Buscar

Políticas e Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As políticas educacionais, segundo Cury (2000), podem ser entendidas como um conjunto de medidas sistematizadas e agilizadas pelo governo, com a pretensão de tornar o sistema educacional mais eficiente, as políticas educacionais também ajudam a organizar, de maneira mais específica, o trabalho em sala de aula. De acordo com Cury (2000), as políticas educacionais auxiliam na formulação de regras e diretrizes educacionais. 
educação formal, ou seja, aquela que acontece no espaço educativo,Luck (2009) confirma que a educação pode ser considerada um processo dinâmico, organizado, sistemático e intencional. 
A aprendizagem significativa, segundo Luck (2009), possibilita ao aluno conhecer o mundo; enquanto ele próprio se reconhece no mundo, através de sua atuação e sua integração na sociedade. 
Gestores escolares são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola. 
A gestão democrática nos espaços educativos
 De acordo com Cury (2012), prescrita pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela LDB nº 9394/96, a gestão democrática passou a ser indicada como um dos princípios fundamentais da educação nacional. A gestão democrática pode ser considerada processo de construção social. Assim, ao mesmo tempo em que reconhece a escola como espaço de contradições, seus integrantes valorizam a cultura e a dinâmica social,
 Conceito de Gestão Educacional: de maneira abrangente compreende o ensinar e o aprender, vinculando instituições sociais por meio de diretrizes comuns, além de ordenamento normativo e jurídico, (esfera municipal, estadual e federal.
Conceito de Gestão Escolar: de maneira articulada, o trabalho realizado no espaço escolar, auxilia no desenvolvimento do sistema de ensino. Envolve todas as atividades realizadas no âmbito escolar, inclusive as atividades praticadas dentro da sala de aula; espaço na qual se efetiva a proposta pedagógica.
 O princípio da gestão democrática no espaço educativo compreende:
Implantação de Conselho Escolar.
Democratização das relações de poder na escola.
Eleição de diretor da escola – indicado pela comunidade escolar.
Participação de representantes da comunidade escolar, nas decisões ligadas ao compromisso pedagógico, administrativo e financeiro da escola.
Elaboração coletiva e desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico.
Avaliação coletiva das ações realizadas pela comunidade escolar.
Representatividade com responsabilidade.
Valorização da Formação Continuada.
Entendimento sobre a política educacional e financeira da educação.
Respeito à diversidade.
Fortalecimento do Grêmio Estudantil e da APMF.
Conselho Escolar: instância de decisão coletiva, composto pela equipe diretiva da escola, representantes dos professores, funcionários, alunos, pais de alunos, todos indicados por seus pares. A função essencial do conselho escolar centra-se em promover a cultura do diálogo e da colegialidade no espaço educativo.
 Grêmio estudantil pode contribuir para o fortalecimento de decisões coletivas no espaço educativo. Permite que o jovem, enquanto aluno no espaço escolar, possa desempenhar papel central no desenvolvimento do protagonismo juvenil de natureza crítica
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) tem como objetivo, no espaço escolar, auxiliar a direção nas atividades da escola, na promoção de atividades administrativas, pedagógicas e sociais, bem como arrecadar recursos para complementar gastos com ensino, educação e cultura. 
Trabalho pedagógico  a prática pedagógica implica em analisar a maneira como o professor trata seus alunos, como os observa, como compreende suas necessidades, suas diferenças, se demonstra interesse por eles, pela maneira como aprendem, como incentiva suas potencialidade. Destacamos aqui os documentos que fundamentam o trabalho no espaço educativo: Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação da Escola, Regulamento Interno da Escola, Plano de Ação, Plano de Trabalho Docente – Planejamento do Professor para atuar em sala de aula.
Regimento Escolar é o documento que estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar. O espaço educativo deve garantir no regimento sua expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar.
 Projeto Político Pedagógico é o documento que apresenta, de maneira integrada, tudo que pode ser desenvolvido pela comunidade escolar. Abrange aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários. O PPP é considerado projeto porque indica uma direção. É considerado político porque resulta das relações de força presentes na escola e é pedagógico porque tenta definir um modelo de “homem” que a escola deseja formar. 
O levantamento situacional – implica em analisar o diagnóstico da realidade. Além de analisar quem a escola atende, também procura resgatar-se o histórico da instituição, suas condições concretas de modo a dimensionar seus avanços e retrocessos. 
O levantamento conceitual – ajuda os profissionais da escola a refletirem sobre os princípios filosóficos, políticos e didático-pedagógicos que sustentam a organização do trabalho na instituição. 
O levantamento operacional – implica na tomada de decisão com vistas ao alcance das metas definidas de maneira coletiva.
A Proposta Curricular encontra-se articulada ao trabalho indicado no PPP, respeitando os parâmetros legais e pedagógicos. Na proposta curricular, os conhecimentos escolares são compreendidos como o conjunto de conhecimento sistematizado, que poderá auxiliar na formação ética, estética e política do aluno, tendo como objetivo final sua inserção na vida social, econômica e cultural.
O Plano de Ação da instituição formaliza as ações a serem desenvolvidas pelos diferentes profissionais (no exercício de suas funções), no espaço educativo. Apresenta, de maneira, sistematizada, aquilo que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer. 
O Plano de Trabalho Docente, ou seja, o planejamento do professor de cada disciplina acaba por antecipar a organização da prática do professor em sala de aula. Ao mesmo tempo que orienta questões ligadas ao espaço e tempo, também sugere elementos essenciais para a socialização do conhecimento em sala de aula, visando à evolução do ensino e da aprendizagem. 
Educação hospitalar consiste em garantir à criança doente a continuidade no processo educativo, com objetivo de potencializar seus hábitos de estudos, eleva a autoestima, evita que a criança desfaça seu vínculo com a escola, potencializa seu desenvolvimento físico, intelectual e social, além de diminuir os prejuízos educacionais causados pelo tempo de internação.
 ECA prevê que a criança deva ser tratada como sujeito em desenvolvimento, devendo, por isso, ser respeitada em sua integridade física e moral, ao mesmo tempo em que esteja sendo preparada para o exercício de sua vida política em sociedade. Em relação à educação, o ECA assegura, em capítulo específico, que o Estado, em parceria com a escola, se comprometa em ofertar ensino fundamental obrigatório e gratuito.
CONSELHO TUTELAR atender às crianças e aos adolescentes em situação de risco.
 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM avaliações realizadas pelo professor em sala de aula, que é considerada existe a AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL avaliação que os profissionais realizam internamente no ambiente escolar.
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA na área da educação a avaliação externa, ao seguir as indicações do governo, apresenta aspectos limitantes e, por vezes, contraditórios em seu objetivo, pois parece incitar o monitoramento e a competição entre as instituições.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS  ANÍSIO TEIXEIRA
Tendo como sua função promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro, o INEP é considerado uma autarquia federal vinculada ao MEC. 
PISA Programa Internacional de Avaliação de Alunos é considerado um programa de avaliação internacional padronizado, para o qual vários países são convidados a participarem. Suas avaliaçõessão realizadas a cada três anos, envolvendo conteúdos de linguagem, matemática e ciências. A avaliação prioriza resultados ligados ao domínio curricular e aos conhecimentos relevantes e habilidades necessárias à inserção do jovem no mundo adulto (BRASIL, 2008). 
Plano de Desenvolvimento da Educação  quatro eixos: alfabetização, educação básica – que compreende a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, educação profissional e educação superior. 
PROVA BRASIL surgiu da necessidade de se analisar as especificidades ligadas à educação básica. Favorecer o desenvolvimento de uma cultura avaliativa 
 Provinha Brasil
Considerada avaliação diagnóstica, a Provinha Brasil prioriza atendimento às crianças, ainda durante a alfabetização. Aos alunos matriculados no 2º ano de escolarização.

Outros materiais