Buscar

Prova discursiva Currículo e Didática, Nota: 96

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O livro A produção da escola pública contemporânea [...] constatou, por meio de uma analise retrospectiva, que a organização do trabalho didático, vigente nas escolas de nossos tempos, foi fundada por Comenius no século XVII, pela inspiração da organização manufatureira do trabalho. Constatou, também, que, depois de instaurada, essa organização se petrificou, foi historicamente superada pelas transformações sociais, mas tem resistido a todos os embates tendentes a demoli-la.
ALVES, Gilberto. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005. p.63.
 
Com base no fragmento dado, no livro-texto e nas aulas explique:
Qual o sistema econômico que criou a escola tal como conhecemos hoje? (40%)
Justifique: qual o objetivo desta criação? (60%)
Nota: 20.0
	A escola, tal como a conhecemos hoje, é uma criação do capitalismo.
O objetivo básico era instaurar uma sociedade comum: com uma língua e conteúdos previamente selecionados e impostos a todos aqueles qu e tem línguas e concepções diferentes.
(LIVRO-BASE, p.36)
Resposta:O sistema econômico que criou a escola hoje é o capitalismo, o objetivo desta criação é uma transformação social, criar pessoas para ser críticos, nao apenas um sujeito psicológico, mas de formar pessoas criativas , produtivas, capaz de dominar o processo de aprender, pessoas que são intelectuais, que saibam entender o mundo onde vive, como um todo, fazer a diferença, pessoas que entendem não apenas da parte cientifica mas que tenha um conhecimento da sociedade.
Questão 2/5
As teorias progressistas começam a se delinear a partir do século XVIII e se constituem como tentativa de buscar respostas aos problemas socioeconômicos advindos dos processos de urbanização e industrialização ocorridos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. A escola, nesse contexto, é vista como a instituição responsável pela compensação.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p.4.
 
Neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas uma importante com relação ao foco do currículo.
Explique qual o novo foco dado ao currículo.
Nota: 20.0
	A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças (LIVRO BASE, p. 58).
Resposta:A escola é vista como responsável pela compensação dos problemas e da sociedade, que mais ampla passa a ter como foco a forma curricular e não ao conteúdo, ou seja eles centram em se preocupar na organização das atividades, na metodologia, nas experiencias de vida, nas diferenças individuais e nos nos interesses que a própria criança possui. O que é muito importante no currículo é a experiencia de quem constrói, a recreação da cultura, em termos de vivencia, provocar a situação problema.
Questão 3/5
A partir da década 1980 começa um debate intenso e reflexão em prol da revisão critica da didática e a busca pela reconstrução desta, a partir destas novas reflexões os teóricos apresentaram diferentes enfoques para a questão da didática e o papel que esta possui na formação do professor.
Passado este primeiro momento, em que debate-se e reflete-se sobre a didática, em que se passa a ter, em contraponto à didática instrumental, a didática fundamental, que visava uma reflexão crítica do processo de ensino, uma série de proposições práticas para o ensino da didática, elaborada por diversos autores. Dentre estes temos Demerval Saviani e sua pedagogia histórico-crítica, José Libâneo e a pedagogia critico-social dos conteúdos, Pura Martins e a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento.Nas aulas, a professora Jussara Finatti apresenta os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento, apresentando uma distinção fundamental que existe entre ambas para a professora Pura Martins.
Qual é esta “principal” distinção entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento?
Nota: 16.0
	A proposta do Saviani ainda valoriza demais os conteúdos, a sistematização coletiva dos conhecimentos, não com a intenção de apreender os conhecimentos produzidos pela humanidade, mas sim com intuito de responder as questões práticas e da realidade da vida.
(Aula 1 - Vídeo 2 – slide 9-  21’ minutos)
Resposta:De acordo com Saviani, na pedagogia Histórico crítica que pode ainda aproveitar o eixo transmissao-assimilação. 
Já a Pura Lucia Martins acredita que deve romper esse eixo transmissão-assimilação, e apoia a prática da ação-reflexão- ação. 
Na verdade é uma diferença muito pequena.
Questão 4/5
A metodologia didática é a sistematização do ensino, constituída por métodos e técnicas (...) de que se vale o professor para efetivar a sua intervenção no comportamento do educando, orientando-lhe a aprendizagem.
NÉRICI apud MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 39.
 
De acordo com o exposto e com os conhecimentos adquiridos, explique a diferença entre método e técnica.
Nota: 20.0
	Método é o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, que determina o tipo de interação a ser estabelecida entre professor, alunos e conteúdos, conforme orientação que o fundamenta.
Técnicas são as instâncias intermediárias, os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em situações praticas.
(LIVRO-BASE, p. 35; e Aula 2, vídeo 1 – slide 5)
Resposta:tendo uma intencionalidade educativa Método é o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, que determina o tipo de interação a ser estabelecida entre o professor, alunos e do conteúdo. já a técnica são instancias que intermeia. 
A intencionalidade defini o caminho o método a ser percorrido e a técnica são os caminhos através de como pode ser percorrido.
Questão 5/5
As tendências pedagógicas, formuladas ao longo dos tempos por diversos teóricos que se debruçaram sobre o tema, foram concebidas com base nas visões desses pensadores em relação ao contexto histórico das sociedades em que estavam inseridos, além de suas concepções de homem e de mundo, tendo como principal objetivo nortear o trabalho docente, modelando-o a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social em que viviam.
Sendo assim, o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, principalmente as mais recentes, torna-se de extrema relevância, visto que possibilitam ao educador um aprofundamento maior sobre os pressupostos e variáveis do processo de ensino-aprendizagem, abrindo-lhe um leque de possibilidades de direcionamento do seu trabalho a partir de suas convicções pessoais, profissionais, políticas e sociais, contribuindo para a produção de uma prática docente estruturada, significativa, esclarecedora e, principalmente, interessante para os educandos.
SANTOS, Roberto Ferreira dos. Tendências pedagógicas: o que são e para que servem. Disponível em: < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html>. Acesso em: 21/12/2014.
 
Com base no texto e nos conteúdos explanados no livro base, apresente características de ao menos duas tendências pedagógicas não críticas e suas teorias sobre currículo.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno cite ao menos duas tendências dentre: escola tradicional, a escola nova, escola tecnicista (Livro Base, p. 91-92)
Escola Tradicional:
Conteúdos isolados e disciplinas específicas;
Visa preparar o educando para atuar na sociedade, com base em um ensino enciclopédico desconexo;
Organização curricular enfatiza a quantidade dos conteúdos, que são apresentados de forma fragmentada, estanque, descontextualizados e sem articulação com a realidadeprática;
Professor é o detentor do saber e o educando é passivo, que apenas retém as informações transmitidas na sala de aula, memorizando o conteúdo por meio de repetidas atividades de fixação;
As normas disciplinares são autoritárias e rígidas.
Escola Nova:
Busca aproximação da realidade do educando com base em uma proposta de elaboração de projetos focada nos interesses apresentados na sala de aula;
Professor é o facilitador da aprendizagem;
O educando é considerado ativo, participativo, construtor de seu conhecimento;
A ênfase curricular está nos processos de aprendizagem, na descoberta e no respeito aos diferentes ritmos;
Preocupação com os melhores métodos para viabilizar o processo de ensino- aprendizagem;
Conteúdos estabelecidos com base na experiência do educando;
Escola Tecnicista:
Exalta a importância do desenvolvimento das competências e das habilidades específicas, excluindo aqueles alunos que não se tornam aptos para as funções produtivas;
Centra-se no melhores recursos de ensino;
O currículo enfatiza o desenvolvimento do pensamento e da ação instrumentais, de modo que o comportamento deve ser "moldado" de acordo com técnicas específicas;
O professor é o técnico do ensino e o educando é apenas o indivíduo para quem se transmite as informações, desconsiderando-se o seu potencial de criar, recriar, de analisar, de refletir;
Conteúdos são baseados em princípios científicos e enfatizados nos módulos e livros didáticos.
 
Resposta:Na teoria TRadicional, (transmissao-assimilação) 
- Tem a forma de ensinar tudo a todos, predomina a comunicação vertical, as aulas são expositivas, visão essencialistas (o homem imutável), acabar com a fragmentação, a educação é o fator da equalização, as técnicas sao aulas expositivas, acredita no poder da memorização, o professor é o centro, Freire fala que é como uma conta bancária, os professores vão " metralhando conteúdo)". No currpulo seu conteudo é fragmentado, racionado, nao sao interligados. 
Já na escola nova( aprender a aprender), o aluno passa a ser o centro, visão existencialista, os alunos passam a ser ativos em sala de aula, nâo são mais miniaturas de adultos, mas crianças que precisam ser ouvidas, a psicologia influencia muito nessa fase, o professor orienta e o aluno é ativo, as técnicas podem ser usadas como dinâmicas em grupo.

Continue navegando