Buscar

Prática pedagógica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prática pedagógica
Angela fabiane hepp
daniela richter
jenifer raquel hepp
jéssica da rocha langner
nelsom jair liedtke
tais angelica da cunha camara.
Objetivo:
identificar as abordagens teóricas abordadas em sala de aula e seu modo e opinião sobre ensinar, aprender e avaliar em seu contexto educacional de professores entrevistados.
 
Em nosso trabalho abordamos as seguintes Tendências:
Tendência liberal renovada progressivista.
Tendência progressista libertadora.
Tendência progressista crítico social dos conteúdos.
Tendência liberal renovada progressivista:
 A idéia de que "aprender fazendo" está sempre presente. 
Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do 
meio natural e social, o método de solução de problemas. 
Não há um lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre espontâneo da criança.
Tendência progressista libertadora:
consiste em uma relação professor-aluno de diálogo e elimina-se a relação de autoridade do professor, o mesmo passa a ser visto como alguém que está ali para total e completo auxilio do aluno em suas necessidades. 
Também conhecida como a pedagogia de Paulo freire, por evidenciar a formação da criticidade nos alunos.  "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade"- diz Freire, pois enquanto as outras escolas desejavam acomodar seus alunos, Freire e a pedagogia progressista desejavam despertar o espírito inquietante nos alunos, para que os mesmos não se conformassem com apenas o que lhe foi apresentado mas sim, sair à campo e buscar mais sobre os conteúdos.
Tendência progressista crítico social dos conteúdos:
Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
O conhecimento resulta de trocas que se estabelece na interação entre o meio (natural, social, cultural) e o sujeito, sendo o professor o mediador.
Concluindo...
O professor deve ser criativo, flexível para poder desenvolver e capacitar cada um com sua cidadania, sendo observador e aplicando o feedback a cada aluno no tempo correto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando