Buscar

AV1 Mkt. 3 Setor 2016 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Em 2000, as Nações Unidas esboçaram seu plano multilateral para reduzir a pobreza no mundo e criaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com oito objetivos e 18 metas associadas. Muitas empresas se comprometeram com estes objetivos, adaptando suas estratégias e valores, a fim de contribuir com esta causa. Que outra consequência trouxe a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? (Ref.: 201408573714)
R: Serviu de estímulo para o surgimento de instituições de Terceiro Setor.
2) A Constituição de 1988 foi um fato histórico que colocou em pauta a importância da cidadania, deixando latentes questões relacionadas à área social. Que setor da economia foi alavancado a partir deste fato? (Ref.: 201408573709)
R: O terceiro setor.
3) Entre as afirmações abaixo, a que melhor explica a tendência do marketing para o terceiro setor é: (Ref.: 201408574773)
R: O marketing para o terceiro setor visa acabar com o estigma de filantropia e fortalecer o conceito de sustentabilidade dentro das suas Empresas
4) De acordo com o Handbook on Non ¿ Profit Institutions in the System of National Accounts (Manual sobre as Instituições Sem Fins Lucrativos no Sistema Nacional de Contas) desenvolvido pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas em conjunto com a Universidade Johns Hopikins, estas instituições são pessoas jurídicas, portanto a resposta CORRETA é: (Ref.: 200901428189)
R: Institucionalizadas, Privadas, De fins não lucrativos, Auto administradas e ou Voluntárias
5) Qual a resposta que NÃO está relacionada à estratégia de ao associar figuras públicas aos projetos sociais, tal como aconteceu em janeiro de 2006, quando o roqueiro Bono Vox e Bobby Shriver, sobrinho de John F. Kennedy deram início ao projeto Red Campaign? (Ref.: 201408573718)
R: Aumentar o lucro do negócio.
6) Em relação ao comportamento dos consumidores atuais e sua visão sobre as empresas que investem no terceiro setor, pode se dizer: (Ref.: 201408574775)
R: O consumidor atual é informado, engajado e preocupado com a atuação cidadã da empresa.
7) Entre as principais ferramentas do marketing para o terceiro setor, está o marketing social. Esta ferramenta tem características como: (Ref.: 201408574771)
R: Marketing capaz de provocar mudanças de ação, de comportamento e de valor ao mudar a conduta de determinados públicos sobre determinadas questões.
8) As estratégias utilizadas pelas organizações sem fins lucrativos são semelhantes às praticadas pelas organizações que visam lucro, com vistas a atender as exigências de um novo consumidor, atento (Ref.: 201408698948)
R: às práticas que refletem uma sociedade mais solidária e popular
9) O sucesso do Terceiro Setor depende do bom gerenciamento das variáveis controláveis da empresa, já que são elas (Ref.:201408698950)
R: que podem ser manipuladas diante do mercado, adaptando-se aos mais variados fatores externos
10) A análise de SWOT consiste na avaliação global das: (Ref.: 201408548148)
R: Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
11) O ano de 2009 começou mais triste em cinco hospitais do Rio de Janeiro. As visitas dos Palhaços dos Doutores da Alegria, que divertem os pacientes com seus narizes vermelhos duas vezes por semana, foram suspensas na cidade. A interrupção foi decidida depois que a crise internacional ligou a sinal de alerta na ONG (Folha de São Paulo, 23/01/09). Como o planejamento de Marketing poderia ajudar a ONG Doutores da Alegria em tempos de crise? (Ref.: 201408702017)
R: A prever os riscos de sua operação a partir do estudo das ameaças e oportunidades, permitindo que o projeto possa se preparar frente a possíveis problemas, bem como potencializar novos negócios, produtos e etc.
12) Marque a alternativa INCORRETA no que se refere ao surgimento do Terceiro Setor:
R: Da ação desordenada das pessoas que se preocupam apenas em viver suas próprias vidas.
13) A declaração de missão do Greenpeace diz: ¿O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos¿. Qual a importância da missão para um projeto de Terceiro Setor?
R: Serve para tornar claro para todos os seus públicos quais são seus objetivos e de como atua para atingi-los.
14) A origem da ação humanitária que é objeto do trabalho do Terceiro Setor nasce com o homem e suas misérias. No Brasil, uma das primeiras iniciativas nesta área surge em 1543. A que entidade o texto se refere?
R: À Santa Casa de Misericórdia.
15) A partir de uma concepção bem construída e convincente de seus preceitos, o Marketing torna possível atingir objetivo igualmente importante, que é a arrecadação de fundos para projetos do Terceiro Setor, viabilizando
R: Sua sustentabilidade
16) De acordo com Kotler (2006), um bom plano de marketing deve ser analisado segundo alguns aspectos. A simplicidade é um deles e diz que:
R: O conteúdo deve ser de fácil compreensão.
17) No mundo, personagens históricos, trabalharam por causas sociais importantes e que servem até hoje como inspiração para aqueles que militam contra a miséria, a fome, o analfabetismo, entre outros males. São eles: a) Madre Tereza de Calcutá, b) Gandhi, Martin Luther King c) Herbert de Souza, o Betinho, d) Zilda Arns, Chico Xavier Indique quais as opções CORRETAS:
R: Todas as opções estão corretas.
18) O Metrô do Rio mantém o projeto Estação Alegria, para que alunos de primeira a quarta série de escolas públicas de áreas suburbanas aprendam princípios de cidadania e respeito à preservação do metrô e do patrimônio público, por meio de uma revista em quadrinhos e de esquetes sobre situações do cotidiano. Da mesma forma é o projeto Espaço Aberto, mantido pela empresa, no qual novos talentos se apresentam mediante uma ajuda financeira mensal, nas estações e carros do metrô, com números musicais ou esquetes teatrais que estimulam a prática da cidadania. Assinale a resposta correta:
R: São projetos promovidos pelo Segundo Setor.
19) Em relação ao comportamento dos consumidores atuais e sua visão sobre as empresas que investem no terceiro setor, pode-se dizer:
R: O consumidor atual é informado, engajado e preocupado com a atuação cidadã da empresa.
20) O respeito ao indivíduo e ao meio ambiente estão presentes na Faber-Castell desde 1761. Desde a sua fundação, a Faber-Castell tem pautado suas ações por um grande respeito ao ser humano e ao meio ambiente e sabe o quanto essa postura é importante para garantir um futuro saudável para as próximas gerações. As iniciativas da Faber-Castell hoje, no Brasil e no mundo, são reflexos da vocação histórica da empresa de atuar com total responsabilidade social. Uma filosofia que está explícita em seus valores, incorporada na cultura de seus colaboradores e que, assim, deverá se perpetuar por centenas de anos mais. A Faber-Castell é uma entidade representativa de que setor da economia?
R: O segundo setor.
21) Thompson e Pringle (2000), conceitua que: ¿O marketing para causas sociais pode ser definido como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. ¿ Podemos afirmar que: I) O Marketing é a ferramenta mais adequada, pois é capaz de provocar mudanças cognitivas, de ação, de comportamento e de valor, promovendo a aceitação de causas e ideias. II) O Marketing é ferramenta fundamental para captação de recursos, recrutamento de voluntários, ações em defesa de uma causa, bem como para estimular a utilização dos serviços da organização. III) O Marketing é a estratégia de mudança de comportamento que separa a abordagem tradicional, do planejamento e das ações para mudança social. Marque abaixo qual a opção CORRETA
R: I e II
22) A frase que melhor explica o motivo de as empresas estarem preocupadas com o investimento no marketing para o terceiro setor é:
R: As empresas estão preocupadas em ampliarem suas marcas e veem, no terceiro setor, um caminho sustentávelpara melhorar a sua imagem junto à sociedade.
23) A função principal do Marketing é lidar com os clientes, construindo relacionamentos lucrativos. No que tange ao Terceiro Setor, embora de fundamental importância o conceito de lucro se atém ao financiamento de suas operações. Desta forma, podemos concluir que relacionamentos lucrativos com clientes podem ser entendidos como relacionamentos de valor. Na visão de Kotler esses valores são, EXCETO
R: Marketing de relacionamento
24) Enquanto numa empresa há os consumidores, os funcionários, os fornecedores, os investidores e etc., nas ONGs e instituições do Terceiro Setor, além dos beneficiários, ou seja, pessoas que são atendidas pelas ações, existem
R: Os voluntários, os financiadores e o governo para atender as necessidades de uma comunidade
25) Oficialmente no Brasil, a Twins for Peace, grife francesa de tênis sneakers trazida pela Acaju do Brasil, mostra ao país seu projeto global sob o conceito Be Cool, Be Good. Produzidos com 90% de materiais reciclados, a proposta é que para cada tênis vendido, um é doado. Por aqui a parceria foi feita com a Fundação Gol de Letra do ex-jogador Raí, embaixador oficial da marca no Brasil. Consultado em: http://blog.coletivoshowroom.com.br/tag/fundacao-gol-de-letra/, disponível em 28/02/2014. De acordo com o texto, qual a importância da construção da marca em projetos de Terceiro Setor:
R: Garante visibilidade e credibilidade junto aos seus diversos públicos, tais como tais como cidadão e o voluntário.
26) O plano de marketing é um documento formal que descreve, com maior ou menor grau de detalhamento, as ações que uma organização deve empreender para cumprir seus objetivos de marketing, os prazos e os recursos necessários, bem como identifica onde está e onde deseja chegar. O plano de marketing é um dos produtos mais importantes do processo de marketing, pois permite monitorar a evolução do ambiente nos seus diversos aspectos.
Quanto ao plano de marketing é correto afirmar que:
R: Ele faz uma análise sobre o mercado e como a empresa planeja alcançar seus objetivos, diretrizes estratégicas e táticas das ações da organização, determinando de forma clara a alocação de recursos ao longo do período de implementação.
27) De acordo com Kotler (2006), um bom plano de marketing deve ser analisado segundo alguns aspectos. A simplicidade é um deles e diz que:
R: O conteúdo deve ser de fácil compreensão.

Continue navegando