Buscar

Endomarketing AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	JONAS DA SILVA ABREU
	Turma: 9003/K
	Nota da Prova: 4,8 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 10/06/2015 16:29:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201408461361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa do segmento de energia deseja contratar um colaborador para a área de endomarketing. Sobre o trabalho realizado por este profissional, pode-se dizer:
		
	
	Este colaborador irá trabalhar planejando e estruturando ações de comunicação interna, visando o aumento das vendas dos produtos da empresa para este público.
	
	O foco principal do trabalho deste colaborador são as práticas de políticas públicas.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	O foco principal do trabalho deste colaborador é a comunicação externa.
	 
	Este colaborador irá trabalhar planejando e estruturando ações de comunicação interna, visando a troca de informações entre os colaboradores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408402399)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa está passando por um processo de fusão com uma antiga concorrente. Para transmitir este fato aos funcionários, foi enviado um memorando interno para todos os funcionários esclarecendo os principais pontos da mudança. Esta ação comunica? Escolha a opção que justifica sua resposta:
		
	
	Sim, pois relata e esclarece os principais pontos do processo de mudança.
	 
	Não, pois não há possibilidade de interação nesta forma de comunicação.
	
	Não, pois o funcionário pode fazer perguntas por e-mail que serão respondidas assim que for possível.
	
	Sim, sendo efetiva em transmitir as informações necessárias ao conhecimento do funcionário.
	
	Sim, pois o usuário pode buscar esclarecimentos posteriormente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408951542)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Baseado na sentença a seguir, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: Segundo um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), com 300 empresas de grande porte, para 76% delas, a falha na comunicação é o principal motivo para os projetos fracassarem. Toda estratégia delineada dentro das organizações requer um gerenciamento ____________________________; isto é, não basta apenas falar, tem que fazer. Parece muito óbvio, porém muitas organizações tropeçam neste binômio ¿comunicação e ação¿. Umas falam e não fazem, outras fazem e não falam, enquanto algumas nem falam nem fazem...
		
	
	De RH.
	
	De conflitos.
	
	Das pessoas.
	 
	Da comunicação e das atitudes.
	
	De endomarketing.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408399127)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O cenário de novos produtos e serviços para os clientes internos é uma oportunidade de angariar o envolvimento e o comprometimento dos funcionários. Mas não se resume apenas a isso PORQUE Acaba proporcionando um clima rico de sugestões de melhoramento do produto , um verdadeiro brainstormingcriativo, muito estimulante, com respostas altamente positivas para a avaliação do produto.
		
	
	A duas sentenças são falsas.
	
	A primeira sentença é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira sentença é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira sentença é verdadeira e a segunda contrapõe a primeira.
	 
	As duas sentenças são verdadeiras e a segunda reforça a primeira.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408970796)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à concepção, configuração, elaboração e especificação de um artefato. Como aplicar este conceito, quando o relacionamos ao endomarketing?
		
	
	No endomarketing, o correspondente ao design é a produção de eventos que focalizem a arquitetura da empresa. É a ênfase em criar construções criativas nos espaços de circulação dos funcionários.
	
	No endomarketing, o correspondente ao design é a implementação de sistemas de comunicação. É a ênfase em criar processos de informação mais eficientes.
	 
	No endomarketing, o correspondente ao design é a padronização dos ambientes de trabalho. É a preocupação em criar sistemas de identidade visual, que enfatizem as características próprias e exclusivas de uma empresa.
	
	No endomarketing, o correspondente ao design é a execução dos processos de produção. É a dedicação em executar operações e tarefas cada vez mais eficientes.
	
	No endomarketing, o correspondente ao design é a organização de processos de informatização. É a implantação de sistemas de call center e atendimento ao cliente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408461372)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A frase que melhor se relaciona às ações de endomarketing é:
		
	
	O endomarketing é o mesmo que marketing de guerrilha, utilizado quando se deseja acelerar o processo de divulgação de um produto.
	
	O endomarketing é o segmento de marketing destinado a monitorar o orçamento do marketing, os gastos com vendas dos novos produtos e serviços.
	
	O endomarketing é o mesmo que comunicação interna e só pode ser feito através do boca-a-boca.
	 
	O endomarketing é o segmento de marketing que tem como objetivo melhorar o clima organizacional através de ações que promovam a integração e a comunicação entre os funcionários.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408604782)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O setor de Recursos Humanos reconhece que existem inúmeros exemplos de valores que incentivam a apreender os aspectos positivos de cada situação ou problema e encarar estes como desafios ao crescimento profissional e pessoal. Um destes aspectos é a meritocracia. Desenvolva um argumento que defina este termo e sua importância no ambiente organizacional.
		
	
Resposta: Um argumento seria que este recurso seria uma ferramenta utilizada para realizar um estudo de um colaborador, ajudando-o na resolução de um problema qualquer.
	
Gabarito: A meritocracia é o reconhecimento, a valorização e recompensa do profissional pelo seu trabalho produtivo, sua iniciativa e criatividade. Para o ambiente organizacional, isto significa que o cumprimento das tarefas ou a liderança em projetos estimulam o desenvolvimento da autoestima do colaborador, pelo  reconhecimento de sua contribuição e sua valorização como ser humano.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A meritocracia é o reconhecimento, a valorização e recompensa do profissional pelo seu trabalho produtivo, sua iniciativa e criatividade. Para o ambiente organizacional, isto significa que o cumprimento das tarefas ou a liderança em projetos estimulam o desenvolvimento da autoestima do colaborador, pelo reconhecimento de sua contribuição e sua valorização como ser humano.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408471810)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Endomarketing se vale também de ações complementares que visam aumentar a área de influência da organização trazendo envolvimento e participação positiva do público interno. Dentre estas ações, o chamado Marketing de Benefícios pode ser definido como:
		
	
	         A criação de planos de incentivo à cultura, patrocínio de eventos e proporcionando ao funcionário a oportunidade de assistí-los.
 
	 
	        O uso de instrumentos de Comunicação Interna para divulgar aos seus funcionários os benefícios (salários indiretos) oferecidos pela empresa.
	
	       Ação complementar que pode transformar-se em poderosa vantagem competitiva, na medida em que auxilie as comunidades carentes.
	 
	        Programas de incentivos à produtividade, à melhoria do atendimento ao público e ao aumento de vendas.
	
	         Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408972023)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	Acreditamos que haja uma espécie de relação motivadora que leve o colaborador a abraçar a causa de uma empresa. Esta relação motivadora, existente entre o clima organizacionale o empregado, parte de alguns princípios básicos, dos quais se destaca a INDIVIDUALIDADE.
Descreva a principal caracteristica deste princípio motivador. 
		
	
Resposta: A Individualidade tem haver com o respeito às caracteristicas pessoais de cada pessoa, para que se obtenha, também, o respeito do grupo.
	
Gabarito:
A individualidade tem haver com o respeito às características pessoais de cada pessoa,  para que se obtenha, também, o respeito do grupo. Os gestores devem perceber estas individualidades a fim de ajustar ações e práticas motivadoras no ambiente da empresa.
 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A individualidade tem haver com o respeito às características pessoais de cada pessoa, para que se obtenha, também, o respeito do grupo. Os gestores devem perceber estas individualidades a fim de ajustar ações e práticas motivadoras no ambiente da empresa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408604780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carlos, como gerente de marketing da empresa ABC, implantou um programa de endomarketing que foi bem sucedido, até que começou a verificar que os clientes internos que tinham assimilado as mudanças introduzidas, com o passar do tempo começaram a apresentar desinteresse. Nesse caso, o que você poderia sugerir para ajustar o programa de endomarketing?
		
	
	A promoção de encontros motivacionais através de palestras e eventos, é necessária para realimentar os aspectos motivacionais internos dos empregados.
	
	A implantação de um programa de qualidade total que substitua o atual programa de endomarketing, é recomendável, uma vez que este não tem funcionado.
	 
	A verificação periódica dos desejos e anseios dos colaboradores por meio de novas pesquisas de Endomarketing é altamente recomendável.
	
	A demissão destes colaboradores, uma vez que demonstraram não estarem afinados com os propósitos do programa de endomarketing.
	
	A organização de cursos de atualização profissional que possam vislumbrar para os colaboradores as novas oportunidades internas para promoção interna.

Outros materiais