Buscar

MIZUKAMI SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ENSINO: AS ABORDAGENS 
DO PROCESSO
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
*
ABORDAGEM TRADICIONAL 
Características Gerais
	Considera-se aqui uma abordagem do processo ensino-aprendizagem que não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias empiricamente validadas, mas numa prática educativa e na sua transmissão através dos anos. Este tipo de abordagem inclui tendências e manifestações diversas. Trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, que passaram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL 
Homem
	Receptor passivo; irá conhecer o mundo em que está inserido através de informações que lhe são fornecidas. Quando repleto de informações, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam. Em posse dessas informações, pode ser eficiente em sua profissão.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Mundo
	A realidade é transmitida ao ser humano através da Educação formal: família e igreja. O mundo é externo a ele; e é compreendido por meio de modelos (informações adquiridas através dos séculos). Dessa forma, tem uma maior compreensão e domínio do mundo.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Sociedade-cultura
	Os tipos de sociedade e cultura utilizados nesse tipo de ensino são os mais diversos. Esse ensino está ligado aos valores utilizados na sociedade em que está inserido. As provas e exames são necessários para que se tenha a constatação que o mínimo de conhecimento cultural foi atingido. A reprovação acontece quando esse mínimo não é atingido e o diploma fica como papel de mediador entre a formação cultural e o desempenho das funções sociais. Essa educação se baseia em depositar informações, tendo assim uma visão individualista da educação.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Conhecimento
	Conhecimento não é acúmulo de informação, é atividade de incorporação de informações sobre o modo físico social do mais simples ao mais complexo. Para simplificar a realidade há uma decomposição do conhecimento, chegando ao aluno essa transmissão de informação dedutiva, só resultados a serem armazenados. Há aqui preocupação com o passado como modelo a ser imitado e como lição para o futuro. Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano pela transmissão. Aqui o sujeito é insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Educação
	A educação é um processo amplo para alguns autores, mas na maioria das vezes é entendida como instrução. Pode-se dizer que a educação trata-se da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente sob diferentes formas.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Escola
	A escola local onde se realiza a educação. Seu processo é de transmissão de informações, um agente sistematizador de uma cultura complexa. Para Emile Chartier, escola é o lugar onde se raciocina; deve ser um lugar austero, para o aluno não se distrair. Aprender é uma cerimônia, o professor deve se manter distante do aluno. Aqui escola não é vida, mas faz parte dela. Professor como mediador entre aluno e modelo. Snyders considera que na escola tradicional, os conhecimentos adquiridos não valem para si só, mas como meio de informação de ir mais além. Conforme Snyders às vezes a escola funciona como caricatura. É uma escola de concepção vertical, do professor para o aluno. A participação aqui é individual; algumas vertentes atribuem à educação o papel de ajustamento social, levando continuidade de idéias sem rupturas e sem crises.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Ensino-aprendizagem
	Ênfase na situação de sala de aula, ou seja, é o professor quem passa o conhecimento, pois para esse modelo é muito importante a figura de um modelo pedagógico para a criança. É um modelo de aprendizagem muito individualista , pois preocupa-se mais com a variedade e quantidade de conceitos e com a sistematização dos conhecimentos de forma acabada.
Professor-aluno
	O papel do professor é transmitir conteúdos e conduzir seus alunos em direção a objetivos que lhe são externos, por serem escolhidos pela escola e/ou pela sociedade em que se vive e não pelo sujeito do processo. O professor exerce o papel de mediador entre cada aluno e o conhecimento.
*
ABORDAGEM TRADICIONAL
Metodologia
	A metodologia corresponde frequentemente nas aulas expositivas e nas demonstrações do professor à classe tomada quase como um auditório. Sendo assim, a utilização frequente do método expositivo pelo professor contribui para que muitos alunos concebam o magistério como arte concentrada no professor.
Avaliação
	Avalia a exatidão do conteúdo ensino nas aulas. E o resultado é a quantidade e a exatidão de informações reproduzidas pelo aluno.
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Características Gerais
	Nesse tipo de abordagem expõe-se e objetiva-se que o aluno possa aprender a analisar os elementos específicos de seu comportamento, seus padrões de interação, para dessa forma ganhar controle sobre eles e modificá-los quando necessário.
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Esta abordagem é caracterizada pelo primado do objeto (empirismo). O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para quem a faz.
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações.
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
 Homem
 O homem é consequência das influências ou forças do meio ambiente.
	Mundo
	O mundo constitui-se no conteúdo externo ao homem que pode ser manipulado, desde que consideradas as contingências de reforço (a ocasião na qual a resposta ocorreu, a própria resposta e as consequências reforçadoras) sem utilizar-se de conteúdos internos.
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Sociedade-cultura
Para Skinner o ambiente social é o que chamamos de uma cultura, e por sua vez esta é quem da forma e preserva o comportamento dos que nela vivem.
A cultura é entendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento. É um conjunto de contingências de reforço.
Qualquer ambiente, físico ou social, deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza.
	
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Conhecimento
	A base do conhecimento é a experiência planejada. Além disso faz-se clara a orientação empirista dessa abordagem: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Educação
	É a transmissão de conhecimento. Tem a finalidade básica de promover a mudança no comportamento ético, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo e meio ambiente cultural, social, entre outros.
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Escola
	Pode-se considerar como uma agência educacional. Deve manter o controle, conservar, modificar os padrões de comportamento aceitos.
Ensino-aprendizagem
	Aprendizagem é uma mudança permanente para resultar uma prática. Ensinar consiste em um planejamento e em assegurar o comportamento. É necessária uma estruturação para essas experiências curriculares. Realiza-se um processo para passar o conhecimento que o outro que absorve. Assim será concretizado o ensino.
Professor-aluno
	Professor exerce o controle científico da educação para obter a resposta esperada. Os passos do ensino são decididos com base em critérios que fixam os comportamentos.
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Metodologia
	Há a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino. Diversas maneiras possíveis para aplicar o ensino em situações concretas. 
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
A instrução ou ensino programado leva o aluno a estudar sem a intervenção direta do professor. As características deste método são: a matéria a ser aprendida é apresentada em pequenas partes; estas são
seguidas de uma atividade cujo acerto ou erro é imediatamente verificado. O estudo é individual, mas auxiliado pelo professor, sendo assim que o aluno progride à sua própria velocidade. Em síntese, a instrução programada leva o aluno ao conhecimento e ao aprendizado. Um exemplo temo-lo nas fichas programadas, como o seguinte exemplo:
–Mamífero é todo o animal que mama quando é filhote.
-Todo animal que mama quando filhote é um mamífero
-Quando um animal mama ao nascer, podemos afirmar que ele é um _____________ (mamífero)
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Avaliação
	Cada aluno tem seu ritmo. A avaliação tem como objetivo constatar o que o aluno aprendeu daquilo que foi proposto. A avaliação consiste nos objetivos estabelecidos; também ocorre no final do processo com a finalidade de verificar os comportamentos finais
*
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Considerações finais
	Esta abordagem se baseia em resultados experimentais do planejamento de contingências de reforço, na transmissão cultural, na influência do meio, sobre o que será aprendido e o que deverá ser transmitido às novas gerações.
*
ABORDAGEM HUMANISTA
Características Gerais
	A literatura estudada no Brasil tem dois enfoques:
	Espontaneísta – a criança se desenvolve sem intervenções, sendo ela o sujeito principal que elabora o conhecimento
	Rogeriana – o ensino é centrado, com ênfase nas relações interpessoais, vida psicológica e emocional e orientação interna. Define o professor como criador de caminhos de aprendizagem os quais o aluno deverá seguir.
Homem
	Ser único; quer seja em concepção interior ou em percepção mundana vive em constante processo de descoberta. É possuidor de uma existência não condicionada à prioridade. É o arquiteto de si mesmo. O homem está em constante processo de atualização e se atualiza no mundo.
*
ABORDAGEM HUMANISTA
Mundo
	O ser humano reconstrói em si o mundo exterior. Em cada indivíduo há uma consciência autônoma e interna que lhe permite significar e optar. O mundo teria o papel fundamental de criar condições de expressão para a pessoa; a realidade é desenvolvida e impregnada de conotações particulares, na medida em que o homem experimenta o mundo e os elementos vão adquirindo significados para o indivíduo.
Sociedade-cultura
	A única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal. Esse tipo de relacionamento torna o indivíduo auto-responsável e apresenta progressos em direção à auto-realidade, tornando-se igualmente mais flexível e adaptável criativamente. A educação deve dar noção de valores e busca seres humanos felizes e autênticos.
*
ABORDAGEM HUMANISTA
Conhecimento
	O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender, que aprendeu como se adaptar e mudar, que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança.
Educação
	A educação tem como finalidade primeira a criação de condições que facilitem a aprendizagem do aluno e como objetivo básico liberar a sua capacidade de auto-aprendizagem de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional. O objetivo da educação será uma aprendizagem que abranja conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal.
*
ABORDAGEM HUMANISTA
Escola
	A escola deve oferecer à criança condições para que ela possa desenvolver suas capacidades e sua autonomia. A troca de experiências vivenciada no ambiente escolar possibilita a evolução do ser, como um todo, pois se fossemos todos iguais não haveria troca de experiências e muito menos aprendizagem. Porém a escola deveria ser mais criativa, dinâmica e deveria ensinar o aluno a viver.
Ensino-aprendizagem
	O professor deve ser um facilitador no processo de aprendizagem, para que o aluno possa desenvolver suas próprias habilidades e capacidades e assim aperfeiçoar seus conhecimentos. A criança estimulada a desenvolver suas aptidões naturais, adquire a criatividade, a auto-confiança e a sua independência.
*
ABORDAGEM HUMANISTA
Professor-aluno
	O professor é um ser único, que tem uma grande capacidade de tranmitir seus conhecimentos por meio da educação. Cada professor desenvolve suas próprias competências e com isso ele tem o dever de facilitar seu ensino.
Metodologia
	Não se enfatiza técnica ou método para facilitar a aprendizagem. Cada educador deve facilitar a aprendizagem de acordo com seus alunos. É obrigação do professor estimular, encorajar, promover interações entre os alunos. Na sala de aula deve haver clima favorável, bom ambiente, que possibilite liberdade para aprender. Os alunos devem criticar e dar opiniões.
Avaliação
	Para Rogers e Neil tanto as crianças como os adultos aprendem o que desejam aprender e que não é através de avaliações que se pode avaliar o aluno. Para ambos, os alunos aprendem muito mais na prática, a seu tempo. A avaliação de cada um sobre sua própria aprendizagem.
*
ABORDAGEM HUMANISTA
Considerações finais
	Durante muito tempo confundiu-se ensinar com transmitir e nesse contexto o aluno era uma figura passiva da aprendizagem e o professor era um transmissor não necessariamente presente nas necessidades dos alunos. A abordagem humanística dá ênfase ao sujeito. O professor atua como mediador pedagógico, facilitando a construção do conhecimento, onde o aluno é a figura central.
*
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Características Gerais
	Na abordagem cognitivista o aluno deve adquirir dados, conceitos, estímulos e interiorizá-los através do processo de aprendizagem, assimilando e reestruturando para, enfim, renovar, modificar o meio como resultado de seu aprendizado.
Homem
	O homem como ser inacabado está sempre em busca de conhecimentos e, portanto, interage com o mundo para gerar transformações.
Mundo
	À medida que surgem as necessidades o homem vai inventando, descobrindo instrumentos que possibilitem sua adaptação no mundo.
*
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Sociedade-cultura
	O ser humano deve reconhecer e respeitar as regras de cada grupo, de acordo com a capacidade mental dos componentes. O homem passa por diversas fases até chegar à autonomia, porém necessitará sempre de regras, mesmo não conseguindo um modelo ideal de sociedade para a evolução humana. A democracia também é um processo constante de reequilibração.
Conhecimento
	Processo inacabado essencialmente ativo; acontece na interação que se produz na relação entre o sujeito e o objeto. Na aquisição do conhecimento, segundo Piaget, existe pelo menos duas fases – a exógena, que é a fase de automatização, e a endógena, que é a fase da compreensão das relações. A diferença entre desenvolvimento e aprendizagem – poderão tornar-se formas de pensamento que poderão ser aplicados no mundo físico.
*
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Educação
	Tem o papel de provocar situações que sejam desequilibradoras para o aluno. O objetivo da educação não consiste na transmissão de verdades, informações, demonstrações, etc. e sim em motivar o aluno para que aprenda por si próprio a conquistar essas verdades.
Escola
	A escola tem que proporcionar ao aluno toda a motivação para a construção do seu conhecimento.
Ensino-aprendizagem
	Um processo amplo do desenvolvimento das estruturas mentais, que desenvolve a inteligência fazendo uso também dos conhecimentos adquiridos pelo sujeito, tendo como resultado o aprendizado.
*
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Professor-aluno
	É necessário um convívio e diálogo entre professor e aluno para que conheça o seu comportamento e assim possa auxiliar em sua aprendizagem e desenvolvimento. Cabe ao professor criar situações, proporcionando condições onde possa se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação ao mesmo tempo moral e racional.
Metodologia
	Explorar o trabalho em equipe para os indivíduos é decisivo no seu desenvolvimento intelectual através da partilha de idéias, informações, responsabilidades e decisões. Esse trabalho
é responsável pelo desenvolvimento mental para a autonomia e para a superação do egocentrismo natural do comportamento humano.
*
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Avaliação
	A avaliação poderá ocorrer através de reproduções livres em que se possa verificar o aprendizado do aluno sob diferentes formas e ângulos, podendo controlar o aproveitamento, apoiando-se em múltiplos critérios.
Considerações finais
	O professor deverá saber trabalhar com os mais diversificados níveis de ensino e também em diferentes áreas do conhecimento e assim levar seu aluno ao aprendizado.
*
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Características gerais
A principal preocupação é com cultura popular que em países industrializados abrange toda a população. Já em países não-industrializados a cultura volta-se para a população mais carente.
Homem
O homem é formado pela educação que tem; sendo assim, esta educação deve ser feita de modo que capacite o homem para fazer escolhas acertadas em suas vida por seus próprios méritos, e não apenas ensiná-lo a se ajustar nas exigências da sociedade em que vive.
Mundo
É o meio onde o homem vive e se desenvolve, formando sua própria cultura.
*
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Sociedade-cultura
	O homem cria sua cultura de acordo com aquilo que ele vive, com o que está à sua volta, com suas ações. É necessário que o homem entenda que ele também é um objeto na sociedade e que ele a constrói e muda com seus atos.
Conhecimento
	O homem animal “racional” só se torna racional de fato quando ele adquire o conhecimento, e este nunca pode ser dele tirado.
Educação
	Antes de adotarmos métodos educativos devemos ter conhecimento do homem e de seus meios de vida, para que essas atividades não o reduzam à condição de objeto. A análise de sua cultura ajudará a não utilizarmos atividades pré-fabricadas, fora da realidade do aluno.
*
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Escola
	É uma instituição que existe em uma determinada sociedade e deve ter como prioridade possibilitar o crescimento mútuo do professor e dos alunos.
Ensino-aprendizagem
	Para se obter bons resultados na área pedagógica não se pode querer que o aluno apenas receba o conteúdo proposto, como se fosse um jarro vazio, pois ele traz uma bagagem muitas vezes rica, que acaba por ter relação se usada de forma correta (ensinar a aprender e aprender a ensinar)
Professor-aluno
	Deve ser uma relação de respeito e de troca mútua, não apenas uma imposição.
*
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Metodologia
	O método de alfabetização tem que ser ativo, dialógico e crítico. Os alunos irão aprender com suas próprias experiências analisando os aspectos e através do diálogo irá enriquecer seu vocabulário e seus conhecimentos.
Avaliação
	A avaliação mais válida é a auto-avaliação e/ou avaliação mútua. Sem isso, nenhum tipo de nota ou exame tem sentido.
Considerações finais
	A educação não se restringe às situações formais de ensino-aprendizagem. Numa abordagem sócio-cultural, a educação assume um caráter amplo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais