Buscar

Exercícios APOL Paradigmas Educacionais Contemporâneos e Avaliação, Educação e Sociedade

Prévia do material em texto

APOL: Paradigmas Educacionais Contemporâneos 
e Avaliação, Educação e Sociedade
Questão 1/10
 Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente.
SHUR, Inge Renate Frose; SILVA, Simone Zampier; Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 32) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere-se a avaliação na Escola Nova na vertente diretiva.
A) A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
B) A concepção de avaliação na Escola Nova na vertente diretiva visa verificar o processo de aprendizagem, passa também a ser valorizada a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.
C) A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
D) Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente diretiva.
E) A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
	
Questão 2/10
Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de forma para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: ntersaberes, 2012 (p. 31)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao método de 
ensino na escola nova na vertente diretiva.
A) O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
B) O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
C) O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
D) O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
E) O método de ensino na escola nova se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Questão 3/10
Leia o fragmento do texto:
[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?
Nesse nível de ensino escolar, pré escolar, a avaliação, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, e no desempenho demonstrado por meio dos instrumentos de avaliação, como é caso de provas e portfólios.
A prova ainda é o instrumento oficial da escola, pois, esse recurso permite observar como o aluno aplicaria a teoria de forma prática.
Sabendo que o regime de ciclos objetiva incluir todas as crianças na escola, com vistas a evitar a evasão e a reprovação, a avaliação da aprendizagem e desempenho acontece por meio de observações sistematizada, sendo desnecessária a utilização de instrumentos avaliativos.
Quando a avaliação no contexto da escola ciclada, adota as modalidades contínua e diagnóstica, é possível desconsiderar o sentido igualmente formativo e somativo desse processo.
A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos.
Questão 4/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
O que atualmente se chama de portfólio já foi conhecido por diversas denominações no meio acadêmico, como dossiê do professor, auto-relato do docente, pasta ou arquivo de aula ou simplesmente caderno de resumo..
Fonte: Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 79.
 Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do portfólio no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) O portfólio é um dos instrumentos que mais contribuem para a avaliação de desempenho, tanto do aluno como do professor.
II. ( ) Pode-se utilizar o portfólio para autoavaliação de desempenho do processo de aprendizagem.
III. ( ) Trata-se de uma apresentação oral para o público, que possibilita a transmissão das informações pesquisadas, contribuir para a aprendizagem do ouvinte e do expositor.
IV. ( ) O portfólio inclui material sobre trabalhos, relatórios, resultados de prova, exames, autoavaliações dos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
V, F, V, V
F, V, V, V
V, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
Questão 5/10
Leia o texto:
Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 149.   
 Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
 Agora, marque a sequência correta:
V, F, V, V
F, V, V, V
C) V, V, F, V
D) V, F, V, F
E) F, F, V, V
Questão 6/10
Na teoria dualista, a escola valoriza o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, contribuindo para que o proletariado aceite a divisão entre planejamento e decisão (cabe a burguesia) e execução (cabe aos trabalhadores) existente no modo capitalista de produção.
SHUR, Inge Renate Frose. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba:Ibpex, 2011 (p. 131)
 Com relação a teoria da escola dualista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(  ) Christian Baudelot e Roger Establet são os autores dessa teoria.
(  ) Marx e Skinner são os autores dessa teoria.
(  ) Essa teoria demonstra que a escola, embora aparentemente seja única e ofereça espaçopara todos indiferentemente de sua origem de classe, está dividida em duas grandes redes: primário profissional (PP) e secundário superior (SS)
(  ) A classe primário profissional (PP) forma o proletariado e secundário superior (SS) forma a burguesia.
 Agora marque a sequência correta:
V – F – V – V
F – V – V – V
V – F – V – F
F – V – F – V
V – V – V – F
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.
Fonte: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>Acesso em: 22 mar. 2015, p. 2.
Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:
 
Processo de justiça, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Tomada de Decisão.
Instrumentos quantitativos de verificação, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Ênfase no produto.
Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
Diagnóstico da Realidade, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Resultado final.
Capacidade do sujeito, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Aprovação para o nível subsequente.
Questão 8/10
Leia o texto:
[...] devemos considerar primeiramente que toda proposta de avaliação está vinculada a uma proposta pedagógica. Isso porque avaliar é parte do fazer pedagógico, não é algo que se possa fazer sem levar em conta o que se ensina e a forma como se ensina.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 89.
 De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o processo de avaliação na etapa da educação infantil?
A avaliação ocorre por meio do acompanhamento e dos registros de desenvolvimento do aluno, pois, estes são analisados como objeto de promoção para o ensino fundamental.
A avaliação na educação infantil é realizada na última etapa, ou seja, quando a criança possui cinco anos de idade, a fim de analisar as possibilidades de promoção para o ensino fundamental.
A avaliação deverá ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, sem o objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental 
A metodologia de avaliação, conforme LDBEN 9394/06, deve ocorrer da mesma forma em todos os níveis de ensino, sempre com o foco de potencializar o aluno, mas acima de tudo de promovê-lo de um nível para outro.
A avaliação na educação infantil tem caráter educativo, por isso se traduz em quantificação, e a produção do aluno está indissociável a esse processo.
Questão 9/10
Com o movimento da Escola Nova, o ensino passou a ser visto como um processo coletivo e socializador, cujo foco principal seria o aluno. Assim surgiram diversos métodos e técnicas e ensino socializados, com foco no aluno.
BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014 (p 139) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após,  assinale a que se refere ao método de ensino na escola nova na vertente não diretiva.
O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
O método de ensino se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos. 
Questão 10/10
Na Escola Nova na vertente não diretiva é enfatizada a função escolar do desenvolvimento psicológico, que é considerada mais importante do que os aspectos sociais. Conforme essa tendência, o crescimento pessoal do aluno é mais importante do que o conhecimento didático. Assim, professores, assumiram papel de terapeutas orientando os alunos e criando na sala de aula um ambiente propicio para a auto reflexão e o bem estar psicológico.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.92)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere ao papel da escola na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
O papel da escola era de preparar o indivíduo para desempenhar papeis sociais.
	
	O papel da escola consistia em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
O papel da escola consistia em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho.
Na concepção da escola nova na vertente não diretiva coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
No que se refere ao papel da escola, a pedagogia na escola nova na vertente não diretiva, propõem a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.
Respostas: 1) B 2) A 3) E 4) C 5) C 6) A 7) E 8) D 9) B 10) A

Continue navegando