Buscar

trabalho em grupo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado
ADMINISTRAçã
O 2º BIMESTRE
alunos
 
anderson luiz dos santos
cristiano rodrigues miranda 
crislaine nunes rosa busselli
luiz fernando rocha
monica
 
inacia da silva 
 
 
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
URAI
2015
alunos
 
anderson luiz dos santos
cristiano rodrigues miranda 
crislaine nunes rosa busselli
luiz fernando rocha
monicainacia da silva 
título do trabalho:
RELACIONANDO O ESTUDO COM UMA EMPRESA 
Trabalho de ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de 
Microeconomia e macroeconomia
,Metodos quantitativos,ética política e sociedade
.
Orientador: Prof. 
Leuter Duarte Cardoso Junior
 Paula Cristina de Oliveira Klefens
 Wilson Sanches
 Sebastião de Oliveira
URAI
Ano
 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 ESTUDANDO UMA EMPRESA DE SUCESSO	4
2.1 EMPRESA SUPER LUZO	4
3. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA...........................................................5
3.1 ECONOMIA E UMA CIENCIA SOCIAL..................................................................5
3.2ESTUDANDO ESSA MATERIA NA EMPRESA....................................................6
4. METODOS QUANTITATIVOS ESTUDADOS NESTA EMPRESA........................7
4. PESQUISA QUANTITATIVAS.................................................................................7
4.2 SOLUCAO DA ESTATISTICA .............................................................................8
5. ETICA POLITICA E SOCIEDADE...........................................................................9
5. NO DECORRER DA HISTORIA ............................................................................9
6 CONCLUSÃO........................................................................................................11
7 REFERENCIAS ....................................................................................................12
INTRODUÇÃO
 O tema escolhido para este trabalho, e na verdade um aprendizado de como fazer uma empresa comum se tornar uma grande empresa,não só de tamanho mais em eficiência a empresa LUZO URAIENCE trabalha com eficiência todas as diciplinas estudadas neste bimestre,a microeconomia e macroeconomia esta empresa sabe exatamente o perfil tanto dos seus clientes quanto dos seus funcionários e trata de modo especial uma economia que atualmente suga os consumidores, as veses ate perdendo um pouco agora para recuperar mais tarde.
 Já nos métodos quantitativos ela trabalha eficientemente, tem funcionários capacitados para exercer uma boa pesquisa de mercado isso avaliza esta empresa e a coloca num patamar superior as das outras.
 E por fim na Etica política e sociedade ela se sobressai entre as outras, pois trabalha muito a ética dentro da empresa tanto com os funcionários quanto aos clientes, a política desta empresa e pautada em pesquisas entre os cliente e os funcionários, para sempre levar o melhor produto com o menor preço afinal a melhor política e o dialogo e a troca de experiência, e com isso tudo a relação com a sociedade se torna transparente.
 Fica então a nossa percepção de que tem sucesso que se atualiza, tem sucesso quem trata o ser humano com respeito,e dignidade.
2- ESTUDANDO UM EMPRESA DE SUCESSO 
2.1 A empresa escolhida é um supermercado, seu fundador, foi o Senhor Antônio Ribeiro Dias. A empresa foi fundada em setembro de 1976 e iniciou com cinco funcionários que atendia os fregueses num balcão, era chamado de venda secos e molhados só após 1979 que se iniciou o mercado. Após alguns anos se tornou um Supermercado e recentemente, construiu outro Supermercado ainda maior e mais moderno, chamado Super Luzo, passou de 05 funcionários para aproximadamente 100, além dos funcionários indiretos.
 O nome da empresa Super Luzo é devido a cidadania portuguesa do seu criador, com a morte do mesmo os filhos deram prosseguimento até hoje nesse mesmo ramo .
Os funcionários trabalham por salários fixos na carteira podendo fazer horas extras conforme necessidades da empresa os funcionários de mais tempo de serviços não tem remuneração diferenciada mais em compensação os funcionários que se destacam tem a chance de progredir na empresa, trabalha com varias pesquisas de mercado tanto quanto a concorrência quanta a política interna.
O relacionamento empresa e empregado é muito boa diz o representante da empresa a mesma faz vários encontros com os funcionários fazendo assim que cresça entre eles laços de amizade isso se chama ética política e sociedade
3.microeconomia e macroeconomia 
 3.1 A Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas, grupos da sociedade a fim de satisfazer as necessidades humanas.
.  Os recursos são limitados e as necessidades humanas são ilimitadas. Portanto, é preciso que se faça escolhas definindo: O que e quando produzir? Como produzir? Para quem produzir?
  As escolhas que os agentes econômicos fazem têm um custo, esse custo é denominado custo de oportunidade e pode ser analisado através do conceito da curva de possibilidades de produção (CPP), que é uma descrição teórica do máximo que se pode produzir com uma dada tecnologia e os recursos disponíveis. CPP
.  O sistema econômico pode ser entendido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.Os países se organizam, atualmente, segundo dois tipos de sistema econômico: Sistema Capitalista e Sistema Socialista.
.  Para atender, analisar e resolver os problemas econômicos a economia se subdividiu em grandes áreas de interesse: Microeconomia: Examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Macroeconomia: Se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, tendo como principal agente o governo. Os economistas explicam o funcionamento do sistema econômico por meio de um ciclo denominado fluxo circular da renda, que tem como principais agentes as famílias e as empresas. O fluxo circular da renda expresso a relação entre os agentes econômicos em dois fluxos: Fluxo real: as empresas produzem bens e serviços e as famílias trabalham para as empresas; Fluxo monetário: as empresas remuneram as famílias e as famílias consomem os bens e serviços das empresas.
  Das relações entre famílias e empresas expressas pelo fluxo circular da renda surgem as óticas da produção: Ótica do produto: os recursos são utilizados para produzir bens e serviços; Ótica da renda: os recursos são utilizados para remunerar os fatores de produção; Ótica do dispêndio: os recursos são gastos com a aquisição de bens e serviços.
.  Prof.ºAdilson de Souza Santos
 
 3.2 Estudando essa matéria na empresa percebem que ela esta totalmente dentro dos padrões por nos estudados nessa matéria, pois o mercado estuda minuciosamente os preços, antes de comprar e no momento em que se faz a pesquisa de preços se opta pelo menor preço para poder assim satisfazer o cliente da melhor forma possível.
 Esse sistema possibilita a empresa lucrar e atinge dimensões maiores se referindo desde administração das pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando à administração de um país, e é definida como:
Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los
entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).
 A infração e um câncer sobre qualquer empresa e seus consumidores pois em estado elevado faz com que não se tenha controle sobre os preços e isso acaba afastando o cliente que muitas vezes troca ate mesmo o produto para economizar na compra a empresa aqui estudada muitas veses perde em determinados produtos para poder manter seu cliente fiel.
´´Como os recursos são escassos, a forma como eles serão usados sempre trará a necessidade de fazer escolhas. Isto nos remete a um importante conceito da economia que é a curva ou fronteira de possibilidade de produção (CPP). Ela é uma descrição teórica do máximo que se pode produzir com uma dada tecnologia e os recursos ´´disponíveis (MENDES, 2004).
 Falando em cliente fiel este e o perfil mais estudado notado e a fidelidade do cliente para com a empresa aqui existe cliente de todas as classes sociais possíveis pois os preços e marcas são variáveis de acordo com o gosto do cliente 
 O método de formas de pagamentos feitos pelos clientes são cartão de creditos, cheques, cartão do mercado,e ate mesmo existem clientes tão antigos de famílias que cresceram junto com o mercado que ainda faz o credito via a cardenetas,
falando em economia as pessoas,precisam se organizar para que possam ter leis e regras que permitam regular a convivência em grupos além de regular a atividade produtiva. Em linhas gerais, o sistema econômico pode ser entendido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Nos dias de hoje, os países se organizam segundo dois tipos básicos de sistema econômico: sistema capitalista (ou de mercado) e sistema socialista.  Nossos estudos se concentram no sistema capitalista.
Uma forma alternativa de definir economia é dizer que ela é o estudo de como a sociedade decide o que e quanto, como e para quem produzir (BEGG, 2003). Isto ocorre porque os recursos ou fatores de produção são escassos, há necessidade de fazer escolhas guiadas pelos problemas econômicos fundamentais. Estes problemas são: a) O quê e quanto produzir; b) Como produzir; e c) Para quem produzir.
4 metodos quantitativos estudados nesta empresa 
4.1 O método de Pesquisa Quantitativa, como o próprio nome já diz significa quantificar dados, fatos ou opiniões, nas formas de coleta de informações, como também com o emprego de técnicas e recursos simples de estatística, tais como média, percentagem, moda, desvio padrão e mediana, como o uso de métodos mais complexos tais como análise de regressão, coeficiente de correlação etc., bastante comum em defesa de teses. O Método Quantitativo é bastante usadono desenvolvimento das pesquisas nos campos social, de opinião, de comunicação, mercadológico, administrativo e econômico,representando de forma geral a garantia de precisão dos resultados,evitando enganos e distorções na interpretação dos dados(OLIVEIRA, 2002, p. 155).
 Nesta empresa resolvemos fazer uma pesquisa entre os clientes perguntamos a 100 mulheres qual e o gasto mensal de sua família neste estabelecimento as respostas foram variadas 20 mulheres disseram que gastam em media (1.500 a 2.000),50 disseram entre( 2.000 a2.500 )e 30( 800ª 1.200).
Para resolver essa questão vamos fazer um gráfico 
	 media
	 xi
	 frequência
		800
	1200
	 1000
	 30
		1500
	2000
	 1750
	 20
		2000
	2500
	 2250
	 50
	 total
	
	 
	( 30x1000)+(20x1750)+(50x2250)=177500= 1775 reais em media por familia
	 30+20+50 100
 
 
 4.2 Solucionamos esta estatística usando media de dados agrupados e muito usado quando uma pesquisa existe valores não exatos, ou seja, se colocarmos todos em uma tabela seria impossível de fazer essa conta, esta empresa usa esta pesquisa de mercado também com os outros concorrentes para saber a porcentagem que a empresa esta lucrando ou tendo desvantagem em relação às outras. 
 Cada distribuição de frequência Devido ao número de parâmetros de sua equação, algumas podem assumir diferentes formas, enquadrando-se em um número maior de situações, ou seja, são mais flexíveis. 
 Desde que respeitado o aspecto da representatividade dos dados, as estimativas dos seus parâmetros, para uma determinada região, podem ser estabelecidas como de uso geral, sem prejuízo da precisão na estimação da probabilidade. Stern e Coe (1982), citados por ALMEIDA (1995), afirmam que o ajuste de modelos probabilísticos aos dados diários de chuva, além de fornecer um resumo sucinto destes dados, representa uma técnica eficiente para a análise dessas informações.Cia apresenta uma certa forma, que pode ser aproximada através da utilização de equações de densidade probabilidade com alguns parâmetros extraídos da amostra em questão.
 A utilização ou não de uma distribuição reside na capacidade da mesma em estimar os dados observados, com base em seus parâmetros, e esta capacidade é medida através de testes de aderência.
5.ETICA POLITICA E SOCIEDADE
5.1 No decorrer da história, a questão dos valores sempre foi discutida, e, hoje, acima de tudo, no mundo contemporâneo, está em destaque o valor de o próprio ser humano. Jamais o ser humano sentiu-se tão aflito, tão ameaçado, tão rico de saber e de ciência e, no entanto, tão carente de segurança e tranquilidade. 
 Em relação ao domínio sobre a natureza, parecem aumentar cada vez mais os motivos de preocupação sobre os destinos da espécie humana e das gerações vindouras, pois, por certo tempo da história, a humanidade não refletiu sobre as questões éticas e morais em sua convivência no planeta. Essa discussão acerca dos valores humanos é concernente à vivência humana, e mesmo pessoas que não possuem ideia teórica sobre os mesmos, praticam atos influenciados pelos seus valores apreendidos, durante sua vida, em todos os âmbitos.
 Desse debate, surge a Ética como reflexão da atuação moral de homens e mulheres na sociedade. A moral, que tanto se confunde com o estudo da ética, antecede a esta e torna-se uma espécie de código de leis de uma sociedade, em cada época de sua existência, e é o que constitui cada pessoa envolvida nessa teia de relações humanas sociais. A ética é, pois, um estudo sobre a moral, e, na maioria das vezes, auxilia na resolução de situações sociais. Anfiteatro da Biblioteca de Alexandria, que constituiu a grande Universidade do mundo helenístico.
 A Biblioteca Museu de Alexandria foi fundada no III Século a.C. e espalhou a ciência antiga até o IV século da era cristã, quando foi incendiada por fanáticos religiosos. O filósofo ateniense Platão (428-347 a. C.), discípulo de Sócrates e formulador de um modelo de educação do cidadão pelo Estado.
 A moral é um conjunto de normas de conduta adotado como absolutamente válido por uma comunidade humana, numa época determinada 4 . Esse conjunto de normas influencia no comportamento das pessoas, que moram nessas comunidades, em sua vivência cotidiana. 
Existe, na moral, um núcleo imutável, referido àquelas coisas que dizem relação direta à dignidade da pessoa humana; esse núcleo desaguou, hoje, no que denominamos de direitos humanos de primeira geração, ou seja, aqueles direitos sem cuja preservação tornar-se-ia impossível ao ser humano sobreviver com dignidade.
 É aquilo referido à vida e à dignidade das pessoas.
Conceito de ética,política e a sociedade esta totalmente interligadas uma com a outra, para um sociedade ter êxito a ética a política tem que caminhar sempre juntas não e diferente entre as empresas pois a ética deveria ser o carro chefe de todo ser humano de todo patrão e empregado vamos falar aqui um pouco de um depoimento de um empregado sobre a sua empresa e seus patrões.
´´SIRLENE CRISTINA ALIANE. MEMBRO DO CENTRO DE PESQUISAS ESTRATÉGICAS “PAULINO SOARES DE SOUSA”, DA UFJF. LICENCIADA EM FILOSOFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI. MESTRE EM EDUCAÇÃO PELO CES-JÁ´´.
 Perspectiva deste empregado sobre seu local de trabalho e fascinante, pois ele afirma estar trabalhando em uma empresa que lhe da o devido valor, apesar do trabalho ser exaustivo seus colegas de trabalho são de uma unidade de dar inveja a muitos estabelecimentos, afirma ainda que remunerado conforme produz sendo assim quanto mais trabalha mais recebe por isso, por isso afirmo que a ética e o bem maior da sociedade muitos que trabalham hoje não tem essa consciência. 
E possível afirmar que esta empresa tem um relacionamento , que atrai os funcionários a trabalharem aqui e também os clientes a comprarem,pois de um simples mini mercado passou a ser hoje o maior supermercado desta região pois coloca o ser humano em primeiro lugar isso e ser ético.
Fazendo esta pesquisa se pode observar o carinho entre os funcionários e patrões e clientes essa política de relacionamento e que conta dentro de uma empresa de sucesso 
6.CONCLUSÃO
Ao final deste trabalho absorvamos o quanto e importante a junção dessas matérias por nos estudadas nos faz acreditar que tudo são engrenagens que sincronizadas faz de uma empresa modelo entre as outras .
 Sabemos também que nem todas as empresas tem o mesmo sucesso,pois não desenvolvem os métodos aqui citados com ênfase assim o melhor a fazer e estudar os métodos e saber trabalha lós de acordo com o jeito de cada empresa agir.
 A empresa luzo Uraience não foi em vão que chegou aonde chegou com seu modelo de gestão totalmente atualizados de acordo com o tempo ai esta o segredo do sucesso de qualquer ser humano atualizar de acordo com o tempo vivemos em um mundo que se atualiza em questão de segundos,o que você faz hoje não será o mesmo que fará amanha.
 Então esta concluída que uma empresa de sucesso tem que saber cuidar dos seus funcionários, saber fazer uma boa pesquisa de mercado,tanto quanto aos mercados concorrentes,quanto aos seus próprios clientes, e também escutar seus funcionários pois afinal todos nos somos consumidores. 
 
7. REFERÊNCIAS
.  Prof.ºAdilson de Souza Santos
 VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).
 (MENDES, 2004).
 (OLIVEIRA, 2002, p. 155).
Cf. P Cf. HESSEN, J. Filosofia dos valores. (Tradução e prefácio de L. Cabral de Moncada). 5a . Edição. Coimbra: AIM, Antônio. Modelos éticos. São Paulo: Ibrasa; Curitiba: Champagnat, 1992.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais