SIMULADO MATERIAL CONCRETO
5 pág.

SIMULADO MATERIAL CONCRETO


DisciplinaCálculo com Geometria Analítica1.480 materiais30.511 seguidores
Pré-visualização3 páginas
SIMULADO MATERIAL CONCRETO
1 Leia o fragmento de texto a seguir. \u201cNa área educacional, o pensamento newtoniano-cartesiano ocasionou marcas relevantes e que podem afetar significativamente as pessoas que frequentam a escola em todos os níveis. A visão fragmentada levou os professores e os alunos a processos que se restringem à reprodução do conhecimento. As metodologias utilizadas pelos docentes têm estado assentadas na reprodução, na cópia e na imitação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 23.
Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque a afirmativa correta em relação ao ensino de matemática.
A O ensino da matemática tradicional é o mais eficaz nos dias atuais, pois é preciso que todos tenham pleno domínio dos conceitos matemáticos. 
B No contexto atual, as ideias pedagógicas mudaram e os conceitos desenvolvidos em sala de aula devem ser levados para o cotidiano. 
 C A pedagogia hoje incentiva o aluno para a construção individual do conhecimento, pois o principal objetivo da educação é a competitividade. 
 D A solução de problemas está voltada para o grande desenvolvimento de técnicas que facilitem o trabalho do professor. 
 E A relação com o cotidiano só é possível depois que os alunos adquirem maturidade intelectual para isso.
2 Leia o extrato de texto a seguir. \u201cVygotsky interessou-se em compreender os mecanismos psicológicos mais complexos, que são típicos de seres humanos. Estudou a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. Referiu-se à relação entre o homem e a sociedade em que ele vive, pois as características humanas não são impressas no individuo somente pelo meio externo, mas também não são natas nesse indivíduo; são resultados da interação que o homem teve com o meio sociocultural e dos efeitos sobre o homem causados por essa interação. Isso significa que, ao interagir com o meio para conseguir suas necessidades básicas, estará transformando a si mesmo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Cláudia da Cunha Monte; SILVA, Eliane Campos da. Vygotsky e a educação. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educ., Vitória-ES, v. 17, n. 2, jul./dez. 2011. p. 77. 
A seguir, leia as afirmativas a respeito de pontos importantes da teoria proposta por Vygotsky e sua relação com o ensino da matemática e, tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque V e F.
CORRETA LETRA B F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
( ) O professor é considerado aquele que detém todo o conhecimento, portanto é a figura principal da sala de aula.
(V) O ser humano é ativo e o seu pensamento é construído gradativamente no ambiente histórico e social.
(V) O ensino de matemática deve deixar clara a relação direta entre o que se está estudando e a realidade.
(V) A etnomatemática, o trabalho em grupo e a resolução de problemas atendem aos princípios da teoria de Vygostsky.
3 - Leia o fragmento de texto a seguir. \u201cO processo de ensino e aprendizagem da Matemática, especialmente na escola Básica, se transformou, nos últimos anos, em uma tarefa complexa e fundamental em todos os sistemas educativos. Não existe, provavelmente, nenhuma sociedade cuja estrutura educativa esteja carente do componente curricular Matemática nos planos educacionais\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://docplayer.com.br/13871606-Perspectivas-em-educacao-matematica.html>. Acesso em: 29 maio 2016. 
De acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, qual o papel social da matemática na inclusão social das pessoas? Assinale alternativa V e F:
(V) Ensinar matemática é fornecer instrumentos para que o homem atue de forma mais eficaz no mundo.
(V) Ensinar matemática permite formar pessoas comprometidas e responsáveis na sociedade.
(F) O ensino da matemática forma pessoas capazes de atuar no ambiente escolar.
(V) As mudanças na sociedade exigem pessoas que saibam resolver problemas de forma criativa.
Correta: B V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
4 - Leia o trecho a seguir:
\u201cQuando se reflete sobre o papel da Matemática no Ensino Fundamental como meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do(a) aluno(a) e para a formação básica de sua cidadania deve-se considerar que ''...é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. p. 25. 
A crítica e a busca por alternativas que fizessem oposição ao ensino tradicional levaram ao desenvolvimento de propostas que consideram o processo de aprendizagem e as influências da afetividade nos processos de ensinar e aprender. 
Leia as afirmativas a seguir e, de acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque a alternativa que apresenta as tendências mais expressivas para o ensino de matemática.
 
LETRA A	Modelagem Matemática, História da matemática, Resolução de problemas, Jogos e Etnomatemática.
 
5 - Leia o fragmento de texto a seguir: \u201cA Expressão Gráfica é um campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Dessa forma, a expressão gráfica pode auxiliar na solução de problemas, na transmissão de ideias, de concepções e de pontos de vista relacionados a tais conceitos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, H. C. Expressão Gráfica: esboço de conceituação. Dissertação (Mestrado \u2013 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática) - Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012. p. 53.
Uma brincadeira simples como empinar pipa (pandorga, raia, entre outras denominações) pode ser transformada em um trabalho interdisciplinar que envolve a matemática. Considerando tais ideias e tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, leia as afirmativas a respeito das vantagens de um trabalho interdisciplinar utilizando a Expressão Gráfica e assinale V e F. Correta:LETRA B V \u2013 V \u2013 V \u2013 V
(V) Possibilita transformar as informações sobre a brincadeira de empinar pipas em conhecimento científico.
(V) Ajuda a estabelecer significado para o conteúdo curricular escolar.
(V) Proporciona conhecimentos de princípios científicos através das formas geométricas e das leis da física que regem o voo da pipa.
(V) Incentiva utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
6 - Leio o excerto a seguir: \u201cRecursos didáticos como livros, vídeos, televisão, rádio, calculadoras, computadores, jogos e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem\u201d. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.mat.ufpb.br/pibid/attachments/article/18/Matiral%20Manipulavel.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.
De acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino