Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Prévia do material em texto

Aluno: QUÉDINA DE OLIVEIRA SOUZA DO NASCIMENTO
	Matrícula: 201505981719
	Disciplina: CEL0343 - FILOSOFIA DA ED BRAS 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Sobre a proposta de educação de pública, laica, gratuita e de qualidade para todos, que se desenhou a partir da Constituição Nacional de 1988, é correto afirmar que:
I. Destacaram-se como defensores desta proposta, no âmbito do Estado "stricto sensu", o Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), a UNIDME (União Nacional dos dirigentes Municipais em Educação) e ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior).
II. O compromisso do empresariado nacional para a elaboração e implantação deste projeto em todo o território nacional.
III. O envolvimento dos meios de comunicação de massa na elaboração e implantação deste projeto.
IV. O envolvimento das centrais sindicais, tais como: a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e CGT (Central Geral dos Trabalhadores).
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos.
	
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	 
	Somente os enunciados I e IV estão corretos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Sobre a proposta de educação de caráter estatizante (pública) que se desenhou a partir da Constituição Nacional de 1988, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	2. Teve respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora à automação flexível, ou seja, do paradigma neofordista.
	
	
	1. Visava atender os interesses dos setores modernos da economia brasileira, ou seja, de um modelo educacional que promovesse a qualificação e requalificação da classe trabalhadora.
	
	
	5. A defesa de uma formação técnica para os professores de todos os níveis de ensino
	
	 
	4. Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos em todos os níveis de ensino, fundamentando o seu discurso em uma educação para a cidadania.
	
	
	3. A defesa de um modelo dualista de educação, ou seja, de um modelo de educação para as elites e de outro modelo para as camadas populares.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Sobre a proposta privatizante (do setor privado da economia moderna brasileira) para a educação no Brasil nos anos oitenta é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	3. Apresentaram à sociedade um modelo de educação que superasse o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	 
	1. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que mantinha o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	
	5. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que possibilitasse a formação integral e a autonomia política da classe trabalhadora.
	
	
	2. Apresentaram à sociedade uma proposta de formação dos trabalhadores organizada pelas Centrais Sindicais dos trabalhadores.
	
	
	4. Apresentaram à sociedade brasileira um projeto educacional que contemplava as demandas dos movimentos populares no Brasil.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A questão da cidadania, categoria histórica e de importância fundamental como princípio educativo, alargou seus horizontes de atuação nos anos 80, ao incorporar a problemática dos direitos coletivos e não apenas individuais.(GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112).
Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos:
	
	
	
	
	
	5. fechar seus horizontes de atuação nos anos 80.
	
	 
	3. alterar modos de agir, concepções e representações na sociedade civil e política.
	
	
	1. propiciar movimentos educacionais para a manutenção da ordem vigente.
	
	
	4. construir e aprimorar canais de representação para garantia do direito ao voto.
	
	
	2. privilegiar ações corporativas segundo o interesse de grupos envolvidos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Sobre a proposta privatizante (do setor privado da economia moderna brasileira) é correto afirmar que:
I. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que possibilitasse a formação integral e a autonomia política da classe trabalhadora.
II. Apresentaram à sociedade brasileira um projeto educacional que contemplava as demandas dos movimentos populares no Brasil.
III. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que mantinha o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade. 
IV. Apresentaram à sociedade um modelo de educação que superasse o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	
	
	
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	
	Todos os enunciados estão corretos
	
	 
	Somente o enunciado III está correto
	
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Tendo como parâmetro as discussões acerca dos projetos que viessem direcionar uma nova política educacional no Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas. Marque a opção que corresponde a estas:
	
	
	
	
	
	a primeira de cunho político, em defesa de uma escola crítica e defensora dos pobres; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação voltada para o lazer e para o entretenimento de massa.
	
	
	a primeira de cunho tradicional, em defesa de uma escola altamente refreadora e religiosa; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a vida prática
	
	 
	a primeira de cunho estatizante, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	
	a primeira de cunho alienante, em defesa de uma escola pública que trabalhe com programas de TV; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	
	a primeira de cunho técnico, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a liberalidade, de acordo com os interesses dos setores anarquistas
	 Gabarito Comentado

Continue navegando