Buscar

29860c2b-16d0-44ab-9425-01fd9391e251

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
42.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA	�
2.2 ANÁLISE DA EMPRESA........................................................................................5
2.3 COMUNICAÇÃO NA EMPRESA............................................................................6
2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................11
��
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de ampliar e aprofundar nossos conhecimentos, realizamos este trabalho em grupo para expor em prática o processo de administração de empresas. Abordamos pontos específicos e principais como, organização da empresa, comportamento organizacional absorveu importantes conhecimentos na área trabalhada, escolhemos uma empresa relacionada ao ramo alimentício, sendo o meio no qual o mercado tanto cresce. Além de dados coletados na empresa, pesquisamos de modo geral o amplo mercado, para melhor aprimoramento de ideias e absorção de fundamentos que poderá nos ajudar ao longo da nossa carreira de administração.
DESENVOLVIMENTO
2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Nome da Empresa: Carmesilva Nogueira ME
Nome Fantasia: Carmelito Supermercado
Ramo de atividade: papelaria e supermercado
Data de abertura: 24/10/2014
Número de funcionários: 13
Porte da empresa: pequeno porte.
Histórico: A empresa surgiu com o objetivo de satisfazer a clientela local, fornecendo produtos de qualidade. 
2.2 ANÁLISE DA EMPRESA
A administração cientifica é um método criado pelo americano Frederik Taylor, em meados de 1880. Esse método baseia-se no custo/ beneficio dos sistemas produtivos, ênfase nas tarefas, utilizando métodos e técnicas. Sempre fazer mais e em menos tempo é um dos seus principais objetivo dos princípios de Taylor. Considerado um dos personagens de maior destaque no cenário administrativo, também conhecido como o “Pai do Cronometro”, abordava muito sobre a ORT (Organização Racional de trabalho) onde os métodos e técnicas de estudo abordados priorizam a racionalização do trabalho no nível operacional. Sendo esse procedimento de extrema importância para garantir a máxima eficiência.
 Posterior a essa teoria temos o principio Clássico ou Teoria Clássica, idealizada por Fayol um engenheiro francês. Esta teoria por sua vez se dava ênfase na estrutura organizacional por meio de métodos de sua organização e aplicação de princípios gerais da administração. Pela busca da máxima eficiência organizacional através da visão do homem econômico, sendo como objetivo de ambas as buscas pela eficiência das organizações. 
Para a administração cientifica essa eficiência se daria através da racionalização das atividades dos operários, também pela especialização dos mesmos onde deveria ser escolhido com base em suas aptidões para realizar tarefas, sendo executada da melhor forma possível e em menos tempo. 
A teoria clássica a ênfase se da na estrutura organizacional, sendo que a organização deve ser como um todo, e sua estrutura garantem a máxima eficiência para todas as fontes envolvidas no processo.
Abordando o método de comparação, apontamos que a empresa pesquisada desenvolve os dois princípios de teoria. A Teoria Cientifica, cada funcionário tem a sua função, o objetivo dessa função na mesma é distribuir os afazeres de maneira com que o funcionário não se sinta sobrecarregado e cumpra seu dever mais rápido e com melhor eficiência. Já a Teoria Clássica define um tempo para o cumprimento de cada função, tendo como objetivo de satisfazer os clientes sempre. A instituição também desfruta do PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), utilizando essa prática em todos os setores da organização, o alcance de métodos e objetivos organizacionais se torna uma realidade de mercado.
2.3 COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
 Sendo um dos principais processos de troca/ transmissão de informações, a comunicação se torna um grande meio do qual não vivemos sem. Este meio é o objetivo básico á levar aos outros indivíduos a compreensão, além de gerar vínculos afetivos e internacionais.
O processo comunicativo envolve diversos personagens, meios e canais, sendo eles: o contexto, emissor, receptor, mensagem, código e canal. Sendo um processo dinâmico, complexo e multifacetado. 
A comunicação vem cada vez se aperfeiçoando com tecnologias incríveis e facilitadas no ambiente administrativo das empresas. A linguagem por sua vez constitui um sistema por meio do qual ocorre a comunicação entre os indivíduos, sendo assim a principal ferramenta de comunicação. 
Estabelecendo a função desejada para cada tipo de linguagem você poderá transmitir suas informações de maneira clara e objetiva. Podendo ser evidenciada a seguintes funções de linguagem em seu ambiente de trabalho.
Função Referencial, Função Emotiva, Função Conotativa/ Apelativa, Função Fática, Função Poética e Função Metalinguística.
Segundo Bordenave (1987 p.17-18). “A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade”. Sociedade e comunicação é uma coisa só. Não poderia existir comunicação sem sociedade e vice-versa. A comunicação não pode ser melhor que a sociedade, nem a sociedade melhor que a comunicação. Cada sociedade tem a comunicação que merece.
Sábias palavras de Juan Bordenave, exatamente isso, não vivemos em sociedade sem o meio comunicacional, nem este sem a sociedade. Evidenciando a empresa pesquisada, nota-se que a principal comunicação é a direta, geralmente os funcionários interage entre si, cada um expõe sua opinião sobre suas atribuições a serem cumpridas, para desenvolverem de maneira eficiente. Sempre ao final do expediente eles relatam sobre suas atribuições se a prateleira esta com os produtos expostos corretamente (já que estamos trabalhando com ramo alimentício) os produtos precisam ficar bem amostra do cliente. A opinião dos funcionários e dos clientes é de extrema importância na empresa, pois é através dela que a organização busca melhorias e aperfeiçoamento das críticas ou elogios. 
A linguagem mais usada é a mais simples e informal para facilitar a compreensão de todos, tanto funcionários como clientes.
A empresa sempre disponibiliza aos seus colaboradores palestras dentro da empresa, ou terceirizada, para melhoria no atendimento e desenvolvimento de seus processos administrativos.
Panorama de Comunicação da Empresa
	Gerencia Geral
	Diretor de Setores
 
	Setor Administrativo
 
A comunicação interna da empresa trabalha a identificação das necessidades. Esse diagnóstico é feito baseado nas pesquisas e no estudo das relações comunicacional entre os colaboradores com a instituição. Há a necessidade de fazer sempre reuniões interna para planejamento estratégico da organização.
A conquista de credibilidade da empresa é um dos atributos básicos para prática de comunicação interna e externa, sendo como ponto de partida para estabelecer esses vínculos de confiança e aceitação do publico. Os colaboradores devem ser comunicados em primeira mão sobre mudanças na instituição, como novas posturas, produtos e eventuais planejamentos na empresa. Portanto a empresa pesquisada antes de fazer a comunicação externa para a imprensa, clientes e fornecedores, ela privilegia o seu público interno.
As publicações eletrônicas e digitais, como internet e radio fazem parte da comunicação da empresa, possibilitando o marketing da mesma para ambientes externos. 
 
2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
Na instituição pesquisada, os setores os quais a complementa são: caixa central,
setor de hortifrúti, limpeza/higiene, mercearia, açougue e papelaria. Além de setores administrativos que também compõe a organização sendo eles, os setores: como diretoria, setor de RH e demais repartições, constituindo assim cargos de diretor, gerência geral, operadores de caixa, auxiliares de serviços gerais e demais colaboradores em geral que se relacionam de forma amigável e compreensível. Assim a empresa passa boa impressão de seus trabalhos realizados para com seus clientes.
A empresa também disponibiliza do setor de recursos humanos, onde há um colaborador responsável para cuidar de demissões, admissões, pagamentos, férias, feriados e demais informações que ajudam aos colaboradores. Esse setor também se responsabiliza á informar os empregados sobre palestras, cursos e treinamentos que poderão contribuir para o crescimento pessoal e administrativo da empresa.
O clima organizacional, e seu estilo de liderança na repartição trabalhada é o potencial principal e indicador para ser reconhecida na região que abrange a mesma. Os trabalhos são realizados e desenvolvidos em grupos de colaboradores, feitos e organizados pelos próprios empregados, facilitando assim o processo de organização da instituição, tornando-a mais eficaz e eficiente no seu trabalho desenvolvido.
“O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do individuo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa.” Segundo Luz (2001).
Os negócios da empresa têm fatores que relacionam a diversos meios, sendo eles o social, econômico e cultural. Este tem como objetivo colaborar com a bagagem de conhecimento e interação dos mesmos. Os projetos podem ser expandidos a participação de familiares, fazendo com que estes criem envolvimento com a empresa.
Portanto as organizações se constituem nessa interação e faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo.
Confirmando a visão de Moscovici (1997) afirma que: “A maneira de lidar com as diferenças individuais cria certo clima entre as pessoas e tem forte influencia sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional e na produtividade.” Sendo assim, o relacionamento interpessoal e o clima dos grupos podem trazer satisfações ou insatisfações pessoais ou grupais, repercutindo na organização em sua totalidade.
É importante salientar que as organizações, muitas vezes estão inseridas em um mesmo contexto sócio-econômico-cultural, no entanto, apresentam características singulares. Isto se deve a inúmeras variáveis, como o modelo de gestão que recebem o tipo de liderança predominante, o comprometimento dos seus colaboradores, a subcultura local com suas respectivas crenças e tabus, enfim uma diversidade de fatores que irão constituir uma cultura organizacional diferente em cada organização.
Em determinadas épocas, seguindo a cultura típica da região, há necessidade de oferecer produtos que a ocasião pede. Normalmente a empresa trabalha com pesquisa mensal, para saber de cada setor qual o produto que da mais saída, promove promoções para melhor atender os seus clientes e atrair novos.
Portanto, refletir sobre clima e cultura organizacional significa rever vários fatores internos e externos que influenciam diretamente no desenvolvimento das organizações. E por isso, volta-se a afirmar que é inviável adotar um modelo de gestão, medidas em relação ás politicas de recursos humanos ou promover qualquer mudança organizacional se os gestores não tiverem conhecimento de que todo o investimento pode ser em vão se essa premissa não for considerada.
CONSIDERAÇÕES fINAIS
O processo administrativo apresenta funções sequenciais de um planejamento institucional para garantir o desenvolvimento da instituição. A organização, direção e controle peças fundamentais que proporcionam o máximo de prosperidade da empresa.
A organização envolve a utilização de recursos para produzir bens e serviços com satisfação para a sociedade.
Na realização do trabalho, verifica-se a importância de um líder, e quanto é importante a liderança sobre uma instituição. A liderança é a capacidade de motivação que o líder tem sobre a instituição. Os trabalhadores motivados transmitem qualidade de seu trabalho, estimula os integrantes, sobre tudo visando os objetivos da empresa.
Desenvolvendo este trabalho em grupo, observamos o quão é importante a organização da instituição, o planejamento e o controle de todos os setores da empresa. O rendimento de experiências adquirido por todos componentes foram de extrema importância na vida acadêmica de todos integrantes.
REFERÊNCIAS 
Entrevista com gerente do estabelecimento pesquisado, Leiliane Oliveira
HEADLEY, Samara Silva. Administração e Teoria das Organizações. Londrina: UNOPAR, 2014.
PAGNAN, Celso Leopoldo, Comunicação e Linguagem. Londrina: UNOPAR, 2014.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
anna paula oliveira da silva dantas, liliane neves de souza, lorrany dos santos vieira, luan marcolino da silva santos, marineide rodrigues saldanha, wilian miranda santos, wilton oliveira azevedo.
produção textual em grupo
Ibotirama-Ba
2015
anna paula oliveira da silva dantas, liliane neves de souza, lorrany dos santos vieira, luan marcolino da silva santos, marineide rodrigues saldanha, wilian miranda santos, wilton oliveira azevedo.
produção textual em grupo
Trabalho do curso de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação de Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.
Orientador: Marcio Ronald Sella, Grace Kelly Botelho, Antonio, Lemes Guerra Junior, Wilson Sanches, Ana Celí Pavão. 
Ibotirama-Ba
2015
Setor RH
Colaboradores

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais