Buscar

SM2 SUPERVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0365 - SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / SM
1.O termo Supervisão Pedagógica supõe supervisão dos processos pedagógicos na escola, remetendo a uma perspectiva de movimento. No cotidiano escolar esse movimento pode ser observado pela:	
	Ação do Supervisor pedagógico conjugando observação, acompanhamento e parceria junto à equipe docente.
2.Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
		Visão tecnoburocrática do ensino
3.O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) formulou um plano conjunto para reconstrução educacional no país; nesse contexto de maior valorização dos meios na organização dos serviços educacionais, ganham relevância os técnicos, também chamados de especialistas em educação.
Marque a alternativa correta:
	Dentre os especialistas estava a Supervisão pedagógica.
4.Na década de 60 o Parecer nº 252/1969 reformulou o curso de Pedagogia e diferenciando as funções do educador denominando-as habilitações. Dentre as habilitações do curso de Pedagogia foram previstas quatro habilitações na área técnica. Como podemos explicar essa diferenciação das funções?
Assinale a alternativa correta:
Pela necessidade de identificar elementos que sejam responsáveis por cada área na escola.
5.De acordo com a finalidade da prática pedagógica do Supervisor Escolar, uma ação educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a que interesse serve e a quem pretende servir. Portanto, NÃO é correto afirmar que compete ao Supervisor Escolar:
determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa.
6.Assinale com um X a resposta correta. Podemos considerar saberes imprescindíveis a atuação pedagógica do Supervisor Pedagógico, os saberes do (as):	
		Todas as respostas estão corretas
7.Uma das áreas da escola onde o trabalho do Supervisor pedagógico é de extrema relevância é a Avaliação institucional e da aprendizagem. Quando nos referimos a avaliação institucional, estamos abordando uma avaliação que:	
Observa a escola e a proximidade de suas ações com relação aos objetivos propostos no PPP, também avaliando os professores e todos os atores escolares, promovendo uma cultura de responsabilização
8.Segundo Bruno e Almeida (2008) os princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados na prática profissional do Supervisor pedagógico, são a empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade. Esses princípios são importantes pois:
Propiciam o exercício de colocar-se no lugar do outro com coerência, aceitação e disponibilidade para falar com em vez de falar para.
9.Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui:	
Supervisão do currículo, dos programas, na escolha do livro didático, do planejamento de ensino, dos métodos de ensino, da avaliação, da recuperação, do projeto pedagógico e da pesquisa.
10.Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola e uma dessas ações é a mediação da competência docente	. Essa, com certeza, é a ação a qual todos os atores da escola esperam que se efetive. Nesse aspecto essa ação se refere:	
A atuação do Supervisor pedagógico, junto ao professor, na mediação do saber, do saber fazer, do saber ser e do saber agir, auxiliando seja com troca de experiências, seja com disponibilização de recursos, seja na visão das dimensões de sua ação.

Outros materiais