Apol Avaliação, Educação e Sociedade Paradigmas Educacionais Contemporâneos
9 pág.

Apol Avaliação, Educação e Sociedade Paradigmas Educacionais Contemporâneos

Disciplina:Pedagogia24.604 materiais252.994 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Apol
Avaliação, Educação e Sociedade
Paradigmas Educacionais Contemporâneos

Questão 1/10
Leia o fragmento do texto a seguir:

Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.

Fonte: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>Acesso em: 22 mar. 2015, p. 2.

Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:

	A	
Processo de justiça, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Tomada de Decisão.
	B	
Instrumentos quantitativos de verificação, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Ênfase no produto.
	C	Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
	D	
Diagnóstico da Realidade, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Resultado final.
	E	
Capacidade do sujeito, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Aprovação para o nível subsequente.

Questão 2/10
Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de forma para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 31)

Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao método de ensino na escola nova na vertente diretiva.
	A	
O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.

	B	
O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	C	O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	D	O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
	E	
O método de ensino na escola nova se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Questão 3/10
Leia as asserções a seguir:

Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.

Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.

De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Competência
Capacidade
Habilidade
Convivência
( ) Sugere domínio de conhecimentos.

( ) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.

( ) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.

( ) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
	A	1, 2, 3, 4
	B	4, 3, 2, 1
	C	2, 4, 1, 3
	D	3, 2, 1, 4
	E	1, 3, 2, 4
Questão 4/10
As teorias críticas da educação são aquelas que, percebem a estreita relação entre a educação e a sociedade.
GAZIM, E. C. B. B. ET AL. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para o debate. Revista chão da escola, Curitiba, n. 4, p. 49, abril 2015.

Sobre as teorias críticas da educação, analise as afirmativas a seguir
 I – As teorias crítico reprodutivistas contribuíram para mostrar que a educação não é neutra, que está relacionada ao movimento da sociedade.
II – São teorias que compreendem o caráter condicionado da escola, porém colocam-na como possibilidade de favorecer a transformação social.
III – As teorias crítico reprodutivistas que influenciaram o cenário brasileiro são: pedagogia libertária, pedagogia libertadora e pedagogia histórico-crítica.
IV – As teorias crítico reprodutivistas que influenciaram o cenário brasileiro são: pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista.

São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II e IV apenas.
	B	Afirmativas II e III apenas.
	C	Afirmativas I, II e III apenas.
	D	Apenas a afirmativa I e IV.
	E	Apenas a afirmativa III.
Questão 5/10
A Escola Nova caracteriza-se por desenvolver a individualidade a autonomia, o que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo, e teve na pedagogia de Dewey entre 1920 e 1940 a divulgação dessas ideias.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 30)

Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere a concepção de aprendizagem na Escola Nova na vertente diretiva.
	A	
A concepção de aprendizagem que fundamenta a escola nova na vertente diretiva é o interacionismo construtivista.
	B	
A concepção de aprendizagem na escola nova na vertente diretiva partia da aplicação de descobertas da psicologia, principalmente do behaviorismo, que entendia a aprendizagem como modificação do desempenho.
	C	A concepção de aprendizagem é construída com base na motivação pessoal de crescer dentro da vivência grupal.
	D	A concepção de aprendizagem na escola nova na vertente diretiva se apoia numa concepção dialética.
	E	
A concepção de aprendizagem era baseada no inatismo.

Questão 6/10
A educação na Escola Nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.94)

Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao papel dos conteúdos na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
	A	A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.
	B	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	C	
Os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem.
	D	
Os conteúdos a serem ensinados, devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	E	
Os conteúdos são colocados a disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
Questão 7/10
O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não só ser alvo mas também o local da luta de classe e por vezes de forma renhidas da luta de casses.ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010 (p. 110)

Sobre a teoria da escola como aparelho ideológico do Estado, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas
roseli fez um comentário
  • Alguém já fez as provas ética profissional e educação especial vou fazer as provas
    0 aprovações
    Carregar mais