Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	
Parte inferior do formulário
	
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0246_AV_201404063196 » POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	SIMONE BARRETO MAGALHAES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    
	
	 1a Questão (Ref.: 201404668074)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No prazo de um ano, cada rede estadual e municipal precisa criar e aprovar seu próprio plano de Educação, alinhado ao PNE. Em paralelo, a União tem um ano para aprovar a Lei de Responsabilidade Educacional, que assegura e cobra um padrão de qualidade para o ensino. Em dois anos, o Governo Federal precisa também legislar sobre a organização do Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre as três esferas de poder, e sobre os valores do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), que define quanto deve ser investido por estudante para garantir condições mínimas de aprendizagem. O PNE traz um grande ganho para o professor da rede pública. Aponte três pontos positivos para o professor, com a implementação do Plano Nacional da Educação.
		
	
Resposta: Plano Nacional de Educação (PNE) veio realmente para trazer melhorias a educação brasileira. A escola deverá receber melhorias, tanto na sua infra-estrutura, quanto em materiais didáticos isso irá ajudar e muito ao professor daquela escola. Também possibilitará o professor a trabalhar melhor os recursos enviados, a fazer as pesquisas necessárias para a aula (essas pesquisas feitas na escola, tanto para o aluno quanto para o professor). Com melhores recursos que o governo enviar, cada aluno terá condições mínimas para o ensino, melhorando a sua aprendizagem.
	
Gabarito: PNE atual é o protagonismo do professor. A meta 15 estipula a criação de uma política nacional de formação docente, visando garantir a todos curso superior específico na área em que lecionam. Entram nesse ponto também melhorias no currículo das graduações, oferta de bolsas de estudo a professores, valorização do estágio e aprimoramento da formação de outros profissionais, como as merendeiras. Em linha com essa meta está a 16, em que o país se compromete a oferecer cursos de pós-graduação a 50% dos docentes da Educação Básica. Além de formação, o PNE foca em remuneração e planos de carreira. Na meta 17, o governo se encarrega de equiparar o salário médio dos professores de Educação Básica da rede pública ao de profissionais com o mesmo grau de escolaridade. Nesse item, vale ressaltar a estratégia 17.4 que responsabiliza a União por ajudar financeiramente os estados e municípios para o cumprimento da meta em seis anos. A meta 18, por sua vez, determina a efetivação de planos de carreira em todas as redes, pressupondo tanto um estágio aos iniciantes, quanto licenças remuneradas e incentivos a docentes que desejem se qualificar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404313406)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ECA determina que todas as crianças até 12 anos devem estar matriculadas na escola. Faça uma análise sobre o texto preconizado pela Lei e a realidade educacional hoje.
		
	
Resposta: O ECA determina que toda a criança de até 12 anos esteja na escola matriculada e cursando sem "problemas", ou seja, regular a escola, isso identifica uma sociedade que de serta forma se preocupa com a educação da criança, essa lei veio para trazer mudanças e melhorias para o bem estar daquela criança. A familia será de total responsabilidade caso a criança estiver com problemas na escola, ou por faltas também, nesse caso cabe ao conselho tutelar conversar com a familia, ou mesmo responsabiliza-la pelo ocorrido (alguns problemas o conselho tutelarnão resolve, ai é levado para a esfera criminal, ou direto para o juíz). A criança esta resgardada e também obrigada a frequentar a escola ou a creche (creche no caso é a partir dos 4 anos).
	
Gabarito: Percebemos , principalmente, nas ofertas de Educação Infantil, que ainda há muito o que se conquistar para que o texto da Lei seja cumprido. O aluno deverá escrever um texto apontando que a realidade nos mostra que muitas crianças e adolescentes ainda estão excluídas do processo educacional brasileiro.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404688986)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Alcançá-lo, já foi difícil; conservá-lo, parece quase impossível. E, no entanto, como Estado de coordenação e colaboração, amortecer a luta de classes e promover, entre os homens, a justiça social, a paz econômica. A técnica de implantá-lo sem distúrbios mostra-se, todavia, rodeada de problemas e dificuldades" (BONAVIDES, 2001, p.89). O fragmento acima faz referência à manutenção do estado:
		
	
	Neoliberalista
	
	Liberal
	
	De direito
	 
	Do bem estar social
	
	Moderno
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404127472)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição de 1934 expressou o ideário reformista porque:
		
	
	instituiu a escola laica na rede pública e particular católica
	 
	Determinou que os mais favorecidos se responsabilizariam com os gastos escolares dos menos favorecidos
	 
	garantiu, legalmente, gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário
	
	excluiu o ensino religioso nas escolas públicas e católicas
	
	garantiu matrícula para todos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404795459)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa INCORRETA em relação a primeira LDB que o Brasil conheceu:
		
	
	De acordo com a Lei 4024/61 o Ensino Médio compunha-se de duas fases: o ginásio em 4 anos e o colegial em 3 anos que correspondiam ao ensino secundário.
	
	O texto final aprovado em 1961 representou em parte vitória dos setores privatistas, pois a lei permitia, através de alguns mecanismos a transferência para escolas particulares de recursos públicos.
	 
	Estabeleceu o direito de todos à educação e obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário além de vincular os recursos a serem aplicados para o desenvolvimento do ensino público.
	
	A estrutura do ensino instituída pela lei 4024/61 preservou a organização tradicional da educação brasileira: ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO, ENSINO PRIMÁRIO e ENSINO MÉDIO
	
	A elaboração da Lei 4024/61 demorou muitos anos. Na verdade, esse processo pode ser dividido em dois períodos, que corresponderam a discussões e polêmicas bem distintas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404313537)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692, conforme ficou conhecida, não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. Ela era específica para dois segmentos do ensino. Sobre essa Lei podemos afirmar que: I. foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici II. tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 III. O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão-de-obra IV. foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo V. Criou a estrutura de ensino que se organizou em 1º e 2º graus.
		
	
	Somente I é correta
	
	Somente II, III, IV são corretas
	
	Somente V é correta
	 
	Todas são corretas
	
	Somente I, II são corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404308951)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o Art. 205 da Constituição Federal do Brasil, é definido como fins da educação escolar brasileira:
		
	
	O pleno desenvolvimento da pessoa, seu exercício pleno da cidadania e sua profissionalização.
	
	O pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua profissionalização
	
	O desenvolvimento físico e intelectual, seu preparo para o exercício da cidadaniae sua qualificação para o trabalho;
	 
	Pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
	
	O desenvolvimento apenas intelectual do aluno, seu exercício pleno da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404127591)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As faltas injustificadas e frequentes dos alunos devem ser notificados pelos gestores escolares:
		
	
	ao juizado
	
	à delegacia policial
	 
	ao Conselho Tutelar
	
	às Secretarias Municipais de Educação
	
	às Secretarias Estaduais de Educação
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404127760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica pra a cidadania, a partir da criação na escola, de condições de aprendizagem para:
I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.
II - A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV - A desvalorização dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Está (ão) correta (s):
		
	 
	As opções I, II e III
	
	As opções III e IV
	
	Apenas a opção I
	
	As opções I e IV
	
	As opções II,III e IV.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404127956)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Plano de desenvolvimento da Educação (PDE) refere-se a todos os segmentos do ensino, mas tem um foco prioritário na Educação Básica. As medidas devem ser implementadas conjuntamente pela União, estados e municípios e visam solucionar os problemas que afetam:
		
	 
	o rendimento, a frequência e a permanência do aluno na escola
	 
	o investimento financeiro para melhoria da estrutura escolar
	
	o problema da violência e do bullying
	
	a formação dos professores e a compra de materiais didáticos
	
	a organização do espaço escolar e a compra de mobílias

Outros materiais