A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
APOLS 1.2.3.4.5  3º SETOR E COMP.CONSUMIDOR

Pré-visualização | Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO DO 3º SETOR 
APOLS: 01.02.03.04.05
APOL 01 - 3º Setor 
Questão 1/3
Tanto as associações como as sociedades civis são pessoas jurídicas criadas pela união de pessoas voltadas para um mesmo fim. O diferencial encontra-se na finalidade lucrativa. Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
B) Se houver ausência de fim lucrativo, será uma sociedade civil; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma associação.
C) Se houver presença de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver ausência dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
D) Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação e se, também, houver ausência dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
Questão 2/3
As fundações podem ser classificadas como públicas ou privadas, de acordo com a natureza jurídica pública ou privada do instituidor ou se o Poder Público a matem (Di Pietro, 2002, p. 213). Assim, de regra, se na criação ou na manutenção, direta ou indireta, não houver a participação estatal, a fundação será considerada privada e regulada pela Lei Civil. Um exemplo de fundações privadas, instituídas pelo poder público são as fundações de apoio às universidades públicas, possuindo algumas características.
Sobre estas características, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – Exigência de concurso público para admissão de pessoal, abolindo o processo seletivo regimental.
II – Reconhecimento como instituições de ensino e assistência social.
III – Benefício da imunidade tributária do art. 150, VI, “c”, da CF/1988.
IV – Prestação de serviços reconhecida ao autônomo e inexistência de vínculo empregatício com os bolsistas (art. 4º, parágrafo 1º, da Lei nº 8.958/1994).
A) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
B) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
C) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
D) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Questão 3/3
“No limiar entre dois setores, há aquele que se compõe de pessoas que, sem integrar o Estado, almejam atividades sociais ou solidárias, sem desejar o lucro, ou seja, sem fins econômicos. ”
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
A) Primeiro setor
B) Segundo setor
C) Terceiro setor
D) Setor intermediário
Questão 2/3
O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como “patrimônio personalizado” (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de “fundações”:
	
	A
	Pessoa física que pode ser criada por dois ou mais indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	B
	Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	C
	Pessoa jurídica que deve ser criada por dois indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
	
	D
	Pessoa física deve ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
Questão 3/3
Fazendo um apanhado histórico da economia global, é possível perceber basicamente três períodos: um período que teve início nos primórdios comerciais, indo até a concepção de Adam Smith, John Locke e Stuart Mill, quando a humanidade ingressou no segundo período econômico denominado liberalismo e outro terceiro que assiste-se na atualidade, o neoliberalismo.
Sobre as diferenças principais entre o liberalismo e o neoliberalismo, relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
1 – Liberalismo 2 – Neoliberalismo
(L). Na agricultura, promovia um desmantelamento das unidades agrícolas autossuficientes. = Liberalismo 
(L). Converteu os camponeses em proletários. = Liberalismo 
(N). Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno à fase inicial do liberalismo. = Neoliberalismo
(L). Estimulou o crescimento das cidades e dos complexos urbano-industriais. = Liberalismo 
 
	 
	A
	1 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	1 – 1 – 2 - 2
	
	D
	2 – 2 – 2 - 1
APOL 02 - 3º Setor 
Questão 1/3
O procedimento de obtenção do Certificado de Entidades de Fins Filantrópicos previsto no Decreto nº 2.536, de 06 de abril de 1998, alterado pelo Decreto nº 3.504, de 13 de junho de 2000, regulado ainda pela Resolução nº 177, de 10 de agosto de 2000, do CNAS é semelhante ao registro no CNAS, antes tratado.
Para obter o certificado, a entidade deverá demonstrar que nos três anos imediatamente anteriores ao pedido, de forma cumulativa, esteve legalmente constituída no país, inscrita e registrada em determinados conselhos, ou seja, atenda três itens.
Sobre estes três itens, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – Esteve legalmente constituída no país, não precisando estar em efetivo funcionamento.
II – Esteve previamente inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social do município de sua sede, se houver, ou no conselho correspondente no âmbito estadual.
III – Esteve previamente registrada no CNAS (vide item anterior).
	
	A
	Apenas a alternativas I está correta
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
Questão 2/3
Se para o particular o PODER DE AGIR é uma faculdade, para o administrador público é uma OBRIGAÇÃO DE ATUAR, desde que se apresente o ensejo de exercitá-lo em benefícios da comunidade. É que o Direito Público ajunta ao PODER do administrador o DEVER de administrar.
Dessa responsabilidade surgem algumas características peculiares do contrato administrativo que decorrem expressamente da lei, a saber, do art. 58 da Lei nº 8.666/1993. Costuma-se denominar tais peculiaridades de cláusulas exorbitantes, contudo, confere-se uma maior exatidão ao regime jurídico dos contratos administrativos quando referidos como: deveres contratuais extraordinários da administração pública.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, estes deveres:
	
	A
	Dever de modificação unilateral, rescisão contratual, fiscalização da exportação e importação, aplicação de sanções e de ocupação provisória.
	
	B
	Dever de modificação bilateral, rescisão contratual, fiscalização da execução, aplicação de sanções e de ocupação imprópria.
	
	C
	Dever de modificação unilateral, rescisão unilateral, fiscalização da execução, aplicação de sanções e de ocupação provisória.
	
	D
	Dever de modificação contábil, rescisão bilateral, fiscalização da execução, aplicação de sanções e de ocupação imprópria.
Questão 3/3
A tônica da relação advinda da regulamentação das Oscip é o “vínculo de cooperação”, ou seja, o estabelecimento de um vínculo de parceria qualificada pela comunhão de esforços para a consecução de um mesmo objetivo – o “interesse público”.
Tais organizações são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que contêm em seu objetivo social