Buscar

Resumo_A_Riqueza_das_Nações_Volume_1_capitulo_4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Piauí
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Ciências Econômicas
Disciplina: Economia Clássica
Professora:Janaina Martins Vasconcelos
A Origem e o Uso do Dinheiro
 Síntese referente ao capítulo 4 da obra A Riqueza das Nações volume 1 de Adam Smith .
Bruno Leonardo Alves Ribeiro
Teresina 14 de Maio de 2015
A Origem e o Uso do Dinheiro
Quando a divisão do trabalho está estabelecida,a necessidade que o trabalhador demanda,ele satisfaz através da barganha de seu excedente ,pelo excedente de outro que este tem necessidade.
Nessas relações comerciais,a conciliação de desejos é algo necessário.Com isso começa a surgir empecilhos nas relações comerciais.
Para que se evite este problema,ou empecilhos nas relações comerciais.começa a ser útil a utilização de uma mercadoria que intermedie está relação comercial,esta troca de excedente.
Muitas mercadorias foram utilizadas como intermédio de troca,dentre elas o gado.Porém mais tarde ouve a substituição pelos metais.
Os metais apresentam a vantagem de poderem ser conservados sem perder o valor,como qualquer outra mercadoria,pode ser dividido sem perder o valor,pela sua durabilidade,com isso torna os metais aptos para o comércio e a circulação.
Esses metais utilizados nas transações comerciais não tinham cunho ou selo de autenticidade.Ao utilizar estes metais,o individuo está se submetendo a dois inconvenientes muito grandes: o da pesagem e o da verificação da autenticidade ou qualidade do metal.Antes da moeda cunhada as pessoas se viam obrigadas a realizar está verificação de autenticidade por questões de estarem sujeitas a fraudes,pois era composição da moeda,a verificação em relação ao metal precioso, o valor altera.
Em todos os países que conheceram um progresso notável,segundo Smith,com o objetivo de evitar fraudes e facilitar as trocas,e estimular todos os tipos de indústria e comércio,fazer uma gravação oficial naqueles determinadas quantidades de metal que se usavam comumente para comprar mercadoria,dái surge o dinheiro cunhado.
Ao concluir o capitulo,Smith atribui a palavra valor,dois conceitos:o que designa a utilidade de um determinado objeto,o valor de uso,e a relação de valor com ou entre mercadorias,o valor de troca.
Bibliografia
SMITH,Adam. A Riqueza das Nações.São Paulo:Abril Cultural,1983. Vol1. Coleção”Os Economistas”

Outros materiais