Buscar

port4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA	
Exercício: CEL0354_EX_A4_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 16/09/2015 21:36:47 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201402627711)A Linguística, ciência que estuda a linguagem humana, trouxe importantes contribuições à forma como o professor de Língua Portuguesa atua em sala. Sabendo-se que ao chegar à escola, o aluno traz sua variedade da língua do meio em que vive, das alternativas a seguir, qual apresenta um comportamento que o professor NÃO deve seguir?
 Certo	Valorizar somente a língua padrão já que ela é o modelo que deve ser seguido.
 2a Questão (Ref.: 201402654295)A professora desenvolveu um projeto de leitura e escrita com sua turma: Projeto Nossa Cidade. O planejamento incluiu o preenchimento de um mapa da cidade, identificando as principais vias de acesso, os meios de transporte, os bairros; os alunos fizeram entrevistas, passeio pela cidade, visita a museus e bibliotecas para buscar fatos históricos e informação sobre monumentos e atividades mercantis como comércio, agricultura, pesca e turismo. Como resultado dessas atividades, as crianças, em grupo, fizeram relatórios e criaram um jornal em que contaram a história da cidade, escreveram histórias populares narradas por entrevistados e divulgaram notícias sobre os principais eventos culturais da cidade.
A partir da leitura dessa experiência, assinale a alternativa que NÂO preenche adequadamente a frase:
Podemos afirmar que a professora...
 Certo	
valorizou o cotidiano já vivido pelo aluno , mas não considerou que a variedade falada pelo aluno e por seu grupo social pode ser um contraexemplo para estabelecer novas experiências linguísticas, já que é preciso ver o texto como um conjunto de normas gramaticais para que se desenvolva a escrita de acordo com a língua padrão
 3a Questão (Ref.: 201402152345)Durante as aulas e Língua Portuguesa, o(a) professor(a) deve levar em consideração o fenômeno da variação lingüística. Sobre esse fenômeno, observe as considerações a seguir:
I. Entende-se por variação linguística o uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
II. A variedade linguística usada em determinado texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação comunicativa.
III. As variedades que se diferenciam da variedade considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
IV. Como as línguas são heterogêneas e variáveis, os falantes apresentam variações na sua forma de expressão, provenientes de diferentes fatores.
Acerca das considerações acima, pode-se afirmas que:
 Certo	
Apenas I, II e IV estão corretas;	
 4a Questão (Ref.: 201402153030)Leia o texto a seguir retirado de uma novela: Aquele homem simples, sotaque caipira, foi eleito governador. Um dia, um desses políticos de palácio chega bem perto e surpreende o governador vendo televisão. Faz sua média: - E aí, governador, firme? - Firme, não. Marque a única opção que explica o problema que ocorreu na comunicação entre o político e o governador, do ponto de vista sociocultural e linguístico: 
 Certo	A diferença dialetal na pronúncia da palavra "firme" provocou a resposta do governador eleito.
 5a Questão (Ref.: 201402673215)O que se entende por varante regional:
 Certo	As falas das diferentes regiões de um país.
 6a Questão (Ref.: 201402288179)Podemos definir Linguística como:
 Certo	Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.

Outros materiais