Buscar

Exercicios de ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

a) A montadora Carros S/A conta com um robô no final de sua linha de montagem, que verifica o funcionamento do motor de cada veículo produzido. Este robô verifica apenas um veículo por vez, o tempo para cada veículo é de 15 minutos (este tempo compreende o posicionamento do veículo, o teste e sua retirada). A linha de montagem produz 1.800 veículos por mês. A montadora trabalha 30 dias por mês, 16 horas por dia. Qual a utilização do robô?
b) No mês passado a montadora Carros S/A ficou parado por 5 dias devido a problemas técnicos. Este robô fica no final de sua linha de montagem, e verifica o funcionamento do motor de cada veículo produzido. O robô verifica apenas um veículo por vez, o tempo para cada veículo é de 15 minutos (este tempo compreende o posicionamento do veículo, o teste e sua retirada). A linha de montagem produz 60 veículos por dia. A montadora trabalha 30 dias por mês, 16 horas por dia. Qual a utilização do robo?
c) Neste mês o robô da montadora Carros S/A ficou parado por 5 dias devido a problemas técnicos. Este robô fica no final de sua linha de montagem, e verifica o funcionamento do motor de cada veículo produzido. O robô verifica apenas um veículo por vez, o tempo para cada veículo é de 15 minutos (este tempo compreende o posicionamento do veículo, o teste e sua retirada). A linha de montagem produz 1800 veículos por mês. A montadora trabalha 30 dias por mês, 16 horas por dia. Haverá necessidade de horas extras? Em caso de afirmativo, quantas?
d) A montadora Carros S/A trocou o robô que faz o teste no funcionamento no motor. Este robô verifica o funcionamento do motor de mais de um modelo de veículo, porém verifica apenas um veículo de cada vez, o tempo para verificação de carro é agora de 8 minutos e caminhão de 12 minuto, este tempo compreende o posiciona-mento do veículo, o teste e sua retirada. A linha de montagem produz 1.800 carros por mês e 900 caminhões por mês. A montadora trabalha 30 dias por mês, 16 horas por dia. Qual a utilização do novo robô?
e) Na fabrica de canetas Ric um determinado equipamento é utilizado apenas em dois itens, caneta A e caneta B. O processo completo efetuado por este equipamento demora na caneta A 10 minutos e na caneta B 5 minutos. A demanda mensal destas canetas são de 500 unidades da caneta A e 800 unidades da caneta B. Determinar a utilização do equipamentos, supondo um mês de 24 dias úteis de 8 horas diárias.
f) O Clip Joint possui quatro cadeiras de barbeiro no centro acadêmico dos alunos. Durante a semana antes das férias semestrais e a semana antes da formatura, o Clip Joint apresenta picos de demanda. Cortes de cabelo no estilo militar levam 5 minutos cada, enquanto outros estilos exigem 20 minutos cada. Operando das 9 às 18 horas nos seis dias antes das férias semestrais, o Clip Joint realiza 500 cortes de cabelo no estilo militar e 400 outros cortes. Durante uma semana comparável de seis dias antes da formatura, o Clip Joint realiza 700 cortes de cabelo no estilo militar e 300 outros cortes. Durante qual semana a utilização é maior?
g) Uma peça deve passar por três máquinas (M1, M2 e M3) e tem um tempo de operação em cada uma de 3 minutos na M1, 5 minutos na M2 e 4 minutos na M3. Supõe-se que as máquinas estão dispostas em linha e que há um operador para as três máquinas. Quantas peças podem ser produzidas por hora? Qual máquina é um gargalo de produção?
Uma empresa está analisando uma família de produtos que utilizam a mesma matéria-prima que são processados em 4 centros produtivos dispostos em linha (A, B, C e D). Não há perdas de material dentro do processo e cada centro pode processar apenas as quantidades de material dadas na tabela abaixo.
a) Qual a capacidade do sistema?
b) Qual o gargalo do sistema?
c)
 No último mês a linha produziu 1.500 tonela-das de material. Calcular a eficiência do sistema.
 
Uma fábrica de frascos plásticos soprados deseja instalar um número de máquinas de sopro que seja suficiente para produzir 10.000.000 de frascos por ano. Cada máquina deve trabalhar em 2 turnos de 8 horas por dia, porém com um trabalho útil de 7 horas/turno, e produzir um frasco a cada 15 segundos. Considerando que o ano tem 300 dias úteis, quantas máquinas de sopro são necessárias para atender à demanda estipulada?
Um produto é levado a um forno, onde um lote de 1 tonelada deve permanecer durante 20 minutos para que o processo seja completado. As horas de trabalho são utilizadas em 85% devido as permissões para descanso e para necessidades pessoais. Além disso, a fábrica somente pode operar 70% do tempo total de três turnos em virtude das restrições de energia elétrica. Considerando turnos de 8 horas:
a) Qual é a capacidade real de cada forno em 3 turnos?
b) Se temos uma demanda de 150 toneladas por dia, quantos fornos são necessários?
Uma fábrica de plásticos tem 10 funcionários; a jornada de trabalho de cada funcionário é de 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira; cada funcionário é capaz de fabricar 45 tampas de garrafa por hora de trabalho. Pergunta-se: 
a) qual a eficiência de produção, sabendo-se que no final de um dia de produção a fábrica registrou a fabricação de 3000 tampas? 
b) quanto tempo será necessário para atender um pedido do setor de vendas de 18.000 tampas, considerando que a eficiência do sistema de produção da empresa seja de %? 
8. Um fabricante de produtos de higiene pessoal (sabonetes e xampus) tem 2 plantas industriais, a primeira em São Paulo e a segunda em Belo Horizonte, e distribui o produto para quatro centros de distribuição localizados e, Cuiabá, Rio de Janeiro, Vitória e Curitiba. Devido aos elevados custos de 
distribuição a empresa pensa em instalar um armazém que abasteceria estes CDs com os produtos das fábricas. Determine a localização deste armazém geral pelo método do centro de gravidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais