Buscar

Características da obra Literária Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO PROVA DE LITERATURA INFANTIL
Resposta 
De acordo com o texto, para se conhecer a origem e o objetivo da natureza infantil é preciso conhecer a literatura que cada época produziu. Explique os aspectos que são reavaliados na literatura de época para época?
Literatura, como arte da palavra, é um jogo descompromissado, que visa apenas o prazer estético, ou visa transmitir conhecimentos ao homem?
Literatura é fruto da imaginação criadora livre? Ou é condicionada por fórmulas, conceitos ou valores que a sociedade impõe ao escritor? Ou ainda, literatura é criação individual ou social?
A literatura é necessidade vital para o homem, ou é mera gratuidade, entretenimento que nada acrescenta de essencial a vida humana?
Há uma essência eterna e substancial da literatura, ou ela é uma forma estética das práxis sociais? É ela um epifenômeno dependente do progresso ou da alteração das condições de produção e consumo da obra, vigentes em cada época ou em cada sociedade?
Qual é a função da literatura contemporânea?
A literatura contemporânea visa alertar ou transformar a consciência crítica de seu leitor/receptor. Atuar sobre as mentes, nas quais se decidem as vontades ou as ações; e sobre os espíritos, nos quais se expandem as emoções, paixões, desejos, sentimentos de toda ordem. “ Literatura para criança/adultos deve ser descoberta, está sendo encarada como mero entretenimento, com todas as características dos novos meios de comunicação, a literatura deve ser um diferencial”.
Que aspectos da sociedade alteram a matéria literária? Por que?
A pressão do processo social/cultural/político atua sobre a criação, quanto ao aspecto ideológico e não só altera a matéria literária em estrutura/forma/linguagem/gênero, como transforma a possível função do produto literário.
Defina literatura infantil e descreva as primeiras obras dedicadas a criança.
Literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através de palavras. É uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou um escritor-adulto (emissor) e um destinatário-criança (receptor) que, por definição, ao longo do período considerado, não dispões senão do modo parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas, intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta. Os primeiros textos infantis resultaram da adaptação (minimização) de textos escritos para adultos. Nascem das camadas mais pobres e foram adaptadas, limpas de indecências. Expurgadas as dificuldades de linguagens, as digressões ou reflexões que estariam acima da compreensão infantil; retiradas as situações ou os conflitos não-exemplares e realçando principalmente as ações ou peripécias de caráter aventuresco ou exemplar, eram reduzidas a seu valor intrínseco.
Por que a crítica durante algum tempo definiu a literatura infantil como um gênero secundário?
Porque muitas obras feitas para crianças e ditas de literatura infantil na se desprendem de uma peculiaridade do discurso pedagógico: a redução da criança, notadamente pela facilitação artística (puerilidade) e pelo tom moralizador ou ao entretenimento.
Há uma dicotomia sobre o papel do livro infantil: ato de aprendizagem ou entretenimento? Problematiza esses dois pontos de vistas e cite a alternativa proposta pela autora.
Se é um ato de compreensão é também um ato pedagógico, mas ao mesmo tempo de entretenimento, de diversão. Deve ser dividido meio a meio tanto pedagógica quanto de entretenimento. Nem um extremo, nem outro.
Em uma obra infantil não deve existir facilitação e redução artística. Justifique.
A obra para criança será mais simples em seus recursos, mas não menos valiosa. Deve haver simplicidade de linguagem, mas não significa que não pode ser também rebuscada, coisas simples de recursos podem ser também belas, não precisam ser facilitadas.
Cite as principais características da obra literária infantil.
A história deve ser contada na sequência lógica linear (efabulação); O tempo deve ser cronológico de forma que a criança consiga definir; Simplicidade de linguagem; personagens planos (tipo); texto/imagem deve acompanhar o processo evolutivo da criança.
Como Drummond explica a diferença entre simples e fácil na literatura?
Que as coisas simples são belas, e que não necessariamente são fáceis, que para faze-las simples houve uma alta complexidade por parte do autor. Critica o artificialismo, a puerilidade da obra, a linguagem artificial, tom moralizador, texto que não faz fluir a imaginação.
O que é linguagem ativa e linguagem passiva? Qual tipo de linguagem deve predominar na literatura infantil?
A criança possui dois domínios de linguagem.
Ativa: É a língua que usamos para nos comunicar, as construções e as palavras que empregamos; “é a linguagem do dia a dia, uso comum”.
Passiva: São as construções e expressões que compreendemos, mas não usamos. “Utilizam menos, mas nem por isso deixa de saber, de compreender quando a ouve”.
A literatura infantil não precisa ser feita de falas inteiramente ativas, nem inteiramente passiva, nem falas infantis, nem rebuscadas, mas um casamento das duas.
Explique como deve ser a relação texto/imagem em cada uma das fases evolutivas da criança.
O a 3 anos –Deve prevalecer a ilustração; o texto deve ser pequeno; livros maiores que o normal; livros apelo ao tato. “Sem texto, predominantemente imagem, cores primárias e nítidas, durabilidade, livros feitos de plástico”.
4 a 6 anos –Ainda predomina a ilustração; e o texto também pequeno deve apresentar em letras grandes e redondas; “Processo de alfabetização; letra de imprensa maiúscula, predomínio ainda de imagem”.
7 a 10 –Vão reduzindo as ilustrações em favor do texto; letras também diminuem; até chegar ao ponto da leitura com pouca ou nenhuma ilustração. “Letras maiúsculas e minúsculas, maior quantidade de letras, imagens podem ser menores”.
Obs. A imagem não pode deixar de estabelecer relação com o texto, mas também não pode muito conotativa que impeça a imaginação da criança. 
CONCEITOS PERTINENTES
Mundo Real, cotidiano – Vícios e virtudes eram representados nas narrativas através do simbolismo animal que deu nascimento ás fabulas.
Mundo das Metamorfoses – Realidade Mágica, Fusão do mudo real e do transreal ou espiritual. São os contos de fadas, os contos maravilhosos, personagens que representam, simbolicamente valores e estruturas sociais arcaicas. (Fada, bruxa, princesa, servos, escudeiros).
Mundo religioso Cristão – Vida Terrena é vista como passagem para o céu ou para o inferno.
Maniqueísmo – Estrutura que apresente de maneira dual ou polar em atitudes antagônicas. Polaridade de forças, formas de pensar diferente, identificar o aspecto negativo e pensar no oposto disto. (GanânciaxAltruísmo, RicoXPobre, BemXMau)
Arquetipos – Oposição de ideia no personagem, “Rotulado”, “Preconceito”, comportamento estereotipado. Aquele que age de acordo com o que se espera dele em qualquer história em que aparecer. Ex. A princesa: bonita, boa, generosa. A bruxa: Feia, má.
Efabulação – Sequência dos acontecimentos dentro da história (principio, meio e fim).
Fábula – Moral explicita, animais que agem como pessoas.
Conto – é uma narrativa ficcional curta.
Poesia – se relaciona a ideia de figuração e criação. É literatura. São obras escritas sob a forma de poema.
Ficção – Fingimento e simulação. É literatura. Designa as obras narrativas geralmente escritas em prosa (romances, novelas, contos, crônicas).
Literatura – é uma verdade fictícia, uma simulação do real, da verdade. É ficção e poesia.
Verdade e Realidade - 	são construções sociais, que circulam através das instituições e de seus discursos: o discurso jurídico, o publicitário, o pedagógico, o histórico, o cientifico, o religioso. E o discurso Literário que coloca pode questionar o que é instituído como verdadeiro.
Mito – São narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômeno danatureza, as origens do mundo, do homem, que não eram compreendidos por eles.
Metáfora – é quando o vocabulário é pobre, quando falta recursos em termos de palavras, quando há dificuldade de se expressar de forma clara, lança mão de vários recursos para o entendimento do leitor
Linguagem literária – Trabalha as palavras no sentido figurado, é como se desse uma floreada na frase. Ex. Anoitece – “O sol se põe e ao longe se vê a terra bainhada pelo sublime brilho da lua”).
 “- Sou uma falsa verdade, e daí? – Disse a literatura – Não busque a verdade em palavras, mas reflita sobre ela a partir de mim. “
“A arte imita a vida, e a vida imita a arte”

Continue navegando