Buscar

trabalho lorena individual dp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR EM tECNOLOGIA DE GESTÃO RECURSOS HUMANOS
Lorena Rodrigues de Andrade Cruz
ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO:
Média e alta gestão é o primeiro alvo de corte
Paracatu
2015
LORENA RODRIGUES DE ANDRADE CRUZ
ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO:
 Média e alta gestão é o primeiro alvo de corte 
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas, Recrutamento e Seleção, Seminário V. .
Profs. Rinaldo Lima, Jossan Batistute, Alcides José da Costa Filho, Claudia Cardoso M. Nápoli.
 
Paracatu
2015
1 INTRODUÇÃO
	O objetivo deste trabalho é fazer esclarecer as diferenças existentes entre recrutamento e seleção, mercado de oferta de trabalho e mercado de procura de trabalho, além das implicações legais no processo de corte de funcionários que implica em rescisões muitas vezes dispendiosas.
	O impacto que a crise econômica causa no mercado tanto de procura quanto de oferta. 
	O estudo foi baseado no texto “Média e alta gestão é o primeiro alvo de cortes” onde se questiona as demissões de profissionais qualificados e treinados que possuem altos salários e a contratação de profissionais técnicos, mas que possuem tendência estratégica de trabalho que conseguem alcançar os mesmos resultados com salários menores.
2 Recrutamento e Seleção
	A empresa que necessita de um processo de recrutamento e seleção deve contar com um departamento específico que cuide dos processos que são distintos e exigem planejamento prévio ou contratar uma empresa especializada para realizar esta tarefa.
	Recrutamento é atrair, captar recursos humanos interna ou externamente á empresa e vem da necessidade da empresa de repor seu quadro de colaboradores por motivo de substituição ou aumento do quadro de colaboradores por expansão da empresa.
	Quando se faz o recrutamento interno a empresa estará dando aos seus colaboradores a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. A empresa corta custos e ganha tempo neste tipo de recrutamento além de motivar seus colaboradores que passam a ver uma perspectiva de oportunidades.
	Quando se faz um recrutamento externo significa maiores gastos, pois a empresa deverá investir em anúncios ou recorrer a empresas especializadas que tenham banco de dados de candidatos, organizar as entrevistas e posteriormente testes e seleção.
	Seleção é uma atividade que se baseia na análise comparativa entre as exigências do cargo e as características do candidato e tem por finalidade escolher o profissional a ser contratado. Deve-se analisar o CHA, conjunto de competências do profissional através de etapas como: entrevista, aplicação de teste, dinâmicas de grupo ou testes situacionais. Lembrando que a aplicação de testes somente o psicólogo deve aplicá-lo, por ser o único profissional capacitado para isto e que é importante que o profissional que solicitou o novo colaborador participe das entrevistas.
3-Desenvolvimento
	Diante da atual crise econômica houve uma significativa mudança no mercado de trabalho, as empresas estão mais cautelosas ao selecionar seus candidatos, os salários não são o atrativo principal. Analisa-se a segurança por parte do candidato e o conjunto de habilidades do candidato por parte da empresa que exige habilidades, conhecimento e atitudes na seleção de pessoal. Hoje o colaborador dinâmico que interage em todas as áreas da empresa está alguns passos à frente e é o preferido. Atitude é um comportamento muito valorizado e garante um passo a frente na seleção.
	O mercado está se caracterizando pela procura de trabalho e não pela oferta de trabalho e isto diferencia o comportamento tanto das empresas quanto dos candidatos. Quando há oferta de trabalho é porque existem muitas vagas no mercado e naturalmente o candidato fica mais exigente em termos de salário e benefícios. Quando há procura de trabalho é porque existem poucas vagas de trabalho no mercado e naturalmente as empresas ficam mais exigentes, caem os salários, aumentam as exigências de habilidades e atitudes.
Assim as empresas buscam profissionais mais baratos e que consigam suprir a demanda de suas necessidades. Elas estão buscando profissionais com perfil empreendedor, empreendedor corporativo, ou seja, que busque inovar, que seja criativo, que quebre os paradigmas e leve a empresa a alcançar resultados cada vez melhores. Ou o chamado intra-empreendedor que está em constante observação no seu trabalho, e sempre acha que é possível melhorar, otimizar os custos e que através dele as coisas acontecem.
Às vezes se faz necessário tomar atitudes de cortar gastos na empresa e se a decisão for cortar funcionários neste momento de crise os funcionários com salários mais altos são os mais visados atualmente apesar da alta conta de uma rescisão quando se demite um funcionário e até mesmo quando o próprio funcionário decide se demitir a rescisão é dispendiosa.
Apesar da crise e apesar da empresa realmente ter que cortar gastos diminuindo seu quadro de funcionários, deveria olhar o lado de quem atuou a seu favor por algum tempo, se esforçou e vestiu sua camisa. Um executivo de padrão não deve ser descartado apenas, pode-se negociar e oferecer parceria como diminuição das horas trabalhadas, redução de salário, até que tudo se acerte ou outro tipo de ajuda como recolocação no mercado por exemplo. As empresas deveriam se preocupar e lembrar que a crise econômica não é uma realidade vivida só por elas.
4-Rescisão
4.1 – Por iniciativa da Empresa, sem Justa Causa:
•  aviso-prévio indenizado ou Saldo de salário, no caso de aviso-prévio trabalhado;
•  décimo terceiro salário proporcional;
•  férias vencidas;
•  ferias proporcional;
•  terço constitucional sobre o valor das ferias vencidas e proporcionais;
•  Os adicionais que o empregado recebe habitualmente integram o salário também para efeito de cálculo do aviso prévio indenizado, inclusive o valor das horas extraordinária habituais (§ 5º do art.487 CLT acrescido pela lei n.º 10.218/2001).
•  média de todos os adicionais.
•  FGTS (8%) e Contribuição Social incidentes sobre parcelas rescisórias (0,5%);
•  Multa de 40% sobre o montante do FGTS;
•  Recolhimento de Contribuição Social de 10% sobre o montante do FGTS;
•  Multa do art. 9º da Lei n.º 7.238/84, quando for o caso;
•  Entrega da Comunicação de Dispensa – CD e Requerimento de Seguro Desemprego.
4.2 – Por iniciativa do Empregado – Pedido de Demissão:
•  Saldo de Salário;
•  Décimo terceiro salário proporcional;
•  Férias vencidas;
•  Férias proporcionais;
•  Terço constitucional sobre o valor das férias vencidas e proporcionais;
•  Os adicionais que o empregado recebe habitualmente integram o salário também para efeito de cálculo do aviso prévio indenizado, inclusive o valor das horas extraordinária habituais (§ 5º do art.487 CLT acrescido pela lei n.º 10.218/2001).
•  média de todos os adicionais.
•  Recolhimento de FGTS (8%) e contribuição Social da Rescisão (0,5%), no prazo do Art. 15 da Lei n.º 8.036/90.
•  Cabe, nesse caso, o desconto do valor correspondente ao período de aviso-previo quando não for cumprido pelo empregado;
•  Por força da Convenção n.º 132 OIT, ratificada pelo Decreto n.º 3.197/99, as férias proporcionais são devidas;
4-3 Prazos para Acerto Rescisório
•  Aviso Prévio Trabalhado – 1º dia após o vencimento do aviso
•  Aviso Prévio Indenizado – (10 dias a contar da data da notificação) Se o dia do vencimento recair em Sábado, Domingo ou feriado, o termo final será antecipado para o dia útil imediatamente anterior.
•  Aviso Prévio – Pedido de Demissão – (10 dias a contar da data da notificação)
4-4 Aviso Prévio
Quando o trabalhador é dispensado
com aviso prévio trabalhado, sua jornada será reduzida em 2 horas por dia ou trabalhar 23 dias e folgar 7 dias.
5 Plano de auditoria
Optou-se pelo planejamento PDCA como ferramenta a ser utilizada para a auditoria a respeito dos processos rescisórios na empresa.
P: preparar e planejar a auditoria, providenciando o levantamento das informações e documentos necessários para se analisar os processos rescisórios da empresa. Preparar o plano a ser seguido, decidir quem irá executá-lo, e colocar em prática.
D: conduzir a execução da auditoria, relatando todas as constatações, informar aos auditados que a auditoria é de conformidade, basear-se apenas nas evidências. Ao termino do processo comunicar ao responsável. Elaborar relatório e em caso de não conformidade como fraudes, desvios e ilegalidade deve-se fazer constar no relatório final.
C: fazer a análise crítica da auditoria. Citar os principais pontos positivos e negativos, que devem ser expostos com observações e sugestões de melhoria, tudo relatado em relatório.
A: Providenciar ações corretivas e otimização dos processos auditados. Cuidando para que sejam executados seguindo as orientações sugeridas.
6 Conclusão
	Considerando a crise atual no Brasil, tanto o trabalhador quanto a empresa devem ter um plano B e até mesmo um plano C, ter três perspectivas de futuro é o ideal para se superar as eventualidades que possam acontecer. Estar atualizado e informado quanto ao mercado é fundamental para a empresa e para o trabalhador. Poder substituir um profissional que se desliga, com talentos internos é uma opção que o Rh deve ter com seus bancos de talentos, não descartando a possibilidade de recrutamento e seleção externa. Manter contatos estratégicos e cuidar da própria imagem, participar ativamente de eventos da área de trabalho é manter-se na visão e facilita no caso de uma recolocação no mercado. 
 
7 REFERÊNCIAS
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: Do Operacional ao Estratégico: 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 
 WWW.Sindeac.org.br ∕?page‗id=49. Acesso:21.01.2015.
WWW. exame.abril.com.br∕rede-de-blogs∕sua-carreira-sua-gestão∕2014∕04∕16∕o-empreendedor-corporativo∕. Acesso :22.10.2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais