Buscar

SIMULADO MATERIAL CONCRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO MATERIAL CONCRETO
1 Leia o fragmento de texto a seguir. “Na área educacional, o pensamento newtoniano-cartesiano ocasionou marcas relevantes e que podem afetar significativamente as pessoas que frequentam a escola em todos os níveis. A visão fragmentada levou os professores e os alunos a processos que se restringem à reprodução do conhecimento. As metodologias utilizadas pelos docentes têm estado assentadas na reprodução, na cópia e na imitação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 23.
Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque a afirmativa correta em relação ao ensino de matemática.
A O ensino da matemática tradicional é o mais eficaz nos dias atuais, pois é preciso que todos tenham pleno domínio dos conceitos matemáticos. 
B No contexto atual, as ideias pedagógicas mudaram e os conceitos desenvolvidos em sala de aula devem ser levados para o cotidiano. 
 C A pedagogia hoje incentiva o aluno para a construção individual do conhecimento, pois o principal objetivo da educação é a competitividade. 
 D A solução de problemas está voltada para o grande desenvolvimento de técnicas que facilitem o trabalho do professor. 
 E A relação com o cotidiano só é possível depois que os alunos adquirem maturidade intelectual para isso.
2 Leia o extrato de texto a seguir. “Vygotsky interessou-se em compreender os mecanismos psicológicos mais complexos, que são típicos de seres humanos. Estudou a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. Referiu-se à relação entre o homem e a sociedade em que ele vive, pois as características humanas não são impressas no individuo somente pelo meio externo, mas também não são natas nesse indivíduo; são resultados da interação que o homem teve com o meio sociocultural e dos efeitos sobre o homem causados por essa interação. Isso significa que, ao interagir com o meio para conseguir suas necessidades básicas, estará transformando a si mesmo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Cláudia da Cunha Monte; SILVA, Eliane Campos da. Vygotsky e a educação. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educ., Vitória-ES, v. 17, n. 2, jul./dez. 2011. p. 77. 
A seguir, leia as afirmativas a respeito de pontos importantes da teoria proposta por Vygotsky e sua relação com o ensino da matemática e, tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque V e F.
CORRETA LETRA B F – V – V – V
( ) O professor é considerado aquele que detém todo o conhecimento, portanto é a figura principal da sala de aula.
(V) O ser humano é ativo e o seu pensamento é construído gradativamente no ambiente histórico e social.
(V) O ensino de matemática deve deixar clara a relação direta entre o que se está estudando e a realidade.
(V) A etnomatemática, o trabalho em grupo e a resolução de problemas atendem aos princípios da teoria de Vygostsky.
3 - Leia o fragmento de texto a seguir. “O processo de ensino e aprendizagem da Matemática, especialmente na escola Básica, se transformou, nos últimos anos, em uma tarefa complexa e fundamental em todos os sistemas educativos. Não existe, provavelmente, nenhuma sociedade cuja estrutura educativa esteja carente do componente curricular Matemática nos planos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://docplayer.com.br/13871606-Perspectivas-em-educacao-matematica.html>. Acesso em: 29 maio 2016. 
De acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, qual o papel social da matemática na inclusão social das pessoas? Assinale alternativa V e F:
(V) Ensinar matemática é fornecer instrumentos para que o homem atue de forma mais eficaz no mundo.
(V) Ensinar matemática permite formar pessoas comprometidas e responsáveis na sociedade.
(F) O ensino da matemática forma pessoas capazes de atuar no ambiente escolar.
(V) As mudanças na sociedade exigem pessoas que saibam resolver problemas de forma criativa.
Correta: B V – V – F – V
4 - Leia o trecho a seguir:
“Quando se reflete sobre o papel da Matemática no Ensino Fundamental como meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do(a) aluno(a) e para a formação básica de sua cidadania deve-se considerar que ''...é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. p. 25. 
A crítica e a busca por alternativas que fizessem oposição ao ensino tradicional levaram ao desenvolvimento de propostas que consideram o processo de aprendizagem e as influências da afetividade nos processos de ensinar e aprender. 
Leia as afirmativas a seguir e, de acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque a alternativa que apresenta as tendências mais expressivas para o ensino de matemática.
 
LETRA A	Modelagem Matemática, História da matemática, Resolução de problemas, Jogos e Etnomatemática.
 
5 - Leia o fragmento de texto a seguir: “A Expressão Gráfica é um campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Dessa forma, a expressão gráfica pode auxiliar na solução de problemas, na transmissão de ideias, de concepções e de pontos de vista relacionados a tais conceitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, H. C. Expressão Gráfica: esboço de conceituação. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática) - Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012. p. 53.
Uma brincadeira simples como empinar pipa (pandorga, raia, entre outras denominações) pode ser transformada em um trabalho interdisciplinar que envolve a matemática. Considerando tais ideias e tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, leia as afirmativas a respeito das vantagens de um trabalho interdisciplinar utilizando a Expressão Gráfica e assinale V e F. Correta:LETRA B V – V – V – V
(V) Possibilita transformar as informações sobre a brincadeira de empinar pipas em conhecimento científico.
(V) Ajuda a estabelecer significado para o conteúdo curricular escolar.
(V) Proporciona conhecimentos de princípios científicos através das formas geométricas e das leis da física que regem o voo da pipa.
(V) Incentiva utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
6 - Leio o excerto a seguir: “Recursos didáticos como livros, vídeos, televisão, rádio, calculadoras, computadores, jogos e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.mat.ufpb.br/pibid/attachments/article/18/Matiral%20Manipulavel.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.
De acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensinofundamental. No ensino da matemática e, de modo especial quando se trata do uso da Expressão gráfica, usar recursos didáticos é válido quando:
A os recursos forem usados como complemento dos estudos conceituais.
B os recursos aparecem em momentos específicos do conteúdo abordado.
C o conteúdo não inclui assuntos de outras disciplinas ou áreas do conhecimento.
D os recursos possibilitam a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do pensamento matemático de forma crítica.
E os recursos não dificultam a construção pessoal de conceitos importantes.
7 - Leia o texto a seguir: “Deve-se procurar criar ambientes de aprendizagem, com recursos tecnológicos disponíveis aos alunos, e, acima de tudo, com uma proposta pedagógica atualizada que leve em conta os avanços da tecnologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MISKULIN, R. G. S. et al. Identificação e Análise das Dimensões que permeiam a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Contexto da Formação de Professores. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 26, p. 1-16, 2006.
Sobre o uso das TICs e o ensino da matemática, tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, Marque V e F. Correta LETRA D V – V – F – V
(V) Os ambientes informatizados possibilitam mudar os limites entre o concreto e o formal.
(V) Por meio do uso dos computadores e softwares pode-se obter os objetos concreto-abstratos.
(F) A dinamicidade dos ambientes informatizados impedem a assimilação e a acomodação, segundo Piaget.
(V) Os ambientes informatizados devem ser ricos em recursos que possibilitem diferentes formas de ação sobre o objeto em estudo.
8 - Leia o fragmento de texto a seguir: “A utilização e a exploração de aplicativos e/ou softwares computacionais em Matemática podem desafiar o aluno a pensar sobre o que está sendo feito e, ao mesmo tempo, levá-lo a articular os significados e as conjecturas sobre os meios utilizados e os resultados obtidos, conduzindo-o a uma mudança de paradigma com relação ao estudo, na qual as propriedades matemáticas, as técnicas, as ideias e as heurísticas passem a ser objeto de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/outros/Aguiar_Rosane.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016. 
Sobre a importância do uso das TICs nas aulas de matemática, de acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Marque V e F. 
Correta Letra E V – F – V – V
(V) O Poly Pro é um software que facilita a planificação e construção dos poliedros.
(F) Geogebra é um jogo virtual que possibilita a resolução de equações de segundo grau.
(V) A gamificação pode ser entendida como uma possibilidade de trazer as regras dos jogos para o ambiente de sala de aula.
(V) Os jogos virtuais podem ajudar no desequilíbrio dos esquemas cognitivos e facilitar a assimilação e a acomodação.
9 - Leia o seguinte fragmento de texto:
“A necessidade do Homem em desenvolver as atividades lúdicas, ou seja, atividades cujo fim seja o prazer que a própria atividade pode oferecer, determina a criação de diferentes jogos e brincadeiras. Esta necessidade não é minimizada ou modificada em função da idade do indivíduo. Exercer as atividades lúdicas representa uma necessidade para as pessoas em qualquer momento de suas vidas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/tese_grando.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.
Sobre o uso de jogos na educação, tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, analise as afirmativas a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
(  ) Os gregos (século V a.C.) já indicavam os jogos como forma interessante de aprender matemática.
(  ) A defesa do uso de jogos para o ensino deixa de ser importante no período compreendido entre os séculos XV e XIX.
(  ) Piaget defende a ideia de jogo, pois estes contribuem com a formação de indivíduos inventivos, críticos e criadores.
(  ) Vygotsky discorda com o uso de jogos e brincadeiras, pois eles estimulam a opressão.
Agora, marque a sequência correta: A V - F - V - F
10 - Leia o texto a seguir. 
“A ludicidade usada como intervenção pedagógica se torna uma opção interessante, pois favorece a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de estruturas importantes para aprendizagem como: atenção, imaginação, motivação, dentre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1067_0dbf412b7d0c415c6819fc0504f187f8.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.
Sobre o uso de jogos no ensino de matemática, tendo como base o livro Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Os jogos são uma possibilidade de construir conceitos matemáticos através de espaços interativos.
(  ) O jogo, quando utilizado na educação matemática, tem caráter lúdico, não servindo como material de ensino.
(  ) O jogo instiga o aluno a estabelecer planos de ação para alcançar objetivos, bem como a avaliar a eficácia destes planos.
(  ) O jogo reforça e estimula capacidades físicas e intelectuais.
( ) O uso de jogos é tão produtivo no ensino, que qualquer jogo pode servir como recurso à aprendizagem de matemática.
Agora, marque a sequência correta: D	 V – F – V – V – F
11 - Leia o fragmento de texto a seguir. “O material manipulativo, através de diferentes atividades, constitui um instrumento para o desenvolvimento da matemática, que permite ao indivíduo realizar aprendizagens diversas. O princípio básico referente ao uso dos materiais, consiste em manipular objetos e ‘extrair’ princípios matemáticos. Os materiais manipulativos devem representar explicitamente e concretamente ideias matemáticas que são abstratas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/1260/309>. Acesso em: 21 jul. 2016. 
Sobre uso de materiais manipuláveis, analise as afirmativas a seguir e marque V e F.
( ) O uso dos materiais manipuláveis exige atenção, pois podem ocultar alguns atributos do objeto que se pretende estudar.
( ) Uma aula em que os alunos dispõem de materiais manipulativos oferece mais possiblidades para que construam relações com a matemática.
( ) Propiciam um ambiente favorável à aprendizagem, pois possibilitam momentos de reflexão, busca de respostas, experimentação e de novos questionamentos. 
( ) Proporcionam situações próximas da realidade e isso ajuda na compreensão dos problemas e facilita a busca de soluções.
Agora, marque a sequência correta: B F – V – V – V 
12 - Leia o fragmento de texto a seguir. “O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em uma escola constitui um importante espaço de experimentação para o aluno e, em especial, para o professor, que tem a oportunidade de avaliar na prática, sem as pressões do espaço formal tradicional da sala de aula, novos materiais e metodologias, resultados de pesquisas disponibilizadas na literatura”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2396_929_ID.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016. Sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), é correto afirmar que:
D o uso de LEM exige que o professor tenha objetivos bem definidos e um planejamento cuidadoso para queos recursos lá disponíveis sejam bem aproveitados.

Outros materiais