Buscar

slides_marketing

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
 
Marketing
1º SEMESTRE - COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROFESSORA: MARIA GLÁUCIA MAGALHAES
*
*
*
 Comunicação Integrada
“O objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de vender” (Peter Drucker);
*
*
*
Comunicação Integrada
 
 “É a execução das atividades que conduzem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor final” (Associação Americana de Marketing”;
*
*
*
Comunicação Integrada
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (American Marketing Association).
*
*
*
Comunicação Integrada
“O marketing é importante demais para ficar por conta apenas do departamento de marketing” (David Packard);
*
*
*
Comunicação Integrada
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (Kotler); 
*
*
*
Comunicação Integrada
“A tarefa de marketing é descobrir necessidades não atendidas e fornecer soluções satisfatórias” (Kotler)
*
*
*
Comunicação Integrada
 Marketing envolve: pesquisas de mercado, características e qualidade do produto, fixação de preços, logística, distribuição, ponto de venda, publicidade, promoção de vendas entre outros. 
 
*
*
*
Comunicação Integrada
Origem: O marketing tem suas origens no fato de que o homem é uma criatura com necessidades e desejos. Necessidades e desejos criam um estado de desconforto nas pessoas, que se resolve por intermédio da aquisição de objetos. 
*
*
*
Comunicação Integrada
A maioria das sociedades humanas trabalha no princípio da troca, que significa que pessoas se especializam na produção de bens específicos e permutam esses bens por outras coisas de que precisam.
*
*
*
Comunicação Integrada
Um mercado é composto por clientes potenciais que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar-se num processo de troca para satisfazer aquela necessidade ou desejo. 
*
*
*
Comunicação Integrada
O marketing propõe uma abordagem sistemática e técnica das atividades de troca e, portanto, preocupa-se com o desenvolvimento e manutenção das relações que envolvem produtos, organizações, pessoas, lugares ou tudo o mais onde o benefício da troca possa ser maximizado para as partes envolvidas no processo.
*
*
*
Comunicação Integrada
“É o processo de planejamento e execução da concepção, do preço, da promoção e da distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. Isso depende sobremodo do planejamento da oferta da organização, em termos das necessidades e desejos dos mercados-alvo, usando eficazmente o preço, a distribuição, a comunicação e promoção, a fim de informar, motivar e servir o mercado”.
*
*
*
Comunicação Integrada
Conceitos da Administração de Marketing:
Conceito de Produção - Produtos amplamente encontrados e de baixo custo;
Conceito de Produto - Produtos de melhor qualidade, preços razoáveis, pouco esforço de marketing para se conseguir vendas e lucros satisfatórios;
Conceito de Venda - Empresas adotam um agressivo esforço de vendas e promoção;
Conceito de Marketing - A orientação da administração para atingir seus objetivos consiste em determinar as necessidades e os desejos do mercado-alvo e satisfazê-los mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes.
*
*
*
Comunicação Integrada
 Para Kotler, o marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto, determinar corretamente seu preço e torná-lo facilmente acessível ao cliente. A empresa que quer mais do que apenas vendas “eventuais” deve desenvolver um programa eficaz de comunicação e promoção. 
*
*
*
Comunicação Integrada
 Composto mercadológico, composto de marketing, marketing mix - trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing.
*
*
*
Comunicação Integrada
 O composto de marketing - conjunto de instrumentos de marketing que a empresa usa para atingir seus objetivos de mercado dentro de um prazo pré-determinado.
*
*
*
Comunicação Integrada
Formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960);
O composto é dividido em quatro secções: produto, preço, ponto (distribuição) e promoção (comunicação);
*
*
*
Comunicação Integrada
Produto - variedade, qualidade, design, características, marca, embalagem, tamanho, serviços, garantia, retornos, etc.
Preço - lista de preços, descontos, subsídios, crédito, condições de pagamento, etc.
Ponto (distribuição) - canais, cobertura, localização, estoque, transporte etc.
Promoção (comunicação) - propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas e relações públicas.
*
*
*
Comunicação Integrada
 A utilização de um composto de marketing adequado pressupõe o conhecimento correto das variáveis ambientais de natureza tecnológica, econômica, social, psicológica, legal entre outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais