Buscar

A BUSCA DO SAGRADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A BUSCA DO SAGRADO
Valor: 1,0 ponto para a G1
Data de entrega: Conforme cronograma
 	
Data: __21/ 03_/_2016
Acadêmico (a): __AMANDA SILVA COSTA____
1) Como se poderia provar ou comprovar, a partir da tríplice dimensão humana, a existência da “fome espiritual”. Argumente sua resposta. 
  O homem possui a necessidade de um deus com o objetivo de atingir a imortalidade, vive buscando respostaspara sua existência, procura suas origens, procura o amor, sua valorização pessoal e um conforto para seus temores, é de interesse do ser humano encontrar uma religião para lhe garantir proteção e paralhe garantir sua ressureição. Quando o individuo procura encontrar sua espiritualidade busca a vida feliz, sossego para sua inquietude e um real sentido para vida. 
 
2) Que elementos podem ser trazidos para afirmar ou confirmar que determinados “alimentos espirituais” podem ser nocivos aos indivíduos?
  Quando os “alimentos espirituais” se tornam apenas mercado espiritual, ou seja, na procura ansiosa e urgente o ser humano acaba se iludindo com ofertas que oferecem soluções rápidas, que envolvem e fascinam. São inúmeras as ofertas encontradas desde magos, videntes, bruxos, sacerdotisas,tarólogos, astrólogos, gurus entre outros, que acabam sendo inventados, onde brilhantismo e superficialidade se tornam parte de um embrulho oferecido. Esse mercado com cara espiritual esconde pessoas queutilizam seus recursos para enriquecimento próprio. O mercado esta invadido por varias propostas espirituais que exploram pessoas que estão em busca de alimentos espirituais. Portanto, temos que aprender a transitar sobre essa sutil linha que separa comercio e a fé; e garantir uma estabilidade entre mercado e espiritualidade.
3) Cite e comente criticamente (positiva ou negativamente) duas ideias do texto que o grupo julga polêmicas ou relevantes na discussão do fenômeno religioso.
3.1. “A questão da busca do sagrado,ou da busca de deus, é algo inerente e próprio da natureza humana.”
Concordo que todas ou quase todas as pessoas em algum momento param para refletir sobre sua origem e buscar um sentido para sua vida. Mas também creio que algumas pessoas, apesar de alguma possível pressão familiar ou social, se satisfazem apenas em acreditar na ciência como fonte de origem, que nós podemos elaborar nosso próprio sentido para a vida ou apenas optam pelo agnosticismo. Logo, acredito que nem todos procuram algo invisível a cultuar ou apoiar-se.
3.2. “O sentimento religioso é a mais complexa inclinação que se pode descobrir no fundo do coração humano: em torno desta tendência fundamental agrupam-se todas as espécies de aspirações, entusiasmos, curiosidades sobre a vida, o universo e o além”.
Esta ideia é interessante porque as religiões que conheço tratam de assuntos como propósitos pessoais, busca sobre conhecimento, vida após a morte, etc. Até aí me parece plausível, exceto pelo fato de relacionarem diretamente sentimento religioso com “todas as espécies de aspirações e entusiasmos”. Nem tudo que queremos e que nos motiva na vida deve girar em torno da mesma área, mesmo religião. Isto não é saudável. Pelo menos eu acredito que se existe um deus ele não nos criou apenas para alimentar seu ego, apenas lhe adorando e louvando. Se o mundo criado por ele tem tantas possibilidades, também devemos ter sido criados para usufruir delas.
4. Elabore um conceito próprio de religião, considerando a universalidade e a pessoalidade deste fenômeno.
Em meu conceito próprio, vejo a necessidade de haver uma aceitação de todos, sem nenhuma distinção, de sua religião ser mais vista pelos fiéis ou não, vejo que há um grande preconceito também, já arraigado na maioria, em religiões, que fogem do habitual, ou acreditam em fenômenos que não vemos ou sentimos, mas que acreditam naquilo e devem ser respeitados, sem exclusão ou discriminação por isso. Conceitos como desejar alcançar a felicidade plena nesta vida, ajudando ao próximo, utilizando- se da caridade, sem colocar a igreja em si em primeiro lugar e sim o ser humano. A proximação das famílias, e recuperar valores, hoje perdidos, e esquecidos, no entanto sem exclui aquele que é diferente, por gostar de coisas não tão comuns, mas que para aquele é importante, deve ser sim respeitado. A comunidade acolhe a todos sem restrição de raça, credo, cor, sexo. Que sobressaem a fé e tenhamos ensinamentos filosóficos, para sabermos o porque estamos neste mundo.
5. Tomando por base o cristianismo, exemplifique cada um dos quatro elementos básicos que constituem uma religião.
A DOUTRINA - A fé cristã professa que o deus criador, revelado a abraão, a moisés e aos profetas judeus, envia à terra seu filho como messias (cristo, em grego), o salvador. Jesus é sacrificado em lugar dos homens, que perderam a graça de deus e se distanciaram dele no início da criação do mundo. Após ter sido morto, ele ressuscita e oferece a dádiva da salvação e da vida eterna após a morte, a seu lado, no céu, aos que se reaproximam de deus, acreditam nele e seguem seus preceitos. Sua principal mensagem é da primazia do amor a deus e aos demais seres humanos sobre todas as coisas e postulados. Para os cristãos, deus é uma trindade, formada também por seu filho, jesus cristo, e pelo espírito santo.
RITOS – Batismo; Crisma ou Confirmação; Confissão ou Penitência; Eucaristia ou Comunhão; Ordem sacerdotal; Matrimônio, Unção dos emfermos.
ETICA - Ética Cristã não exclui a razão, mas aplica-se à obediência a Cristo. Na sua essência é normativa, enquanto a Ética secular é descritiva. A Ética Cristã é também ensino, mandamento, diretriz, enquanto os costumes são variáveis e flexíveis. Os Dez Mandamentos constituem o primeiro tratado de ética dado pelo Senhor com o propósito de regular o comportamento humano no cumprimento dos seus deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo próprio. A Ética Cristã é normativa porque se baseia em normas estabelecidas pelo Criador.
COMUNIDADE - O cristianismo acredita na Igreja (ekklesia), palavra de origem grega que significa "assembleia", entendida como a comunidade de todos os cristãos e como corpo místico de Cristo presente na Terra e sua continuidade.
6. Na opinião da dupla, as religiões atuais têm alcançado as finalidades que o texto estabelece para a religião. Justifique a sua opinião. 
Na minha opinião, as atuais religiões, não generalizando, estão focadas em outras prioridades, hoje em dia, o poder e o egocentrismo, tem virado a maior preocupação. Qual é a igreja que tem mais seguidores, qual tem mais dinheiro, gira mais dinheiro, e os fiéis, também tem saído do foco principal, que é procurar a Deus e têm ido atrás de riquezas, fazendo doações, já pensando em quanto “receberá” de volta, por esta boa ação. A caridade tem que vir espontaneamente, e não forçada, como tem sido, com pastores ambiciosos e prepotentes, alegando que fazem milagres a todo tempo. O ser humano em si, tem que procurar um novo rumo, sempre em mente que o melhor é o que vem do coração, é o natural, sem exageros e futilidades, que em nada acrescentam. Tanto na vida espiritual, quanto material, porque da vida nada levamos.

Continue navegando