Buscar

Semana 11 - Recursos no Processo do Trabalho_ pressupostos de admissibilidade e recursos em espécie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Título
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
11
Tema
Recursos no Processo do Trabalho: pressupostos de admissibilidade e recursos em espécie
Objetivos
O aluno precisa conhecer os pressupostos de admissibilidade dos recursos e as peculiaridades existentes na Justiça do Trabalho no que tange ao depósito recursal. Deve conhecer os entendimentos do TST sobre os temas, eis que são muito explorados no exame de ordem, da 1ª e 2ª fases. O aluno precisa conhecer as regras gerais e especiais dos embargos de declaração, recurso ordinário, adesivo e agravo de instrumento, bem como os entendimentos do TST sobre os temas.
Estrutura do Conteúdo
Recursos no Processo do Trabalho: princípios e normas aplicáveis aos recursos trabalhistas; pressupostos de admissibilidade: objetivos ou extrínsecos; subjetivos ou intrínsecos. Efeitos dos recursos. Recursos em espécie: embargos de declaração; recurso ordinário; recurso adesivo; agravo de instrumento.
Aplicação Prática Teórica
Caso concreto 1: (CESPE/OAB – 2007.2) Antônio, advogado da empresa Alfa e Ômega Ltda., interpôs recurso ordinário contra decisão de um juiz de direito da vara do trabalho, que estabelecera condenação à empresa. Embora tenha interposto o referido recurso no terceiro dia do prazo de 8 dias que a CLT estabelece para a interposição de recurso ordinário, o advogado da empresa efetuou o pagamento do depósito recursal apenas no oitavo dia. Diante da situação hipotética acima, questiona-se: o recurso está apto a ser conhecido? Justifique a sua resposta. 
Sim, em conformidade com o disposto na súmula 245 do TST, o recurso está apto a ser conhecido, desde que o advogado comprove, até oitavo dia, o pagamento do depósito recursal, ou seja, o referido depósito deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada do remédio não prejudica a dilação legal.
Caso concreto 2: (CESPE/OAB – 2007.2) - Um juiz de direito de uma comarca do interior de um estado do Brasil não abrangida pela jurisdição de uma vara do trabalho julgou reclamação trabalhista movida por José contra a empresa Delta Ltda. Este, porém, não se conformou com a decisão proferida pelo juiz. Diante dessa situação, que recurso o advogado de José deverá interpor? Que tribunal será competente para julgar o recurso? Justifique as suas respostas. 
O advogado de José deverá interpor recurso ordinário, no prazo de 8 dias, conforme prevê o art. 895, I da CLT, pois o recurso adequado para atacar decisões definitivas ou terminativas da vara do trabalho ou de juízes de direito no exercício da jurisdição trabalhista.
O tribunal competente para julgar o recurso é o Tribunal Regional do Trabalho daquela localidade, consoante dispõe o art. 112 da CF c/c arts. 668 da CLT.
QUESTÕES OBJETIVAS 1. (OAB/FGV 2010.2) Assinale a alternativa que apresente requisitos intrínsecos genéricos de admissibilidade recursal. 
(A) Capacidade, legitimidade e interesse. 
(B) Preparo, interesse e representação processual. 
(C) Representação processual, preparo e tempestividade. 
(D) Legitimidade, tempestividade e preparo. 
2. (134º EXAME OAB/SP) Nos dissídios de alçada exclusiva da vara do trabalho, apenas cabe recurso no caso de a questão decidida 
a) limitar-se a matéria de fato. 
b) versar sobre legislação ordinária federal. 
c) versar sobre matéria constitucional. lei 5.554/70 - Fala do rito de alçada de matéria constitucional
d) versar sobre interpretação de cláusula de convenção coletiva.

Outros materiais