Buscar

TRABALHO PROINTER 2 SEMESTRE

Prévia do material em texto

Cada vez mais ouvimos falar desse termo dentro das empresas, a responsabilidade sustentável.
Existem várias formas de se adaptar a essa ideia...tais como: dar preferência às embalagens econômicas, aproveitar a água da chuva, não deixar aparelhos em standy by, manter fiações elétricas em bom estado, usar pilhas recarregáveis, enfim, uma infinidade de termos a atitudes, elas podem ser referência para sua empresa caminhar rumo a produção responsável, valorizando o meio ambiente e a sociedade.
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Além de respeitar o meio ambiente, esse propósito tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma organização perante seus consumidores e agregados. Com o aumento dos problemas ambientais gerados por inúmeros fatores, um deles seria o crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais exigentes sobre a defesa do meio ambiente, cada dia que passa eles vão em busca de produtos e serviços em empresas responsáveis.
Podemos ressaltar que sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais e esporádicas que visam o marketing, aproveitando o enfoque a chamada “onda sustentável”, suas práticas devem ser realmente significativas para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Vantagens das Práticas Empresariais sustentáveis
Melhoria da imagem da empresa perante os clientes e a sociedade em geral;
Economia com redução dos custos da produção, por exemplo: reciclando o lixo, a água, matérias-primas e energia elétrica.
Melhoria nas condições gerais do planeta, pois os empresários possuem famílias as quais viverão no futuro melhor ou pior, dependendo unicamente do que for feito agora.
Funcionários e colaboradores satisfeitos em função da ideia, muitas pessoas sentem satisfação em ajudar nesse quesito e ficam felizes em trabalhar em empresas sustentáveis.
Até mesmo a valorização perante a bolsa de valores. Cada vez mais os investidores procuram dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.
O que podemos fazer para colaborar por um Ambiente Sustentável
Usar sistemas para reaproveitar a água;
Usar racionalmente a água e a energia elétrica;
Reciclar os lixos sólidos;
Reutilizar matérias-primas;
Criar projetos sociais voltados para a conscientização;
Adotar projetos educacionais em toda a comunidade em que a empresa está instalada;
Usar embalagens recicláveis;
Usar sacolas biodegradáveis;
Usar filtros, para as empresas que produzem poluentes emitidos em determinada fase de produção;
Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos;
Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente;
Não utilizar em hipótese alguma de trabalho infantil, forçado ou escravo;
Respeitar totalmente as leis ambientais do país;
Não praticar nenhum esquema de corrupção, nem tentar tirar vantagens públicas;
Usar nos processos de produção quando possível, fontes de energia limpa e renovável;
Não discriminar, de nenhuma forma nos processos de seleção de funcionários, raça, religião, opção sexual;
Respeitar as leis trabalhistas do país, pagando de forma justa e garantindo todos os direitos do trabalhador;
Garantir a segurança dos funcionários no processo de produção;
Produzir mercadorias que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos funcionários e consumidores;
Fornece um SAC, serviço de atendimento ao consumidor;
Informar adequadamente os consumidores a respeito das características dos produtos e serviços, orientar sobre o descarte do produto, validade;
Adotar quando necessário a logística reversa em caso de fabricantes de pneus, pilhas, baterias, medicamentos e outros produtos que possam poluir o meio ambiente.
Você Sabia?
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
É uma ferramenta importante para análise e comparação das empresas que mantém ações na Bolsa de Valores, visa esclarecer os investidores sobre como estas empresas estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.
Conceituando a Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades que visam superar as necessidades relevantes da humanidade, sem comprometer seu futuro próximo, ou seja, ela está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, utilizando os recursos materiais de forma inteligente para o futuro.
Os benefícios para quem se adota dessa prática são inúmeros, elas garantem a médio e longo prazo um planeta saudável e habitável para todas as formas de vida, inclusive a humana.
Mas infelizmente nosso planeta está sendo afetado por vários tipos de problemas nesse sentido, e a maioria em virtude de ações humanas, estes problemas afetam a fauna e a flora, solo, água, ar e etc.
Principais Problemas Ambientais Atualmente
Poluição do ar por gases poluentes gerados pela queima de combustíveis fósseis, tais como: carvão mineral, gasolina e diesel;
Poluição dos rios, lagos, mares e oceanos, sendo causado pelo descarte de esgoto e lixo, sofrendo inclusive acidentes ambientais como por exemplo: vazamento de petróleo;
Poluição do solo provocada por agrotóxicos e fertilizantes a até mesmo o descarte irregular de lixo;
Queimadas em matas e florestas, jogando quantidade de gás carbônico para a atmosfera;
Desmatamento e o corte ilegal de árvores visando a venda de madeira;
Esgotamento do solo, fazendo o mesmo deixar de produzir devido ao uso incorreto;
A caça predatória diminui as espécies de animais e desestabiliza o ecossistema;
Falta de água para consumo humano;
Acidentes nucleares;
Aquecimento global;
Diminuição da camada de ozônio.
ISO 14000 – Normas para a gestão Ambiental nas Empresas.
O ISO 14000 nada mais é que um conjunto de normas para definir os parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas privadas e públicas. Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization – ISO – Organização Internacional para Padronização.
O objetivo dessas normas são diminuir o impacto que as empresas provocam no meio ambiente.
As empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através do processo de produção, seguindo tais normas as empresas reduzirão significativamente os danos ambientais.
Quando a empresa segue as normas e se adapta aos seus processos, ela pode obter o certificado ISO14000, este certificado é muito importante, pois confirma a responsabilidade da organização com o meio ambiente, valorizando assim seus produtos e serviços.
Para manter o certificado ISO14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar funcionários para seguirem as normas, verificar os impactos ambientais que os procedimentos das empresas estão causando, e diminuir seus efeitos.
As empresas que são exemplos de Sustentabilidade 2013.
Exemplos que inspiram a sustentabilidade no país, essas empresas se destacaram em sete categorias da sustentabilidade, são elas: Governança de sustentabilidade, Direitos Humanos, Relação com a Comunidade, Relação com os Fornecedores, Gestão de Água, Gestão de Biodiversidade e gestão de Resíduos.
Bunge
Premiada no setor de bens de Capital
Essa empresa gigante resolveu experimentar novos ares e expandir os negócios além dos grãos, farelo e óleo, em março de 2013inaugurou sua primeira usina de biodiesel no município de Mutum em Mato Grosso, com essa iniciativa da Bunge investe em energia limpa e gera renda para cerca de 10.000pequenos agricultores.
Treta Pak
Premiada no setor de bens de Capital
Inovar tecnologicamente é a ordem, por meio da reciclagem de embalagens a Tetra Pak ajudaa diminuir o impacto ambiental.
Até o final de 2013 a empresa reciclou 31% das embalagens que produziu, cerca de 70.000 toneladas de material, a empresa investe também na capacitação de cooperativas de reciclagem.
Natura
Premiada no setor de Bens de Consumo
A Natura nada mais é que um modelo em responsabilidade socioambiental, ela persegue a meta de aproveitar ao máximo os recursos que encontra na natureza, e se a empresa não consegue utilizar tudo, outras talvez possam dar conta desse processo, essa é a ideia em mente.
Even
Premiada no setor de Construção Civil
Um desafio é reduzir os impactos ambientais que as obras produzem, a Even Construtora e Incorporadora de São Paulo, é uma delas.
Além de seguir os padrões para a construção sustentável a empresa leva para dentro do apartamento soluções que reduzem o consumo de água e energia.
Promon
Premiada no setor Consultoria
Empresa especialista em projetos de infraestrutura, se dedica a medir o impacto socioambiental de todos seus projetos.
Whirlpool.
Premiada no setor Eletrônicos.
No Brasil a Whirlpool é líder no setor de eletrodomésticos, donas das marcas Brastemp e Consul, se empenha em eliminar o envio de resíduos industriais para os aterros em vez de parar no lixo, o material é transformado em produtos como telhas e esquadrias.
Elektro
Premiada no setor Energia
A distribuidora de energia se empenha em ter um impacto social positivo, criou cursos gratuitos para formar instaladores e técnicos de distribuição, a empresa já formou 400 profissionais sendo que 350 foram contratados pela empresa.
Eurofarma
Premiada no setor farmacêutico
A Eurofarma fez uma parceria com a rede de drogarias do grupo Pão de Açúcar onde instalou urnas para coleta de materiais em 2012, o programa arrecadou 4,5 toneladas de resíduos, pois quando o remédio entra em contato com a embalagem são considerados resíduos perigosos.
CCR
Premiada no setor Infraestrutura
A principal rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, pode se tornar um modelo de estrada sustentável para o país, para alcançar essa meta a empresa segue sete métodos essenciais que são: segurança diária, educação, resíduos, mobilidade saúde e segurança alimentar, infraestrutura na rede e empreendedorismo local.
Itaú Unibanco.
Premiada no setor Instituições Financeiras
Após lançada essa mídia social onde um bebê dá gargalhadas com folhas de papel sendo rasgadas, o Itaú atingiu a meta de reduzir o desperdício de papel, estimulando o cliente a usar mais a internet para fazer transações bancárias.
Braskem.
Existe uma ideia em mente: espalhar boas práticas. Essa gigante em desenvolvimento de produtos que reduzem o impacto ambiental aos negócios e da cadeia produtiva. Após o plástico de polietileno verde, feito a partir da cana-de-açúcar ela também desenvolveu uma matéria que reduz o impacto na indústria de sapatos, a produção envolve irradiação com luz ultravioleta, eliminando a emissão de gases com o ozônio.
Duratex.
Premiada no setor material de Construção.
A solução sustentável para solucionar um aumento de 17% em sua produção de gases efeito estufa foi substituir o óleo diesel pelas aparas de eucaliptos que não servem para a produção de madeira. Além disso, a empresa troca geradores a óleo diesel antigos por modelos mais econômicos. 
Votorantim Metais
Premiada no setor Mineração
Buscando combater o desperdício, desenvolveu um projeto para reduzir e reaproveitar sobras dos processos industriais, gerando assim um lucro.
Projeto Pro-Inter
Sustentabilidade nas Organizações
As empresas hoje em dia estão cada vez mais ligadas ao termo de responsabilidade sustentável, o termo se aplica diretamente sobre a responsabilidade de uma empresa sobre todo e quaisquer atos de reeducar os velhos hábitos ambientais, tais como: reciclar seu lixo, economizar água, papéis, produtos químicos, entre tantos outros meios, cada dia que passa as empresas estão ficando mais conscientes da importância das ações de sustentabilidade.
Fíbria
Premiada no setor Papel e Celulose
A empresa se emprenhou em dialogar e contribuir para o desenvolvimento da região onde atua, para reduzir conflitos com as comunidades, ele investe pesado no pilar da sustentabilidade. 
Em 2012 forma 27 milhões de reais em projetos de geração de renda que contribuiu para a melhoria da perspectiva de vida e redução a justos de madeira.
Laboratório Fleury
Premiada no setor Serviços de Saúde
O grupo Fleury busca disseminar boas práticas de gestão não apenas dentro de sua rede de médicos e unidades, mas também com organizações sem fins lucrativos da área da saúde. A ideia é a consciência verde multiplicar por todo o setor, segundo a empresa, através da doação do tempo e do conhecimento de seus profissionais.
Alcoa
Premiada no setor de Siderúrgica
Com ações focadas a empresa reduziu em 65% o consumo de sua energia. A palavra-chave é reciclar e reutilizar, atualmente a empresa reaproveita 77% de alumínio, através de um processo chamado de refusão, o material reciclado pode ser utilizado na fabricação de mais alumínio ou usado na construção civil sob forma de tijolos e pavimento para ruas.
Algar Telecom
Premiada no setor Telecomunicações
Quantidades mensais de orelhões são depredados por vândalos todos os dias, a Algar Telecom que atua nas áreas de telecomunicações, serviços, turismo e agronegócios, não só pensou como encontrou um jeito de reduzir as perdas.
Desde 2011 através do programa Boi na Linha, a empresa recicla a cobertura dos telefones públicos, em prol para a agropecuária como recipientes de água e ração para o gado.
Ecofrotas
Premiada no setor Transportes
Reduzir emissão de gases efeito estufa é um desafio a qualquer empresa, mas para a empresa que trabalha com frotas de veículos a oportunidade redução é ampla. Empresa do Rio Grande do Sul especializada em gestão sustentável consegue mostrar para seus clientes na ponta do lápis os benefícios como se usar combustível menos poluente e ainda que custe um pouco mais, a vantagem para o condutor é uma direção eficiente.
Wall Mart
Premiada no setor Varejo
Empenhado em limpar sua cadeia de fornecedores de carne bovina, de um lado garantir mais segurança ao consumidor sobre a origem do produto, do outro lado apoio pecuarista da Amazônia para a produção de gado a um modo mais sustentável.
Sabin
Premiada em PME
O laboratório Sabin tem 28 anos de existência, é um exemplo de quem sabe aumentar a motivação e a capacidade técnica de seus funcionários. A empresa dá apoio laboratorial para projetos internos e de universidades, e pesquisadores independentes sob a convocação de seus funcionários.
Unilever
Premiada na categoria Governança de Sustentabilidade
Acreditando na força da união a empresa Anglo-Holandesa divulgou em 2010 o objetivo de dobrar de tamanho e ao mesmo tempo reduzir à metade os processos anuais, a remuneração dos funcionários está adaptada ao desempenho nessa Seara.
Novatis
Premiada na categoria Direitos Humanos
Expressos que ditam práticas como valorizar as diferenças raciais, empoderamento da mulher a inclusão, um comitê interno criou até um calendário econômico para que os gestores possam reorganizar a agenda de um funcionário em função de sua fé.
Embraco
Premiada na categoria Comunidades
A Embraco a 20 anos é a maior fábrica de compressores de refrigeradores do mundo, busca expandir a consciência entre as escolas públicas de Joinville, seus projetos que visam promover a educação ambiental.
Alcoa
Premiada na categoria Fornecedores
No setor de alumínio essa gigante tem preocupação com a sustentabilidade, para os parceiros de longa data a empresa promove programas de qualificação para garantir boas práticas e adequação dos padrões socioambientais, de saúde e segurança.
Coca-Cola
Premiada na categoria Gestão de Água
O objetivo é diminuir o consumo de água no processo de fabricação de refrigerantes, ela renova em média 2,47 litros de água para produzir cada litro de bebida,hoje a média é de 1,87, para 2020 a meta é chegar a 1,5 litros.
Aperam
Premiada na categoria Biodiversidade
Empresa do ramo de aços inoxidáveis e especiais, criou em 1993, um centro de Educação Ambiental em Minas Gerais onde está sua siderúrgica. Dona de uma rica biodiversidade que se distribuiu em 989 hectares na mata atlântica, as comunidades da região encontram uma forma de fazer o aprendizado sobre a natureza.
Kimberly-Clark
Premiada na categoria Gestão de Resíduos
Um dos desafios dos governos é o lixo, as empresas buscam encontrar soluções inovadoras.
Nesse contexto a empresa acrescenta bons exemplos, uma delas é reciclar a matéria-prima usada para a fabricação de fraldas descartáveis, a Kimberly-Clark encontrou uma maneira de transformar material hospitalar não contaminado em brinquedos.
Bibliografia:
Revista Exame 2014.
Sites de Sustentabilidade.

Continue navegando