Buscar

Anemia Falciforme e Malária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anemia Falciforme e Malária 
Discentes: Anayle Statuti 
 Clara Nunes 
 Débora Paiva 
 Lorena Filgueiras
 Thaís Godinho 
Universidade Federal de Ouro Preto
 Escola de Farmácia 
Disciplina Bioquímica Celular A – CBI615
Anemia Falciforme 
 Do latim falci-, foice e -forme, formato de foice
 Doença hereditária monogênica, caracterizada pela presença de uma hemoglobina anormal (HbS), que sob determinadas condições de desoxigenação, polimeriza, deformando as hemácias, que assumem uma forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico e outras complicações, nos indivíduos acometidos pela doença.
 Comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e na Índia.
A expectativa de vida é encurtada, em média, aos 42-45 anos e as complicações da patologia estão presentes na maioria dos casos
Descoberta em 1910 pelo Médico James Herrick
As hemácias são células redondas repletas de um pigmento chamado de hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue. Essa hemoglobina chama-se A.
A hemoglobina é o principal componente da hemácia. Local onde oxigênio se prende. Ela é constituída por quatro cadeias polipeptídicas. Cada uma contém um grupo heme e um só centro de ligação ao oxigênio.
Por uma alteração genética, a pessoa com doença falciforme produz um tipo alterado de hemoglobina, a hemoglobina S (Hb S), no lugar da hemoglobina normal, a hemoglobina A (Hb A), presente nos adultos.
O transporte de oxigênio para todo o corpo, (função da hemoglobina), não se dá de forma satisfatória 
A Hb S faz com que a hemácia deixe de ser flexível e fique mais rígida
 Nesses casos, a hemácia passa a ter foice, podendo se ligar aos vasos sanguíneos e também a outras hemácias e ser destruída mais facilmente, o que ocasiona anemia e dificulta a circulação no sangue. 
É comum que ocorra entupimento dos vasos sanguíneos, o que leva a dores e a outras alterações em praticamente todos os órgãos do corpo.
Sintomas: 
Fadiga (cansaço);
Astenia (fraqueza);
Palidez (principalmente nas conjuntivas e mucosas).
Crise de dor 
Síndrome mão e pé 
Icterícia 
Infecções 
Úlceras de perna 
Entre outros. 
Malária 
 Paludismo, impaludismo ou maleita
Doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium
Transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem.
A principal característica patológica dessa doença é a alteração estrutural das hemácias, em que as consequências dependem da espécie do protozoário.
Relação da Anemia Falciforme com a Malária 
Os portadores da anemia falciforme são geralmente mais resistentes à malária do que as pessoas que não têm essa deficiência. 
Foi descoberto que a proteção conferida pela hemoglobina falciforme atua sem afetar a capacidade do parasita de infectar os glóbulos vermelhos do hospedeiro.
A hemoglobina falciforme torna o hospedeiro tolerante à presença do parasita, efeito mediado pela enzima heme oxigenase-1 (HO-1), cuja produção é induzida pela hemoglobina falciforme. 
Revelou agora que a produção do gás monóxido de carbono, provocada pela hemoglobina falciforme, impede que o parasita Plasmodium cause uma reação no hospedeiro que leve à sua morte, tudo sem interferir com o ciclo de vida do parasita.
Os indivíduos homozigóticos (com duas cópias do alelo anormal) desenvolvem anemia falciforme, enquanto que os heterozigóticos (com um alelo anormal e outro normal) apresentam resistência à malária, por possuir suas hemácias parcialmete afetadas pela mutação na molécula de hemoglobina.
Referências bibliográficas: 
http://www.nupad.medicina.ufmg.br/?page_id=1871
https://agencia.fiocruz.br/mal%C3%A1ria
http://wwwpt.igc.gulbenkian.pt/pages/article.php/A=80___collection=pressReleases___year=2011

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais