Buscar

AV PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	1a Questão (Ref.: 201102214847)
	
	Dentro da Sociologia o conceito de instituição mostra-se um tanto difícil de definir. Além dessa dificuldade em conceituar instituições, há também dificuldade em diferenciá-las das organizações. De fato, são conceitos muito próximos e muitas vezes tratados como sinônimos pela literatura. Cite algumas diferenças básicas entre instituições e organizações.
		
	
	
Gabarito:
O aluno deverá descrever entre as seguintes diferenças:
 
I. Uma diferença básica entre instituições e organizações refere-se ao nível de sistematização das regras e normas sociais; quanto mais sistematizadas, mais se aproximam do que é uma organização.
 
II. As normas sociais criadas pelas organizações são feitas apenas para otimizar a obtenção das metas planejadas.
 
III. As organizações são expressões de grupos menores do que os observados pelas instituições, tendo objetivos mais claramente definidos que estas últimas.
 
IV. A existência de hierarquias representativas de poder é muito maior nas organizações do que nas instituições.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102313121)
	
	Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Na dinâmica organizacional, como o conflito deve ser concebido?
		
	
	
Gabarito: O conflito pode ser compreendido como fonte de idéias novas, podendo levar a discussões sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. O manejo de situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tenções conflitivas,dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de crescimento mútuo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102762709)
	
	A proposta de Bleger nas Instituições é a psico-higiene, isto significa dizer que:
		
	 
	A psico-higiene é uma técnica para ouvir os grupos da Instituição.
	
	A psico-higiene não é adequada para se alcançar nos grupos.
	
	A psico-higiene é maneira prófilática do indivíduo não entrar em surto psicótico.
	 
	A psico-higiene é a promoção da saúde e do bem -estar dos integrantes da Instituição.
	
	A psico-higiene é uma técnica para ouvir a Direção da Instituição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102762898)
	
	Lapassade considera o Estado a instituição primeira, o que isso dizer que? Marque a alternativa correta.
		
	
	As próprias Instituições se legitimam , independente do Estado.
	
	Há legitimidade sobre algumas Instituições.
	
	Não há legitimidade sobre qualquer outra Instituição.
	 
	O Estado legitima toda e qualquer outra Instituição.
	
	Não existe necessidade de legitimidade sobre as Instituições pelo Estado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102207803)
	
	Em Lapassade entende-se, de modo geral, a análise institucional como a maneira singular de entender o que são as relações instituídas e a forma de trabalhá-las ou agir sobre elas enquanto psicólogo. Suas bases concretas encontram-se nas experiências da ______________________ que, criticando uma _____________________, procurou constituir uma outra que dimensionasse o espaço, o tempo e a relação educador-educando.
		
	
	teoria Psicoanalítica - abordagem escolanovista
	
	visão cognitivo comportamental - abordagem da gestalt
	
	visão escolanovista - pedagogia institucional
	 
	pedagogia institucional - pedagogia autoritária
	
	visão cognitivo comportamental - visão materialista histórica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102293773)
	
	Lapassade considera a análise institucional como um movimento, esse possuindo dois lados. De um lado constrói teorias para se analisá-las, de outro forma conceitos de práticas e de intervenções institucionais. Pensando assim a análise institucional visa inferir uma possibilidade de recriar e repensar a realidade social instituída. Analise os itens a seguir: I -Para Lapassade existem três níveis de realidade institucional, primeira é em nível de grupo, segundo é o nível de organização e terceiro a própria representação da instituição,o Estado. II- Os grupos consistem em formas mais simples de ajuntamentos, mas mesmos simples carregam marcas institucionais para organizar e regulamentar o aprendizado e a produção, dessa maneira vive-se instituído a todo lugar. III- O institucionalismo vê a sociedade como uma rede, uma teia, um tecido institucional e distingue duas vertentes ou processos: o instituinte - tido como um processo dinâmico capaz de criar, inovar e transformar a instituição e o instituído - visto como cristalizado, como estático sem possibilidades de mudanças. Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	somente I e III
	
	Somente II
	
	somente II e III
	
	somente I
	 
	I, II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102214871)
	
	A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Entre os aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças estão:
 
I. Desenvolvimento das relações afetivas.
II. Habilidade de participar de situações sociais.
III. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
IV. Desenvolvimento da identidade sexual e da própria identidade pessoal.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	apenas I, II e III
	 
	I, II, III e IV
	
	apenas I, II e IV
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas I, III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102621432)
	
	Tanto no que diz respeito à escola como no que se relaciona à família, houve mudanças e rupturas institucionais. Descrever esse quadro como sendo de crise é uma apreciação valorativa que pode ser um descaminho teórico de análise e de investigações empíricas e, por isso mesmo, conducente a sérios equívocos na fixação de diretrizes de atuação na esfera pública ou privada. A emergência de novidades não é necessariamente uma indicação de crises institucionais, mas talvez apenas de mudanças sociais inerentes aos quadros da sociedade contemporânea. No caso da escola, haveria crise se o mundo escolar, que tem uma subcultura própria, permanecesse imobilizado em um momento que é caracterizado por fortes mudanças sociais e culturais. A escola básica de hoje não é, pois, um retrocesso com relação à escola de ontem. É uma outra escola, principalmente por ser altamente expandida, e suas alegadas deficiências precisam ser enfrentadas por um esforço permanente de investigação e busca. AZANHA, J. M. P. Educ. Pesqui. vol.30 no.2 São Paulo May/Aug. 2004 De acordo com as ideias do texto acima, assinale a opção correta.
		
	 
	As mudanças sociais que ocorrem na família e na escola estão diretamente relacionadas ao processo de transformações sociais.
	
	A escola está em crise porque está imobilizada em um contexto de profundas modificações, rupturas sociais e culturais.
	
	A escola e a família em função das mudanças sociais, desempenham papéis distintos e desvinculados uma da outra, no processo educacional das crianças e adolescentes.
	
	As mudanças e rupturas institucionais na escola e na família configuram uma crise sem possibilidades de modificação, diante do contexto social.
	
	A escola básica de hoje configura uma regressão em relação à escola básica tradicional, pois apresenta inúmeras deficiências.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102797239)
	
	A partir de reflexões feitas sobre questões relativas à repetência, vários autores defendem a necessidade de participação da comunidade na escola e da escola nacomunidade. Isso porque: I- a relação escola-comunidade oportuniza a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos, potencializando práticas educativas nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza social. II- O ato de educar exige práticas próprias das relações humanas, pois no cotidiano escolar lidamos com sujeitos de diferentes formas de agir, influenciados por diversos fatores (habitação, crenças, classe social, ambiente familiar, entre outros), por isso é importante que o espaço escolar seja um lugar onde predomine a prática democrática, que em sua abrangência, abarca o respeito às diferenças, a consciência ética, a ocorrência da participação e o incentivo da mesma etc. III- a escola deve se planejar de acordo com as características e necessidades da população atendida; por exemplo, os currículos e programas escolares devem ser elaborados, respeitando-se o repertório inicial da população, as diferenças culturais e direcionados numa perspectiva de formação do comportamento crítico, além disso, os professores, alunos, coordenadores e diretores devem estabelecer uma comunicação dialógica, certamente isso terá um efeito de grande relevância para a formação da cidadania.
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102786829)
	
	Quando o tema é equipes de alto desempenho destacamos alguns fatores que as definem, entre eles a satisfação do participante que significa:
		
	 
	Estar satisfeito em pertencer a equipe e achar que fazer parte dela é uma boa experiência em termos profissionais e pessoais.
	
	Estar satisfeito com o líder da equipe independente dos demais membros.
	
	Estar satisfeito em pertencer a equipe, porém desejar que o líder dela fosse outro.
	
	Estar satisfeito com alguns membros da equipe e não se importar se algum o aborrece.
	
	Estar satisfeito em pertencer a equipe, interagindo bem com os membros independente da interação com o líder.

Outros materiais