Buscar

tcc estagio gestao escolar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
 UNINTER
 
 Nome aluno
 RELATÓRIODE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- 
 GESTÃO ESCOLAR
 GRAVATAÍ
 2016
 Nome aluno
 RELATÓRIODE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- 
 GESTÃO ESCOLAR
 Relatório de Estágio Supervisionado- 
 Gestão Escolar 
 Apresentado pela UTA Organização 
 Escolar do curso Pedagogia do 
 Centro universitário 
 Internacional UNINTER
 Tutor Local: nome tutor
 Centro Associado: Gravataí
 GRAVATAÍ
 2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
2 GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OSÓRIO RAMOS CORRÊA....................................................................................5
2.1 Identificações da escola.....................................................................................5
2.2 Concepções pedagógicas da escola.................................................................5
2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades.....................................................6
2.3.1 Contextualização das observações de estágio..............................................7
2.3.2 Caracterização dos espaços de observação..................................................7
2.3.3 Caracterização dos envolvidos.......................................................................8
2.3.4 Caracterização da equipe pedagógica............................................................8
2.3.5 Descrição das atividades do pedagogo..........................................................9
2.3.6 Descrição das dimensões do trabalho do pedagogo.........................10 ao 14
2.4 Plano de ação..................................................................................................14
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................16
4. ANEXOS............................................................................................................17
4.1 Calendários Escolares.....................................................................................17
4.2.Ficha de Freqüência........................................................................................19 
5.REFERÊNCIAS..................................................................................................21
 
 
1.INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado da UTA Organização Escolar constitui-se de uma importante atividade para acadêmicos do curso de Pedagogia.
O estágio proporcionou o primeiro contato com o dia a dia escolar.A convivência com a Direção,Coordenação Pedagógica, e a Escola.
Seu intuito é de fortalecer a relação entre a teoria e a prática permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar. Para a realização deste relatório foram utilizados vários instrumentos tais como: observação na escola pesquisada, leitura de livros, tele aulas e entrevistas. As partes que o compõem são: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, considerações finais, referências.
Na escola estagiada foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos para criar um espaço e condições para discussão e troca de idéias.
Para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
A metodologia utilizada do estágio e no relatório foi à visita pessoal na instituição, entrevista com a equipe diretiva (direção e coordenação), análise na documentação escolar e principalmente o Projeto Político Pedagógico.
“Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”. 
(Paulo Freire) 
2. GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OSÓRIO RAMOS CORRÊA
 2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA
		O Estágio Supervisionado Gestão Escolar foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa,situada na Rua Camboim, nº110, Bairro São Jerônimo, Gravataí/RS, zona urbana. O contato com a escola pode ser feito pelo email osoriorcorre@gravatai.rs.gov.br ou pelo fone/fax 51-31271956. 
	 O horário de funcionamento: manhã: 8h às 12h, pela tarde: 13h às 17h e pela noite: 18h20min às 22h20min. Níveis e Modalidades de Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano; Educação de Jovens e Adultos: Etapas I a VII; Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado (turno inverso).
A gestão é composta por(direção, vice direção, SSE e SOE) e pelo Conselho Escolar. Atualmente a escola conta com 47 profissionais da área da educação, 05 monitores de inclusão, 05 funcionários terceirizados 03 funcionários e aproximadamente 556 alunos, desse número, 38 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 13 de abril de 2016 á 06 de maio de 2016, no turno da manhã e uma palestra à noite, sendo observada a gestão escolar na prática da escola.
2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA
Concepção pedagógica é composta pela direção, serviço de supervisão escolar e orientação educacional, voltada para estimular, problematizar e planejar ações que promovam processos de ensino e de aprendizagem de qualidade para todos os alunos. Envolve a organização curricular, as práticas pedagógicas, o planejamento num processo de ação-reflexão-ação que visa o fortalecimento da gestão democrática e uma educação com qualidade social, que promova aprendizagens significativas, redução da evasão, da reprovação e da distorção de idade/ano/série. A qualidade social da educação é um desafio a ser enfrentado cotidianamente na escola e uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo. 
Na atuação do pedagogo entendo que é o profissional responsável pela articulação do processo pedagógico na escola e, dessa forma, deve trazer para a escola uma concepção de gestão escolar que seja norteadora.
A organização administrativa está pautada no princípio da gestão democrática, através da eleição direta para diretores e conselheiros escolares. Na estrutura administrativa, incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do funcionamento eadministração da escola. 
Ações pedagógico-didáticas e curriculares, assegurando que a organização escolar vá se tornando um ambiente de aprendizagem, um espaço de formação continuada onde professores refletem, pensam, analisam, criam novas práticas, como sujeitos pensantes e não como meros executores de decisões burocráticas (LIBÂNEO, 2004, p. 19).
 
 2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES
Conclui o estágio e participei ativamente das atividades do dia a dia da equipe pedagógica. A pedagoga demonstrou um grande entusiasmo e interesse de me dar a oportunidade de ajudar ela nas tarefas das entregas de bilhetes para os alunos em sala de aula, orientando-os sobre o assunto contido nos mesmos.
A acolhida que tive por parte da direção da escola me deixou bastante a vontade para realizar as atividades necessárias. Agradeço a escola e a equipe de profissionais onde escolhi para fazer o estágio.
Nessa observação percebi que a responsabilidade de reger uma instituição escolar é muito difícil, mas tem as suas compensações, como o carinho dos alunos, do companheirismo dos colegas e o trabalho em equipe para realizar um ótimo trabalho profissional, uma pedagoga competente, uma supervisora e é claro a diretora, pois tratando de documentos e responsabilidades na escola o profissional tem que ser forte e ver se é isso mesmo que se quer para a vida profissional. 
 2.3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO
O estágio foi realizado no período de 14 de Abril de 2016 a 9 de Maio de 2016,no(s) turno(s) manhã e noite , sendo observada a equipe diretiva no cumprimento das atividades escolares , Conselho Diagnóstico das turmas do 2°,3°,4°ano,Eventos,Palestras (formação dos professores/Inclusão na escola),Reuniões Pedagógicas, Reuniões do Projeto do Jornal News da escola, distribuição do uniforme escolar para os alunos.
Participação do Projeto Africanidade.
 
2.3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO
A escola Osório Ramos Corrêa conta com uma estrutura de 13 salas de aula, sala de direção e vice-direção, sala para o serviço de orientação educacional, sala para o serviço de coordenação pedagógica, sala para a secretaria, sala de professores, sala para o serviço de apoio a aprendizagem, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática, sala de recursos multifuncional, refeitório, cozinha, depósito de merenda, dois banheiros para professores, um banheiro feminino e um banheiro masculino para os alunos, um banheiro adaptado, uma quadra de esportes coberta e um pequeno pátio para recreação, com uma estrutura de acesso para os deficientes físicos ainda um tanto deficitária, com rampas e corrimões que carecem de melhorias, assim como, pracinha de recreação. Registra-se a urgência na construção de novos banheiros para atender a demanda de mais de 556 alunos que utilizam esses espaços. 
2.3.3 CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS
Os alunos são supervisionados em suas atividades de aprendizagem, a comunicação entre eles a equipe diretiva e os professores é constante. 
Atualmente a escola conta com 47 profissionais da área da educação, 05 monitores de inclusão, 05 funcionários terceirizados 03 funcionários e aproximadamente 556 alunos, desse número, 38 são alunos em processo de inclusão.Sendo que o recreio é pedagógico com a participação de monitores e adultos.
O trabalho educativo é “o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens” (SAVIANI, 1992, p 21).
2.3.4 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA
Zuleica Batista Costa sua formação é de Graduação Estudos Sociais e Pós em Meio Ambiente e Sustentabilidade sua experiência na área educacional é de diretora no momento, seu tempo de serviço é de 35 anos e há 30 anos que trabalha na Escola Osório. (diretora da escola-2015/2017).
Sônia Gonçalves é formada em Pedagogia há 19 anos e é nomeada na SMED GRAVATAI desde 1999, sua experiência no cargo de Orientadora Educacional é de 18 anos, e esse ano de 2016 ela começou a trabalhar na Escola Osório. (Pedagoga-Orientadora na escola Osório).
Andréia Mafassioli é formada há 23 anos em Graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar, Mestrado em Educação, está a 10 anos na escola Osório. (Supervisora na Escola Osório-2015/2017).
 
2.3.5 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO
A pedagoga da escola está atenta a tudo que se desenvolve e em especial, ao comprimento dos objetivos formulados na proposta pedagógica, busca a participação dos representantes dos diferentes seguimentos da escola, acompanha o planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, seleciona textos para estudos em grupos com os professores, intercede nas relações entre a escola e a comunidade. A concepção pedagógica abordada na escola é um processo dinâmico democrático e participativo que deve, portanto, ser desenvolvido de forma coletiva onde todos se sintam responsáveis pelo planejamento execução e na avaliação das ações.
Investigar e analisar a realidade vivencial do educando, a história da própria comunidade, a fim de que os trabalhadores em educação possam melhor atender a todos os educando em seu processo de desenvolvimento global, redirecionando permanentemente o currículo; 
Garantir que o conselho de classe seja participativo, envolvendo-se em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos; 
Acompanhar periodicamente a freqüência escolar dos alunos, e juntamente com a equipe diretiva e conselho escolar esgotar todas as possibilidades para o retorno dos alunos infreqüentes; 
Preencher e encaminhar às fichas dos alunos infreqüentes depois de esgotadas todas as possibilidades da escola para o retorno dos mesmos; 
Assessorar o Conselho Escolar, a direção e professores, em assuntos pertinentes à orientação educacional; 
Promover discussões, debates, reflexões e estudos, junto aos professores, pais e alunos; 
Trabalhar em parceria com o serviço de supervisão escolar, respeitando cada uma das funções com suas especificidades;
Participar da elaboração, execução e avaliação do PPP da escola. 
2.3.6 DESCRIÇÃO DAS DIMENSÕES DO TRABALHO DO PEDAGOGO
A escola é amparada pela legislação da educação nacional e tem autonomia para elaborar e programar o seu PPP e adota o conceito de currículo associado à própria identidade da instituição, a sua organização e funcionamento e ao papel que exerce. 
O currículo da Escola intenciona desenvolver uma educação libertadora e inclusiva formando cidadãos críticos que conheçam seus direitos e deveres e os cumpram, visando valores éticos e sociais sobre os individuais. Fundamenta-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade. A “escola para todos” requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico que dê conta dessas especificidades às necessidades dos alunos.
A organização curricular é implementada através do Plano de Estudos, construído a partir do PPP e do Regimento Escolar. Este plano viabiliza a operacionalização da proposta pedagógica orientando as atividades educativas, as formas de executá-las, definindo os conteúdos acumulados historicamente e os objetivos a serem desenvolvidos.
À hora-atividade é reservada ao professor em exercício de docência, para estudos, avaliação e planejamento, três horas de hora-atividade semanais. A pedagoga organiza o quadro, faz a distribuição e verifica o cumprimento da hora-atividade.
Durante a hora atividade de um professor,os alunos são atendidos por outros professores com as disciplinas,artes,educação física,hora do conto.
No conselho de classe a pedagoga conduz a reunião de forma democrática, usando o bom senso para resolver situações de conflito, participam do conselho de classe: Professores, diretor, vice-diretor, pedagogo e supervisora, esse acontece no final de cada bimestre, participativo tem como objetivo fazer com quea escola garanta o padrão de qualidade de ensino. Através do conselho de classe é possível verificar que a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem, a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, a aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno, o comportamento do aluno frente à classe, ao professor e à escola e avaliação do trabalho pela visão do aluno.
Durante a reunião com os pais a pedagoga é encarregada pela organização, que são comunicados através da agenda escolar em forma de bilhete, as reuniões são registradas em Livros Ata e se realizam no final de cada bimestre em horário acessível aos pais. O atendimento individual é agendado com familiares para falar sobre as conquistas e dificuldades do aluno, sempre que necessário. 
A Escola organiza-se através de regime seriado, distribuído em três trimestres letivos. Desenvolve as atividades de ensino cumprindo no mínimo 800 horas distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos, conforme a legislação vigente. Nas turmas de séries finais (6ª a 9ª séries) o tempo escolar é distribuído em três tempos áulicos, visando superar a fragmentação dos processos de ensino e de aprendizagem ocorridas nos curtos períodos.
Estas alterações estão organizadas no Plano de Estudos da escola, conforme desenho curricular. Os alunos estão distribuídos em turmas da 1ª a 9ª série do Ensino Fundamental. O desenho curricular da 1ª a 5ª série é desenvolvido na forma de ensino globalizado, contemplando os temas transversais, com ênfase nos processos de leitura, escrita, construção do número, cálculo e atividades que estimulem o raciocínio lógico-matemático. A literatura infantil é estimulada e valorizada nesse processo. 
A organização e desenho curricular das turmas da 6ª a 9ª série são desenvolvidos através dos componentes curriculares que compõe a base nacional comum. Os temas transversais perpassam todos os componentes curriculares.
O Plano de Trabalho do Professor organiza o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, é organizado em consonância com o Projeto político Pedagógico da Escola. Orienta e direciona o trabalho docente, permitindo uma avaliação e reflexão da sua prática educativa e do processo de aprendizagem, sempre seguindo as orientações do Setor Pedagógico da Escola. 
Para os alunos que necessitam um atendimento diferenciado são construídas, juntamente com os setores de apoio de Escola, estratégias para este atendimento. 
Para os alunos com Deficiências, Transtornos Globais de Desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação, a avaliação será requerida pelos professores e realizada por todos os envolvidos no processo cognitivo do aluno. Os casos que necessitarem de atendimento Educacional Especializados serão encaminhados para atendimento na Sala de Recursos Multifuncional, na própria Escola, pelo profissional habilitado.
Na organização curricular da EJA, a escola adota sete etapas: etapas I, II, III, IV, V, VI e VII. As Etapas I e II correspondem às séries iniciais e as etapas III, IV, V, VI e VII correspondem aos anos finais do Ensino Fundamental. A etapa I (Alfabetização) corresponde ao primeiro ciclo da alfabetização com duração mínima de 600 horas (dois semestres). A etapa II (Pós-alfabetização) com duração mínima de 300 horas (um semestre). As etapas III a VII serão ofertadas em cinco semestres letivos, totalizando 1600 horas.
O ensino desenvolve-se por meio de projetos, cujos temas são definidos de acordo com as necessidades e interesses detectados pelos alunos e professores. 
Aos alunos público-alvo da educação especial será garantido o atendimento educacional especializado e o currículo escolar adaptado, de acordo com as necessidades específicas do aluno.
A idade mínima para o ingresso na modalidade EJA Ensino Fundamental, conforme legislação vigente é de 15 anos completos na data da matrícula. A matrícula poderá ser realizada na escola a qualquer época do semestre, desde que haja vaga na etapa específica.
A programação da escola acontece de acordo com o calendário escolar, O envolvimento da comunidade no âmbito escolar é de extrema relevância para o bom funcionamento da escola, as festividades e reuniões com palestras e dinâmicas para a participação de pais acontece com freqüência, o contato também é feito se necessário por meio de telefonemas, bilhetes e avisos.
O Calendário Escolar Padrão é o documento que fixa as datas que organizam o ano letivo, em todas as unidades de ensino da rede pública municipal. Atendendo à legislação em vigor, fixa duzentos dias de efetivo trabalho escolar. O calendário é feito pela direção da escola e enviado para aprovação da SMED.
O horário de funcionamento da escola é de segunda a sexta no horário das 08h ás 12h no turno da manhã, no turno da tarde 13h às 17h e no turno da noite das 18h20min ás 22h20min.
O planejamento de ensino é realizado pelos professores periodicamente, e cabe á orientadora escolar revisar e fazer as devidas sugestões.
A Escola expede Histórico Escolar, Atestado de Vaga, Atestado de Transferência e demais comprovantes referentes à vida escolar do aluno quando requerido pelo aluno maior de idade ou seu responsável. 
A Escola só efetivará a transferência dos alunos que apresentarem o Atestado de Vaga da escola de destino ou pela Central de Matrículas.
A Escola oferece a Certificação de Ensino Fundamental para os alunos concluintes da 9ª série, nos termos da legislação vigente e para os demais alunos, expedirá o Histórico Escolar em duas vias. 
Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos que concluírem a VII Etapa, será expedido o Certificado de Conclusão de Estudos. 
Para os alunos com necessidades Educacionais Especiais, será fornecido Certificado de Terminalidade Específica através de Histórico Escolar contendo de forma descritiva as competências desenvolvidas pelo aluno.
Os critérios para a organização das turmas são diversificados e heterogenias, caso esse que na entrevista com a Pedagoga ela informa que pretende corrigir a distorção de idades e séries.
A Educação Especial é uma a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Presente na proposta pedagógica da escola, na perspectiva da educação inclusiva. Realiza o atendimento educacional especializado e orienta os alunos e seus professores para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.
A Escola disponibiliza uma sala exclusiva para o AEE, além dos recursos pedagógicos, tecnológicos e de acessibilidade oferecidos pelo MEC, complementados com a contrapartida da Escola através de recursos recebidos das verbas municipais e federais.
2.4 PLANO DE AÇÃO
TEMA: (LA) LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
JUSTIFICATIVA:
Na entrevista com a pedagoga e também no conselho diagnóstico que participei percebi que não tem o (LA) Laboratório de Aprendizagem, esta prática existe para que os alunos possam ter um atendimento especializado conforme a necessidade de cada um, porém sabemos que o acompanhamento direcionado ao aluno que precisa de aulas de reforço é de fundamental importância para desenvolvimento do ensino aprendizado do educando.
Laboratório de Aprendizagem tem por objetivo investigar e contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem e impulsionar o aluno a buscar novas informações possibilitando a realização de um trabalho que venha tornar-se um grande gerador e fonte dos mais diversos conhecimentos.
Suas principais atividades abrangem a realização de materiais didáticos para leitura e estudo aplicado, através dos quais o estudante podeobter o maior número de informações, de forma a prescindir gradativamente da presença do professor. O atendimento será realizado em pequenos grupos ou individualmente, o aluno continua freqüentando sua turma de origem e no turno inverso participa do Laboratório, que conta com professor especializado.
São também estabelecidas parcerias com as famílias dos alunos, visando comprometê-los no trabalho realizado proporcionando diferentes vivências e o resgate da criança em todas as suas dimensões.
OBJETIVOS GERAIS:
* Proporcionar ao aluno com dificuldades de aprendizagem, atividades de caráter lúdico educativo nas diversas áreas de conhecimento.
* Investigar o processo de construção de conhecimento do aluno.
* Criar estratégias de atendimento educacional complementar.
* Integrar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o trabalho escolar.
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DE TRABALHO:
Os alunos serão encaminhados pelo professor da série (ano), mediante avaliação em qualquer momento do ano letivo e deverão ser analisados pelos professores do L.A. e supervisionados pelo SOE.
Os atendimentos serão realizados na própria sala do L.A e em outros espaços do contexto da criança ou adolescente como: no pátio da escola, na sala de multimeios, de informática, biblioteca, praças, visitas à comunidade e a cidade.
Será elaborado um cronograma com dia e horário de atendimento de cada aluno sendo a organização dos grupos feita de acordo com as características e dificuldades de aprendizagem.
A permanência no L.A. e o processo de desligamento dependerão de uma avaliação interativa entre educando, professores do L.A e professores da turma ou disciplina, que consiste na elaboração de um dossiê de cada aluno onde deverá constar: ficha de encaminhamento, relatórios de aprendizagens já, histórico escolar, entrevistas, relatórios das proposições e atividades realizadas no L.A, relatório auto-avaliativo composto pelo aluno e educador.
3.CONSIDERAÇÔES FINAIS
Ao realizar o estágio na gestão escolar observei e aprendi que a escola como um espaço que tem por função formar cidadãos conscientes, ativos e participantes da sociedade, esta se torna um campo fértil para a atuação de um pedagogo.
O estágio em gestão escolar se torna imprescindível para o estudante do curso de Pedagogia, pois através do mesmo obtive a oportunidade de observar tudo o que está por trás do ato docente, toda a parte de organização pedagógica, tudo aquilo que se faz necessário para que a aprendizagem dos alunos aconteça da melhor maneira possível, aquilo que até então era desconhecido por minha pessoa e com isso pude construir um paralelo entre a teoria que me foi passada pelas tele aulas e a realidade da observação.
Este estágio me proporcionou uma valiosa experiência, pois ao ver os pressupostos da gestão democrática, percebi o quanto o trabalho do pedagogo é importante. Pode-se dizer que este trabalho foi muito gratificante, pois sendo em pouco tempo aprendi muito com os profissionais que observei, sendo que estes me deram o maior apoio e me acolheram muito bem, fazendo com que meu estágio se tornasse um momento único de aprendizagem continuada.
Encerrei o estágio de Gestão Escolar com a certeza de que além de adquirir conhecimento para minha vida acadêmica, vou levar como exemplo o profissionalismo e desprendimento dos docentes e da equipe pedagógica para o futuro que me espera, tendo cada vez mais a certeza de que escolhi o curso certo.
O processo de constituição da identidade profissional é de desenvolvimento permanente, coletivo e individual, no confronto do velho com o novo,frente aos desafios de cada momento sócio histórico. Essa identidade contém, concomitantemente, à unidade ensinar, uma multiplicidade de abrangências pela natureza da educação como prática social, como uma teia de interesses, significados e possibilidades (ROMANOWSKI, 2007, p.16).
4.ANEXOS 
4.1.CALENDÁRIOSESCOLARES
4.2.FICHA DE FREQUENCIA
5.REFERÊNCIAS
SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O Estágio no Curso de Pedagogia, Volume 2/ Mônica Caetano Vieira da Silva, Sandra Terezinha Urbanetz(Org.).-2 e.d. ver. e atual.- Curitiba: IBPEX, 2011.
PPP aprovado em 24/02/2016 da EMEF OSÓRIO RAMOS CORRÊA.
Regimento Escolar aprovado em 24/02/2016 da EMEF OSÓRIO RAMOS CORRÊA.

Continue navegando