Buscar

Relatorio de quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE QUÍMICA BÁSICA
PRÁTICA 4 – PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES.
Gabriel Cabral Pinto, Pedro Affonso de Moura Vidal, Rafael Cabral Pinto,
Túlio de Sousa Rezende, Samuel de Oliveira Barbosa
 1º Período – Engenharia Mecatrônica – CEFET-MG – Campus V
Introdução
Uma solução é um sistema monofásico constituído por substâncias iônicas ou moleculares. Geralmente, a substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos. E para esse experimento será necessário utilizar várias relações entre quantidades de solutos e solventes (Concentração Comum; Título em Porcentagem; Densidade; Molaridade e Normalidade).
Portanto, observaremos nesse experimento, o preparo e a padronização de uma solução contendo Ácido Clorídrico (HCl) e uma outra contendo Carbonato de Sódio (Na2CO3).
	
Materiais
Béquer;
Água;
Balão Volumétrico;
Carbonato de Sódio (Na2CO3);
Ácido Clorídrico (HCl);
Bureta;
Erlenmeyer;
Pipeta Volumétrica;
Pipetadores
Pisseta
Espátulas de Metal
Bastões de Vidros
Suporte Universal
Capela
Balança Digital
Indicador
Vidro Relógio
Procedimento
Parte 1
Primeiramente, verificamos os dados do rótulo do frasco de HCl, então levamos o frasco para Capela para iniciar a solução. Calculou-se o volume necessário de HCl para preparar uma solução a 0,1 mol/L. Com o auxílio de uma pipeta, adicionou-se o volume medido em um béquer de 100 mL, contendo cerca de aproximadamente 50 mL de água destilada, Esperou-se a solução atingir a temperatura ambiente. Em seguida, transferiu-se para um balão volumétrico de 100 mL, adicionou-se água até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução e transferiu-se para um frasco. 
Para padronização da solução de HCl com a solução de Carbonato de sódio (Na2CO3), utilizou-se uma bureta de 25 mL, uma garra e um Erlenmeyer de 125 mL, montou-se o esquema de acordo com a Figura 1.
Preencheu-se a bureta com a solução de Na2CO3. Transferiu-se quantitativamente para o Erlenmeyer uma massa de 10,0 mL da solução de HCl. Em seguida, adicionou-se a solução do Erlenmeyer, 2 gotas da solução de fenolftaleína, agitou-se com o bastão de vidro e iniciou-se a titulação. Terminou-se a titulação quando a solução atingiu uma coloração rósea. 
Figura 1. Esquema para montagem da titulação.
Parte 2
	Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 250 mL de uma solução de (Na2CO3) a 0,1 mol/L. Assim utilizou-se uma espátula e um Vidro Relógio para transferir a massa pesada. Colocou-se o (Na2CO3) em um béquer de 250 mL, contendo aproximadamente 50 mL de água destilada, sendo assim dissolvido com o auxílio de um bastão de vidro. Esperou-se a solução atingir a temperatura ambiente, com cuidado esta foi transferida para o balão volumétrico de 250 mL. Adicionou-se o solvente até que o volume da solução atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução, e em seguida transferiu-se para um frasco. 
Logo após, preparou-se uma solução de 100 mL de HCl a 0,100 mol/L. Inicialmente, calculou-se a massa necessária de soluto para preparar a solução. Em seguida, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 100 mL. Adicionou-se o solvente ao balão até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução.
Para a padronização da solução de (Na2CO3) com a solução de Ácido Clorídrico, utilizou-se uma bureta de 25 mL, uma garra e um Erlenmeyer de 125 mL. Preencheu-se a bureta com a solução de (Na2CO3). Transferiu-se quantitativamente para o Erlenmeyer uma massa de 10,0 mL de Ácido Clorídrico. Em seguida, adicionou-se a solução do Erlenmeyer, 2 gotas da solução de fenolftaleína, agitou-se com o bastão de vidro e iniciou-se a titulação. Terminou-se a titulação quando a solução atingiu uma coloração rósea. 
Resultados
Os términos das titulações ocorreram quando o indicador ácido-base mudou de coloração. No experimento, o indicador ácido-base utilizado foi a fenolftaleína, que mudou sua coloração de incolor para rósea, indicando que a neutralização ocorreu entre as substâncias. O esperado seria encontrar a concentração de c = 0,1 mol/L, em ambas soluções, mas devido a erros como: no manuseio da espátula, leitura incorreta das medidas, preparo da solução e pipetagem da fenolftaleína alteraram o resultado.
Conclusão
Conclui-se a partir desse experimento que é possível se calcular a concentração de soluções ácidas e básicas, neste caso soluções de ácido clorídrico e Carbonato de Sódio utilizando a técnica de titulação. Esse experimento envolveu preparo e padronização de soluções, reações ácido-base, reações de neutralização e a própria titulação. Essa série de processos permitiram que o objetivo do experimento fosse alcançado, ou seja, possibilitaram a determinação das concentrações. Um procedimento experimental é passível de erros, neste caso alguns erros relacionados a realização do experimento influenciaram o resultado de modo a se obter valores aproximados para as concentrações.

Outros materiais