Buscar

Av2 Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402622143)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Administrar os recursos humanos (pessoas) não é tarefa exclusiva da área de Gestão de pessoas. Atualmente, um dos princípios básicos da administração de recursos humanos é que gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função staff. Comente sobre esta afirmação.
		
	
Resposta: Desde o momento em que o colaborador é admitido, ele também passa a ser de responsabilidade do seu gestor.
	
Gabarito: Gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização. Gerentes de linha: Cuidar da sua equipe de pessoas; Tomar decisões sobre subordinados; Executar as ações de RH; Cumprir metas de RH; Alcançar resultados de RH; Cuidar da tática e operações. Função staff: Cuidar das políticas de RH; Prestar assessoria e suporte; Dar consultoria interna de RH; Proporcionar serviços de RH; Dar orientação de RH; Cuidar da estratégia de RH
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402628708)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Os sindicatos são, na forma da lei, organismos representantes dos empregados e dos empregadores. Entre suas funções está a função ASSISTENCIAL. O que os sindicatos realizam nesta função?
		
	
Resposta: Realizam a função de dá assistência aos empregados para que seus direitos sejam garantidos pelo empregador.
	
Gabarito: Realizam a prestação de serviços aos associados, como assistência jurídica, médica, odontológica, oferta de convênios, etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402112467)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcos, gerente de Recursos Humanos, delineou um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) a ser implantado nos próximos três meses sem custos adicionais. O programa de QVT está centrado nos seguintes pontos-chave: I. definição de jornada de trabalho flexível; II. estabelecimento de normas e rotinas rígidas de trabalho; III. reestruturação do trabalho por meio do enriquecimento de tarefas dos colaboradores; IV. revisão do Plano de Cargos e Salários da Companhia e V. desenvolvimento de trabalho voluntário dos colaboradores junto a comunidades carentes. Estão corretos apenas os pontos:
		
	 
	I, III e V.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	III e IV.
	
	I, II, III e V.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402073232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O êxito do Recrutamento e Seleção depende de algumas informações que deverão chegar ao conhecimento dos profissionais que irão executar o processo de captação e escolha. Assinale a alternativa que indica, corretamente, quem deve emitir estas informações para os profissionais que irão recrutar e selecionar:
		
	
	A Diretoria
	
	Os Funcionários
	 
	O Requisitante
	
	Os Candidatos
	
	Os Gerentes
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402263060)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada vez empresas que estão preocupadas e atentas à competitividade investem no processo de integração de seus novos funcionários, conhecido com a denominação de AMBIÊNCIA. Esse cuidado existe ou deveria existir, pois, no primeiro dia de trabalho, geralmente o funcionário fica muito apreensivo. Tudo é diferente, surgem muitas dúvidas, muita curiosidade, muita insegurança. Cada palavra, cada gesto tem um significado especial. Tendo como base os estudos realizados sobre ambiência, assinale a ÚNICA afirmativa INCORRETA:
		
	
	É conveniente que o superior imediato oriente sobre os objetivos e o funcionamento do seu novo setor de trabalho, bem como sobre as relações que esse setor mantém com os demais setores da empresa.
	
	O trabalho de promover a integração funcional deve ficar sob a responsabilidade do setor de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto que a integração social pode ser liderada pelo Serviço Social ou por uma equipe interdisciplinar do RH.
	 
	O RH não tem nenhuma obrigação de apresentar, no processo de ambientação, os fatores de riscos físicos, que eventualmente podem existir nas empresas, pois, isso é papel do setor de segurança do trabalho e deve ser feito depois do período de experiência do novo funcionário.
	
	Um ponto que merece destaque nos processos de ambientação de novos colaboradores, refere-se ao realce que o RH deve dar aos traços da cultura da empresa que são por ela valorizados. Esse é um ponto importante que impacta na adaptação e permanência dos novos colaboradores.
	
	Estando o novo colaborador devidamente integrado à empresa, aos colegas e ao setor de trabalho, o próximo passo é apresentá-lo ao trabalho que ele irá desempenhar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402210328)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale abaixo o trabalho que NÂO se refere às etapas do processo de Treinamento & Desenvolvimento (T&D):
		
	
	Programação de Treinamentos
	 
	Treinamento assistemático
	
	Avaliação dos Treinamentos
	
	Execução dos Treinamentos
	
	Levantamento das necessidades de T&D
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402605983)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A estrutura sindical brasileira é formada por vários âmbitos. Podemos afirmar que no Âmbito Nacional ela é formada por:
		
	
	Conselhos
	 
	Sindicatos
	
	Associações
	 
	Confederações
	
	Federações
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402723302)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma adequada Administração de cargos e salários, permite maior clareza e transparência na gestão desse importante item empresarial. Entre os objetivos estabelecidos para a administração de cargos e salários, temos (assinale a única opção correta):
		
	
	Oferecer benefícios sociais aos empregados.
	
	Criar condições de segurança do trabalho e saúde ocupacional.
	 
	Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados.
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Aferir a participação dos colaboradores nos eventos da empresa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402597847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Insalubridade, termo relacionado à SEGURANÇA DO TRABALHO, em termos laborais, significa:
		
	 
	Um ambiente de trabalho hostil à saúde, pela presença de agente agressivos ao organismo do trabalhador, acima dos limites de tolerância permitidos pelas normas técnicas.
	
	São as instalações regulares, no que se refere à máquinas ou equipamentos de trabalho, que podem evitar acidentes.
	
	Elementos gasosos, líquidos ou sólidos que se absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas provocam reações tóxicas.
	
	É o comportamento do trabalhador contrário às normas de segurança, que coloca em risco a sua saúde ou a sua integridade física, ou as de terceiros.
	
	Um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério de Educação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402072835)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a aplicabilidade da prática de ofertar "Benefícios" aos trabalhadores da organização? Assinale a alternativa que melhor descreve esta prática.
		
	 
	O conjunto proposto das alternativas de resposta atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Ampliar as possibilidades de retenção.
	
	Criar ou aprimorar as condições de bem-estar aos seus funcionários.
	
	Melhorar a qualidade de vida no trabalho.
	 
	Incentivar a crescente produtividade.

Outros materiais