Buscar

Apol 4 Teoria geral da administração e administração da produção de materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado. Várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto. Analise as estratégias a seguir, identifique quais podem ser consideradas estratégias para a Qualidade e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas.  
(   ) Implantação e manutenção de um Sistema de Qualidade tipo ISO 9.000, ou outros semelhantes como o QS 9.000 e o ISO/TS 16.949.
(   ) Adoção de filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Controle Total de Qualidade (TQC). (   ) Não se pode aplicar técnicas específicas e modelos que auxiliam na detecção e na prevenção de defeitos e erros na operação, como o dispositivo a prova de falhas (Poka Yoke).   Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	V – V – F
Você acertou!
De acordo com Paranhos Filho (2007, p. 107), várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto, como: implantação e manutenção de um Sistema de Qualidade tipo ISSO 9.000, ou outros semelhantes como o QS 9.000 e o ISSO/TC 16.949; adoção de filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Controle Total de Qualidade (TQC); aplicação de técnicas específicas e modelos que auxiliam na detecção e na prevenção de defeitos e erros na operação, como os dispositivos a prova de falhas (Poka Yoke) e a administração visual (Andon).
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V – V
Questão 2/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Carta de controle do processo.
	
	A
	Esta ferramenta permite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas em uma análise. Consiste em um aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y. Pode ser utilizado em várias situações, como: processo de solução de problemas, pesquisa social, saúde pública, aprimoramento da qualidade de processos, que para ser feito é necessário coletar dados da amostra; construir os eixos; colocar os dados no diagrama e adicionar informações complementares.
	
	B
	Ferramenta utilizada para análise de dados a partir da distribuição das amostras. Tem forma de uma curva superposta a um gráfico de barras. Esta curva é chamada normal, sempre que as medidas concentram-se em torno da medida central. Para sua construção é necessário coletar os dados, determinar a amplitude, determinar a classe, determinar o intervalo, determinar o limite da classe, determinar a média de cada classe, determinar a frequência e construir o gráfico.
	
	C
	A principal utilização do diagrama de processo é permitir uma rápida visualização e entendimento deste, a partir da listagem de todas as suas fases, facilitando sua análise. A simbologia utilizada é conhecida e aceita universalmente. O fluxograma é utilizado para mapear o fluxo do processo na organização, permitindo uma visualização mais efetiva das interações. Sua simbologia é diferente dos símbolos utilizados no Diagrama de processo. Os principais são: o losango, usado como ponto de decisão; o retângulo como atividade e o oblongo como início e fim de processo.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, em que são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Você acertou!
Carta de controle do processo: ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, em que são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado. Segundo Paranhos (2007, p. 136).
Questão 3/5
Além dos diversos objetivos básicos do Desenvolvimento Organizacional, existem várias suposições subjacentes, que referem-se à pessoas e coisas. A respeito destas suposições, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A colaboração é mais eficaz que a ação individual - um grupo de pessoas trabalhando juntas sobre um problema, ao mesmo tempo, é melhor do que diversas pessoas trabalhando sozinhas em um mesmo problema.
Você acertou!
A colaboração é mais eficaz que a ação individual - um grupo de pessoas trabalhando juntas sobre um problema, ao mesmo tempo, é melhor do que diversas pessoas trabalhando sozinhas em um mesmo problema; A cooperação é mais eficaz que a competição ou conflito - a busca pelos próprios interesses e os conflitos podem limitar a eficácia da empresa. A solução de problemas de grupos é uma alternativa ao conflito e exige cooperação; A mudança planejada é mais eficaz que ao acaso - o planejamento ajuda a antecipar problemas e imprevistos; As organizações orgânicas são mais eficazes que organizações mecânicas - por serem mais flexíveis, as organizações orgânicas respondem melhor ao ambiente que está em constante mudança. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 05 - P. 13)
	
	B
	A competição ou conflito é mais eficaz que a cooperação - a busca pelos próprios interesses e os conflitos podem aumentar a eficácia da empresa.
	
	C
	A mudança ao acaso é mais eficaz que a planejada - o planejamento prejudica a antecipação de problemas e imprevistos.
	
	D
	As organizações mecanísticas são mais eficazes que organizações orgânicas - por serem mais flexíveis, as organizações mecanísticas respondem melhor ao ambiente que está em constante mudança.
Questão 4/5
“Indica os tipos de estrutura que podem ser as respostas adequadas a cada um dos vários tipos diferentes de contexto ou situação organizacional. Sua contribuição mais notável é a identificação das variáveis que têm um forte efeito no projeto geral das organizações, como tecnologia, tamanho e natureza do ambiente.” A qual teoria da Perspectiva Moderna a descrição acima corresponde?
	
	A
	Teoria de Sistemas.
	
	B
	A Teoria das Contingências.
Você acertou!
A Teoria das Contingências indica os tipos de estrutura que podem ser as respostas adequadas a cada um dos vários tipos diferentes de contexto ou situação organizacional. Sua contribuição mais notável é a identificação das variáveis que têm um forte efeito no projeto geral das organizações, como tecnologia, tamanho e natureza do ambiente. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 05 - P. 05)
	
	C
	O Desenvolvimento Organizacional.
	
	D
	A administração por Objetivos (APO).
Questão 5/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Folha de verificação.
	
	A
	Esta ferramentapermite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre esses fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	É caracterizada por duas escalas laterais, em que uma mede a unidade a ser analisada e a outra mede a percentagem acumulada. Os dados devem figurar em ordem decrescente para identificar a priorização. É classificada pelo autor como uma ferramenta para análise de causas. É usada para mostrar, por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. É uma técnica gráfica que declara que, muitas vezes, apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist.
Você acertou!
Folha de verificação: trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist. Segundo Paranhos (2007, p. 116).
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.

Outros materiais