Buscar

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA atual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
 Pitágoras 
 CONCEITO DA MATEMÁTICA 
A palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike". "máthema" = compreensão, explicação, ciência, conhecimento, aprendizagem; "thike" = arte. 
Portanto, a matemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender os números e as formas geométricas.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
A Matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras.
 Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa;
ao argumento;
 ao interesse por descobrir o novo;
 investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza.
 A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
O termo “matemática” e o termo “filosofia” foram criados pelo mesmo pensador, Pitágoras. Este liderava uma escola, na cidade de Samos, a chamada escola Pitagórica. 
Havia dois grupos de alunos: os mathematikoi que eram alunos regulares e internos na escola. E havia o segundo grupo, os akoumastikoi que eram apenas alunos ouvintes e não matriculados.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.
As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente Médio.
A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Desde a pré história os homens já haviam percebido a necessidade de contar. 
Á princípio para contar o tempo, a fim de realizarem seus rituais religiosos no tempo certo... Registravam nas paredes das cavernas, em ossos de animais, em pedaços de madeira...
Naquela época, o homem vivia da caça, mas com opassar do tempo a família aumentou e começou a plantar e a criar animais, reunindo-se em grupos maiores.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Havia uma preocupação dos pastores em saber quantas ovelhas ou carneiros tinham no pasto, pela manhã ao soltarem os carneiros guardavam em uma bolsa uma pedra para cada carneiro que soltavam, e ao final do dia faziam o inverso, para cada carneiro que voltava tiravam uma pedra da bolsa, permitindo assim guardar a quantidade contada
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
A ideia dos números foi construída ao longo dos tempos, os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois tudo o que eles precisavam para a própria sobrevivência era retirado da natureza, depois, ele se fixou na terra e começou a desenvolver uma série de atividades, como plantar, produzir alimentos, construir casas, domesticar animais etc. 
Surgiu a necessidade de homem contar e ter controle sobre as coisas. Eles usavam objetos como: Pedras, Cordas, Gravetos, Ossos, registros em cavernas e entre outros objetos físicos.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
 Os pastores usavam as pedras, cada ovelhas representava uma pedrinha. Cada animal que saía de manhã para o pasto era uma pedrinha que ele guardava dentro de um saco de couro.
Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número. Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por gestos, expressões, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação. Indígenas Egípcios . Com o passar dos tempos que esses símbolos numéricos foram se modificando ainda mais, até chegarem á forma que conhecemos hoje . Que são os algarismos.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.
Contava fazendo correspondência umà um(para cada objeto, uma pedrinha). Usava também sementes, folhas secas,nós em cordas, os dedos...
Com o surgimento de aldeias, as trocas comerciais que nelas existiam fizeram os diversos povos iniciarem o processo de representação numérica.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Habitantes da Mesopotâmia e grandes comerciantes, registravam seus números e contas em tabletes de argila. Começaram a usar símbolos para indicar quantidades. Criaram também a representação posicional dos números: a posição dos símbolos interferia nos valores que eles representavam.
Egípcios - Usavam símbolos grafados em pedras, cerâmicas ou papiros que representavam agrupamentos.
Maias - A base utilizada para contar era 20,e os números eram representados por gravuras
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Gregos: Criaram um novo sistema numérico utilizando letras de seu alfabeto para representarem os números.
Romanos: Povos que se destacavam em táticas de guerra e consequentemente a conquista de muitos territórios no mundo antigo, usavam também letras do alfabeto para representar números.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
O sistema numérico chinês: é caracterizado pela escrita ideográfica, nesta escrita utilizamos símbolos e desenhos para representá-la. 
Como a China possui uma civilização milenar, ao longo do tempo sua história em relação aos números foi sendo construída, havendo dessa forma mais de um sistema de numeração.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
“É de Galileu (famoso astrônomo italiano do século XVII) a seguinte frase: ‘a Matemática é a linguagem da Física’”.   
Os cientistas há tempos utilizam a matemática para descrever as propriedades físicas do universo. Mas e se o próprio universo for a matemática? Isso é o que o cosmólogo Max Tegmark sugere.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Na visão de Tegmark, tudo no universo – incluindo os humanos – é parte de uma estrutura matemática. Toda a matéria é composta de partículas, que têm propriedades como carga e rotação, mas estas propriedades são puramente matemáticas, diz ele. E o próprio espaço tem propriedades, tais como dimensões, mas ainda assim não deixa de ser uma estrutura matemática.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FILOSOFIA 
Os livros de história da filosofia apresentam Tales de Mileto como o primeiro filósofo da história. Este, também, era astrônomo e matemático. É dele a descoberta dos eclipses. Tales tem, ainda, contribuições na geometria.
Platão, que junto com Aristóteles são os dois principais filósofos da Antigüidade, foi também um estudioso em matemática. No pórtico de entrada de sua academia mandou escrever “Não entre aqui quem não souber geometria”. Portanto para Platão só poderia estudar filosofia quem soubesse geometria.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza.
 A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Aristóteles foi o criador ou sistematizador da lógica. Isto por si só já mostra a importância da filosofia de Aristóteles para a matemática.
Os historiadores da filosofia afirmam que a Filosofia Moderna inicia com René Descartes. Ele revolucionou a filosofia, modificando o eixo da discussão filosófica do ser para o conhecer. Descartes é considerado
o pai da geometria analítica. 
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
A principal obra de Descartes intitulada “Discurso do Método” tratava-se de um prefácio para um livro de geometria. 
Contemporâneo de Descartes, Pascal, também deu contribuições para a matemática e para a filosofia. Leibniz é outro exemplo de pensador que tem grandes contribuições na matemática e na filosofia
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Galileu Galilei é outro filósofo que trabalhou nos dois campos. Galileu contribuiu para o nascimento da ciência moderna. 
Em suas reflexões escreveu que a “natureza é escrita em caracteres matemáticos”. Para ele, só possível estudar e entender a natureza com o auxílio da matemática.
 PENSAMENTO 
A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. Albert Einstein
A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo. Pitágoras 
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Gottlob Frege é outro pensador que apresentou contribuições para a matemática e a filosofia. Ele é considerado o precursor da filosofia analítica e o primeiro responsável pela reviravolta linguística na filosofia.
 PENSAMENTO DA MATEMÁTICA 
A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura. Bertrand Russell
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Bertrand Russell, outro dos grandes expoentes da filosofia analítica, é também um dos grandes estudiosos da matemática.
Na atualidade, nos estudos de lógica não há fronteiras bem definidas entre filosofia e matemática. 
A lógica ficou quase intacta de Aristóteles até o final do século XIX, quando Frege com o seu projeto de fundamentar a aritmética na lógica, inicia uma nova fase de estudo para a lógica.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Os trinta primeiros anos do século XX foram anos de muitas contribuições na lógica e na matemática. Três grupos se destacam nesta época. A escola Logicista com Frege e Russell.
 A escola Formalista com David Hilbert e a escola Intuicionista com Brower.
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 
Atualmente, a Matemática consiste na ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde as séries iniciais. 
Sua relação com o cotidiano exige das pessoas um conhecimento mais amplo da disciplina, por isso devemos dar uma maior atenção ao seu estudo....
A MATEMÁTICA 
Algumas de suas aplicações estão relacionadas a:
 financiamentos, 
compras parceladas,
 operações comerciais de compra e venda,
 construções, 
investimentos financeiros, 
aplicações bancárias, 
cálculos operatórios básicos, entre outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais