Buscar

Discursiva Exame Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Dewey desempenhou um papel muito relevante sobre o pensamento educacional renovador brasileiro, e despertou nos teóricos brasileiros a reflexão sobre inúmeros aspectos educacionais.
 Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base sabemos que Dewey teve e continua tendo uma influência relevante sobre a educação brasileira. Sobre tal autor explique:
 Quem foi o reformador brasileiro que trouxe o pensamento de Dewey ao Brasil?  
Qual foi a principal contribuição de sua teoria para o currículo nacional? 
R: O reformador que trouxe as ideias de Dewey ao Brasil foi Anísio Teixeira; Sua principal contribuição de sua teoria para o currículo nacional foi levar os teóricos a darem a devida importância a organização curricular escolar, empreendendo-a em harmonia com os interesses e os estágios de desenvolvimento das crianças. (LIVRO-BASE, p. 56)
2- Nos últimos 15 anos, o Brasil tem realizado significativas reformas e mudanças em todos os níveis de ensino. Tais como, avanços na ampliação do acesso; na redução das desigualdades sociais de acesso; na permanência, com a elevação da quantidade de alunos que concluem o Ensino Médio; na ampliação do número de profissionais da educação e da escolarização dos mesmos; na criação de um sistema de avaliação estruturado e tecnicamente sólido; no desenvolvimento de mecanismos de descentralização da gestão. Enfim, no aumento de políticas, programas, planos, leis, diretrizes e propostas de estratégias para melhorar a qualidade da educação nacional.
 
 Ao mesmo tempo, alguns problemas e desafios parecem longe de serem resolvidos. Ainda, é grande o número de alunos que não chegam a completar 12 anos de estudos; a escolarização e muitos programas de formação de professores sofrem com a precariedade e pouca qualidade; muitos alunos têm baixos resultados nas avaliações de desempenho e de aprendizagem; e, muitos que concluem o ensino básico, além de não conseguirem entrar na universidade, também, carregam déficits elementares de aprendizagem; [...] Estes, e tantos outros desafios, configuram-se em desafios e limites para consolidação da escola pública de qualidade para todos, revelam, ainda, que há muito que avançar e demonstram, no contexto deste ensaio, o que chamaríamos de crise da escola, da educação formal regular e das políticas educativas. 
 SANTOS, Joedson Brito dos. Avanços e desafios da educação brasileira na atualidade: Uma reflexão a partir das contribuições de Hannoun e a educação infantil como uma aposta enactante. Simpósios da Anped. Disponível em:<>. Acesso em: 20/12/2014.
 Os déficits e as demandas da educação atual se devem em parte ao fato de vivermos na sociedade da informação. Partindo deste fato, elenque quais aspectos da realidade atual reforçam a necessidade de revermos a organização do currículo escolar.
 
R: O aluno traz consigo para o ambiente educacional um vasto repertório de conhecimento de variadas fontes, assim um currículo conteudista não supre suas necessidades de aprendizagem; As relações interpessoais construídas além-escola proporcionam experiências e conhecimentos de culturas diferentes, diferentes reflexões sobre o mundo, sobre si e outras pessoas, assim uma concepção de currículo centrada no professor gera o desinteresse dos alunos.
 É necessário que os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula estejam interligados à realidade sócio-histórica do aluno. (LIVRO BASE, p. 109-110)
 
3- As teorias progressistas começam a se delinear a partir do século XVIII e se constituem como tentativa de buscar respostas aos problemas socioeconômicos advindos dos processos de urbanização e industrialização ocorridos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. A escola, nesse contexto, é vista como a instituição responsável pela compensação.
 ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p.4.
 
 Neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas uma importante com relação ao foco do currículo.
 Explique qual o novo foco dado ao currículo.
 R: A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças (LIVRO BASE, p. 58).

Outros materiais