Buscar

RESUMO INTRODUÇÃO AO DIREITO- 1º SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO INTRODUÇÃO AO DIREITO- 1º SEMESTRE
Apropriação inédita: crime contra a propriedade privada (não é furto). Sua punibilidade NÃO pode ser extinta.
Apropriação inébita previdenciária: quando o empregador não paga INSS. Sua punibilidade pode ser extinta caso o empregador pague o que deve.
A produção da lei é coordenada pela lógica da política. Como trazer coerência, lógica, como operar o direito a partir destes critérios.
DIREITO E ESTADO
O fenômeno jurídico não pode ser completo se não for acompanhado pela noção de Estado e seus fins. Entre ambos há uma relação de interdependência e compenetração: o Direito emana do Estado e este é uma instituição jurídica.
Assim como a sociedade depende do Direito para organizar – se, este depende da existência prévia de um Poder Político como controlador da produção jurídica e de sua aplicação. 
A ordem jurídica impõe limites à atuação do Estado, definindo seus direitos e obrigações. (Principio da legitimidade).
Diretito e estado constituem instrumentos a serviço do bem estar da coletividade.
CONCEITO DE ESTADO: Complexo político, social e jurídico que envolve a administração de uma sociedade, estabelecido em caráter permanente, em um território e dotado do poder autônomo.
ELEMENTOS DO ESTADO
POVO: habitantes de um território, do ponto de vista jurídico, indivíduos subordinados a determinadas leis e podem apresentar nacionalidade, religião e ideias diferentes.
NAÇÃO: sociedade formada por indivíduos que se identificam por alguns elementos em comum, como a origem, língua, religião, ética, cultura e sentem-se unidos pelas mesmas inspirações. (POVO+NAÇÃO= POPULAÇÃO)
TERRITORIO: delimitação de onde o estado tem poder, limite de intervenção. Sede do governo estatal, onde o estado exerce sua soberania.
SOBERANIA: É necessário poder de autodeterminação do estado. Livre administração interna de seus negócios, o poder de administração não pode ser repartido. No plano internacional soberania significa a independência do estado em relação aos demais
FINALIDADE DO ESTADO
Individual: Entre o direito individual e social prevalece o individual.
Supra-individualista: prevalecem os interesses coletivos.
Transpersonalista:a escolha é feita de acordo com o fato e os princípios de justiça.
TEORIA RELAÇÃO DIREITO E ESTADO: monística, dualística, paralelismo.
O QUE É DIREITO: complexo de normas reguladoras da conduta humana, com força coativa.
JURISNATURALISMO: conjunto de valores e de pretensão humana legítima que não decorrem de uma norma jurídica emanada do estado. Direito natural: Lei estabelecida pela vontade de deus e Lei estabelecida pela razão.
DIREITO NATURAL X DIREITO POSITIVO:
Natural: universal, imutável, baseado na moral, aquilo que é bom. 
Positivo: posto pelo povo, mutável, depende do tempo e espaço, aquilo que é útil, basear-se no critério econômico e igualitário.
ESTADO MODERNO: monopólio da força física, organizado institucionalmente, e monopólio da produção do direito.
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: é o que garante direitos individuais, limita a atitude repressiva dos agentes estatais, define regras para a produção do direito e atuação do estado.
NORMA: dever-ser (norma valida-> legislativa) ser (ato de vontade). Norma fundamental: legitima a constituição. Constituição: legitima as outras normas. Conduta Humana: manifestação interna de uma vontade consciente.
Ordem social: imediata ou mediata, útil ou prejudicial. 
SANÇÃO JURIDICA: exclusiva (exclui qualquer outra sanção), centralizada (única ordem jurídica), institucionalizada (há regras para sua utilização), pode usar da coação física. 
SANÇÃO É CONSEQUENCIA DO ILICITO O ILISITO/CONDUTA HUMANA É PRESSUPOSTO DA SANÇÃO. 
Toda ordem social é sancionadora. 
ORDENAMENTO EFICAZ: aqueles que respeitam não pelo desejo pelo premio ou receio da pena, mais por moral, dever, religião e etc.
MÍNIMO DE LIBERDADE: ausência da vinculação jurídica, esfera da existência humana na qual não penetra qualquer comando ou proibição. O estado deve garantir o mínimo de liberdade para não ser considerado autoritário. 
MORAL ABSOLUTA: deve haver uma relatividade da moral para garantir o direito de todos.
DIREITO E MORAL:
KELSEN
Diferentemente da sanção moral ou religiosa na qual você pode ou não aceitar, a jurídica não há opção.
O direito pode ter conteúdo da moral, porem não pode ser absoluta, deve garantir os direitos das minorias.
Direito não é parte da Moral. Se caracterizando pela sua FORMA (Fato do direito se manifestar socialmente como norma prescrevendo a conduta) não pelo seu CONTEÚDO. 
Pela moral é injusto quando o direito admite uma conduta proibida de acordo com a moral existente.
JUSTO E INJUSTO dependem de um conjunto de valores de moral.
O direito é VALIDO independente do que é moral ou imoral, justo ou injusto. O critério de justiça é externo ao direito.
KANT
Servem para controlar condutas e dar previsibilidade. 
Moral é universal e ahistórica. A FORMA da moral é de conduta altruísta. A razão é o que vai dizer o que é moral
O direito é imposto (SE X, ENTÃO Y). O direito é uma conduta que depende das sanções, diferente da moral que é universal.
ÉTICA
Ciência da moral, pautado no que é honesto e virtuoso. Estudo geral do que é bom ou mau. Diferente da moral e direito não estabelece regras. 
ÉTICA-> decidir o que é moralmente correto. DIREITO-> racionalmente justo. POLITICA-> o que é socialmente útil.
SEGURANÇA JURÍDICA: 
Garante a convivência pacifica entre os homens. Estabelece limites de atuação no seu grupo social para assegurar o direito natural. Conserva a sua pessoa, seus direitos e propriedade. Confia no poder publico.
Segurança jurídica e justiça convivem juntas, devem atender a vontade do povo e realizar o bem comum. 
Segurança jurídica e alteração constitucional: é preciso ter estabilidade jurídica para não haver Insegurança por parte da população. Cláusulas Pétreas: núcleo essencial da constituição não pode ser modificado. Obs.: pode ser ampliada por meio de EMENDA CONSTITUCIONAL.
SENTIDO ESTRITO: estabilidade e certeza das relações jurídicas, não vão ser atingidas por mudança legislativa. (aposentadoria). SENTIDO AMPLO: garantia geral dos direitos, princípios fundamentais (direito a propriedade).
IMPORTANCIA DO DIREITO PARA ADM E POLÍTICA.
Primeiramente é preciso ressaltar que, tanto o direito quanto a política e gestão pública consistem em instrumentos da ordenação da vida coletiva. Quando o homem estabelece o que é de caráter lícito ou ilícito nas condutas ele constrói formas de convivência. Para que estas formas sejam estabelecidas é preciso uma organização superior para controla-la, fazendo- se necessária à atuação do Estado. Portanto, para o curso de ADM Pública o conhecimento desse conjunto de normas é fundamental para atuarem como gestores da sociedade. Para o curso acadêmico de Ciência Política é impossível não recorrer ao estudo do direito para conseguir compreender as noções de poder e organização social. Dessa forma, cada uma destas disciplinas estabelece uma relação de interdependência. 
RAMOS DO DIREITO
Direito Constitucional: ramo que regula a organização do Estado.
Direito Administrativo: regula a atividade administrativa do Estado.
Direito Tributário: envolve as normas jurídicas voltadas para a arrecadação de tributos, bem como as que cuidam das atividades financeiras do Estado, regulando suas receitas e despesas.
Direito Processual: regula o processo judicial, bem como a organização judiciária. Dividi-se em Direito Processual Civil, Penal e do Trabalho.
Direito Penal: conjunto de normas jurídicas que regulam os crimes e as contravenções penais, com as correspondentes penas aplicáveis.
Direito Eleitoral: conjunto de normas jurídicas que disciplinam a escolha dos membros do Poder Executivo e Legislativo.
Direito Militar: regula as normas que afetam os militares.
Direito Internacional Público: compõe-se das normas convencionais (tratados internacionais) e costumes jurídicos internacionais.Direito Civil: regula o estado e a capacidade das pessoas e suas relações.
Direito do Trabalho: regula as relações entre empregado e empregador. 
Direito Ambiental: regula a preservação dos elementos da natureza.

Outros materiais