renunciar aos direito trabalhistas previsto em lei.
Principio da Continuidade da relação de emprego: Os contratos são condescendidos por tempo indeterminado, tendo exceções: tempo determinado e trabalho temporário. 
Principio da Primazia da realidade: Se o trabalhador tiver maior carga horário do que está previsto no contrato. Ou seja oque está no documento tem estar igual a realidade. Se caso não estiver , a realidade prevalece pois são mais importantes do que os documentos assinados pelo trabalhador.
Principio da Razoabilidade: Não é um principio especifico do Direito do trabalho. Mas trata-se de um padrão de conduta humana, ou seja, o ser humano deve proceder conforme a razão.
Principio da Fé: Não é um principio especifico do Direito do trabalho. Corresponde a convicção de que o empregador e empregado agirão sempre com honestidade e lealdade, durante o contrato concedido.

Continue navegando