Buscar

SLIDE PSICOLOGIA ESCOLAR (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Adrianizia Oliveira
Déborah Góes
Maria Joelma
Kássia Pascoal
Sara Alves 
 
PSICÓLOGA ENTREVISTADA: 
Ana Letícia de Moura Soares Nunes 
CRP: 11/02152
INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Colégio Master
ACOLHIMENTO
Educação Infantil ao Ensino Médio
Serviço de Orientação Educacional 
e 
Psicológica
SOEP 
O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica busca viabilizar o processo de ensino – aprendizagem de acordo com o projeto pedagógico da escola, com ações preventivas, de identificação e resolução de problemas que possam interferir no êxito das práticas educativas propostas, favorecendo, dessa forma, toda comunidade educativa.
 
SOEP
Facilitar a adaptação e integração de alunos novatos.
Acompanhar alunos com dificuldades pedagógicas, sociais ou emocionais.
Encaminhar, quando necessário, alunos para atendimentos especializados.
Orientar e auxiliar na organização da rotina de estudo dos alunos.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Possibilitar ações facilitadoras da escolha profissional dos alunos do Ensino médio, pala via do autoconhecimento, favorecendo a descoberta de suas potencialidades – Projeto Profissão e Vida.
Trabalhar a convivência em grupo, a responsabilidade e a consciência crítica, a partir do fortalecimento de atitudes pró-ativas – Projeto Liderança.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Criar parceria junto às famílias, através de orientações que visem à promoção do desenvolvimento educacional.
Oferecer suporte à equipe pedagógica quanto aos aspectos do desenvolvimento biológico, emocional e cognitivo envolvidos no processo de ensino – aprendizagem.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
ALGUNS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS 
 
CURIOSOS POR NATUREZA
Levar a criança a buscar as respostas para as suas curiosidade é o papel da escola. Por isso, o Colégio desenvolveu o Projeto “Curiosos por Natureza”, que possibilita as crianças vivenciarem a natureza de forma concreta. O encanto com o conhecimento ocorre através de experiências vividas em espaços temáticos da escola.
EDUCAÇÃO INFANTIL
MUSICALIZAÇÃO
O objetivo do projeto de “Musicalização” é despertar o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação sistemática da criança. A musicalização é vivenciada através das atividades lúdicas pelos alunos da Educação Infantil.
EDUCAÇÃO INFANTIL
ALGUNS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS 
 
PROJETO LIDERANÇA
É uma preocupação do Colégio a compreensão dos processos que envolvem a cidadania. Anualmente, são realizadas eleições democráticas para escolher os líderes e vice-líderes de cada turma, do Ensino Fundamental I ao 2º ano do Ensino Médio.
ENSINO FUNDAMENTAL I
PROJETO LIDERANÇA
Os eleitos participam do Projeto Liderança, promovido pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), sob orientações das psicólogas do Colégio. No exercício diário das funções de líder e vice-líder, os estudantes desenvolvem senso de responsabilidade, consciência política, pensamento crítico e participação intensa no dia-a-dia escolar.
ENSINO FUNDAMENTAL I
 INTERCLASSE
A Escola vê o esporte como um importante instrumento para a promoção da saúde física e mental do aluno.
Grandes eventos esportivos são os jogos interclasses, que promovem competições em diferentes modalidades esportivas, trabalhando a ideia da socialização.
ENSINO FUNDAMENTAL I
 PROJETO CIVISMO
Com o intuito de desenvolver o sentimento patriótico e o respeito pelos símbolos nacionais, são realizados hasteamentos cívicos semanais.
ENSINO FUNDAMENTAL II
PROJETO DIALOGANDO COM OS PAIS
Semestralmente, especialistas em educação, psicologia e relações familiares são convidados para uma conversa franca e esclarecedora com os pais e responsáveis por nossos alunos. Através do projeto, pretendemos fortalecer o diálogo e as relações entre famílias, alunos e educadores.
ENSINO FUNDAMENTAL II
ALGUNS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS 
 
 PROJETO INTERACT
O Interact é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviços para jovens entre 14 e 18. Embora sejam patrocinados por Rotary clube que os orientam e apoiam, os Interact clubes são completamente autônomos. Todos os anos, o Interact clubes realizam pelo menos dois projetos de prestação de serviços. Os projetos são parte fundamental dos Interact clubes.
ENSINO MÉDIO
 PROJETO INTERACT
Por intermédio das atividades de prestação de serviços, os interactianos aprendem a importância de:
Desenvolver qualidades de liderança e integridade.
Prestar auxilio e respeitar o próximo.
Compreender o valor da responsabilidade individual e com o próximo.
ENSINO MÉDIO
 PROJETO INTERACT
Promover a compreensão e boa vontade internacional.
No colégio o projeto existe já desde 2003 e oferece aos alunos ,do 9º ao 2º ano do ensino médio, a oportunidade de participar desse programa para o crescimento pessoal do indivíduo. Várias ações foram realizadas pelos alunos interactianos, através de projetos como Unindo Gerações e eventos solidários.
ENSINO MÉDIO
 PROJETO INTERACT
O principal objetivo dos interactianos é poder ajudar cada vez mais as instituições carentes que tanto precisam de colaboração e apoio. Lembre-se! Ser solidário não significa apenas praticar uma boa ação, vai muito além disso, é um gesto de amor ao próximo. Ser solidário proporciona paz de espírito e momentos de felicidades jamais esquecidos. Sem dúvida, é uma grande e prazerosa experiência de vida par aqueles que o fazem. Ser solidário é doar-se de coração.
ENSINO MÉDIO
 PROJETO DE OLHO NO ENEM
Projeto focado no desenvolvimento das competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. As atividades incluem palestras sobre atualidades, fóruns, debates, simulados e exibição de filmes, além de um material didático de alta qualidade.
ENSINO MÉDIO
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais