Buscar

Negócio Jurídico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Invalidade do Negócio Jurídico
A validade de um negócio jurídico, segundo a legislação brasileira, é possível apenas através alguns requisitos atendidos: ser promovido por agente capaz, ter um objeto lícito, possível e determinado ou determinável, e possuir uma forma prescrita em lei. Portanto, não atender qualquer um desses, implica na invalidade desse negócio.
Segundo Caio Mário, a Invalidade do Negócio Jurídico divide-se em três categorias: Nulidade, Anulabilidade e Inexistência.
A inexistência é baseada no segmento da letra da lei, baseia-se na desconsideração absoluta de tal ato inválido, ao passo que a nulidade considera a existência de tal ato, porém absolutamente inválido, enquanto a anulabilidade considera parte desse ato ainda válido.
Ineficácia stricto sensu
Um negócio jurídico ineficaz se dá pela contrariação da norma do contrato, não cumprindo com os efeitos para qual o mesmo foi destinado, essa ineficácia pode ser caracterizada de duas formas: lato sensu, quando alguma questão de validade de negócio jurídico não é atendida, e stricto sensu, quando há um obstáculo o qual impede a conclusão do negócio jurídico, como uma condição suspensiva por exemplo.
Simulação
A simulação é compreendida como um ato de má-fé das partes de um contrato, com intenção de prejuízo à terceiros, ou a evasão de obrigações legais. Em resumo, é uma declaração de vontade diferente da vontade real das partes. Ela difere-se do dolo por visar o prejuízo de terceiros apenas. Toda simulação é um ato nulo,substituindo o que se dissimulou, caso seja válido na forma e na substância,como disposto no caput do Art 167 do Código Civil.
Nulidade
A Nulidade é o ato de anulação completa do contrato vigente, retroagindo o status quo ao existente previamente (ex tunc), ao contrário da anulabilidade, que considera até certo ponto (ex nunc).
Ela ocorre quando alguma ilegalidade ou vício impedem a realização do ato.
Pode ser requerida por qualquer um interessado, através da manifestação de vontade, ou pelo Ministério Público, quando lhe couber a intervenção
Além do não cumprimento dos critérios de validade de um negócio jurídico, e da simulação, implicam também em nulidade a coação e a determinação legal.
No Código Civil, as questões sobre nulidade do negócio jurídico estão no Art 171, e quanto aos seus casos, nos artigos 166, 168 e 177.

Outros materiais