Buscar

Av Recrutamento e Seleção 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0575_AV_201502169002 » RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	GISELA FRANCISCO CHICRALLA
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2016 10:41:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201502754448)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Rodrigo Santos é Gerente de RH da empresa ABC LTDA. A última pesquisa de clima realizada indica um alto percentual de insatisfação dos funconários em relação ao seu crescimento profissional. Ultimamente, quando surge uma vaga, a empresa procura preenchê-la com candidatos externos. Qual a estratégia que Rodrigo deve sugerir para resolver esse problema? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Rodrigo deve sugerir o recrutamento interno, pois com esse recrutamento aumenta a valorização e o crescimento profissional dentro da empresa gerando satisfação dos funcionários e vantagens para empresa, como mais econômico, motiva o grupo de profissionais e desenvolve uma competição sadia entre eles.
	
Gabarito: Usar o recrutamento interno, que proporcionaria maior motivação e chances de crescimento profissional aos funcionários da empresa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502429839)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O selecionador, conhecendo o fluxo completo de recrutamento e seleção, sabe que o mesmo é uma visão integrada e global do processo com suas principais etapas, incluindo os procedimentos que estarão em cada uma delas. Quais as tarefas mais significativas, neste caso, são atribuições do selecionador? Cite pelo menos duas e Justifique.
		
	
Resposta: São atribuidas ao selecionador a divulgação da vaga, os meios aonde será divulgada a vaga, como jornais, internet,intranet, agencia de emprego,mural entre outros, triagem de curriculos a analise de cada currículo entregue ou no banco de dados e a indentificação do perfil para vaga, definição do perfil junto com o solicitante para juntar todas as informações necessarias para o cargo montando assim um formulário profissiográfico e definição das formas a serem utilizada para seleção como recrutamento interno, externo ou misto.
	
Gabarito: As atribuições do selecionador estão relacionadas ao planejamento, organização e execução do processo. Por exemplo, a definição da forma de recrutamento, Análise dos currículos/fichas de inscrição, etc...
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502826303)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na determinação dos custos da rotatividade de pessoal, são avaliados os custos primários, que se referem ao desligamento de um empregado até a admissão do seu substituto. I - os custos de recrutamento e seleção envolvem despesas com emissão e processamento da requisição do empregado, despesas com treinamento de integração e entrevistas de desligamento; II - os custos de desligamento envolvem indenizações, recolhimentos de encargos sociais e pagamento de aviso prévio, quando for o caso. III - os custos de integração envolvem despesas com treinamento e tempo do supervisor na ambientação do novo empregado. Dentre as alternativas abaixo assinale a correta:
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa II está correta
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502436393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem diversos subsistemas em RH e todos estão interligados. Cabe à área de RH definir as estratégias eficazes de pessoas para as metas da organização serem alcançadas. Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
		
	
	É importante no subsistema de provisão, captação de talentos, o RH procurar o profissional que tenha mais conhecimentos do mercado de trabalho e da sua função , pois isso é difícil atualmente.
	
	Deve ser um dos objetivos da Administração de Recursos Humanos ter uma visão fragmentada da organização, pois assim conseguirá colaborar com todos os setores.
	
	Não é necessário RH estar alinhado com as estratégias da organização.
	
	Cabe a área de RH definir as estratégias da organização sozinha.
	 
	Não basta RH captar bons talentos; é necessário continuar desenvolvendo-os e dando oportunidades para que não desejem sair da organização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502413629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:
		
	
	Competência, Habilidade e atitude
	 
	Conhecimento, habilidade e atitude
	
	Competência, habilitação e atuação
	
	Conhecimento, hábitos e atitudes
	
	Conhecimento, Informação e formação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502425331)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O início do processo de recrutamento origina-se na área contratante, ou seja, é uma decisão do gestor da área. O RH deve atuar em uma função consultiva, não como decisor da contratação. O Selecionador deverá reunir-se com o requisitante para levantar todas as informações que julgar importantes para a otimização do processo de busca no mercado. Ele utiliza um formulário com as informações do perfil a ser levantado. Qual o nome deste formulário? Assinale a resposta correta.
		
	
	Dados Pessoais
	
	Ficha de Inscrição
	 
	Requisição de Pessoal
	
	Processos Pessoais
	 
	Formulário Profissiográfico
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502885921)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As fontes de recrutamento representam as áreas do mercado de recursos humanos que devem ser exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Existem dois modelos de recrutamento: interno e externo. Neste sentido, analise as afirmações abaixo:
I - O recrutamento interno apresenta como vantagens ser mais econômico para a empresa, apresentar maior índice de validade e segurança, motivar o grupo de profissionais e desenvolver um sadio clima de competição entre as pessoas.
II - O recrutamento externo apresenta como vantagens a introdução de sangue novo na organização, possibilita também a renovação e o enriquecimento dos recursos humanos desta, traz novas competências e aproveita os investimentos que foram realizados por outras empresas no desenvolvimento de pessoal.
III - As duas modalidades de recrutamento trazem também desvantagens e podemos destacar como consequências do recrutamento interno a geração de conflitos de interesses, a necessidade de investimento em desenvolvimento do pessoal, o progressivo bitolamento das pessoas e da organização se tornar jurássica.
		
	 
	as três afirmativas estão corretas
	
	as três afirmativas estão incorretas
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	as afirmativas I e III estão corretas
	
	as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502425913)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Eduardo, trainee do Setor de Recrutamento e Seleção da empresa Foco Maior, vem sendo elogiado constantemente por seus superiores pela capacidade de entrega do que lhe é solicitado Sempre entrega dentro do prazo e com superação dos padrões definidos previamente. Sabendo-se que para essa função é necessário que esse profissional possua competências específicas, assinale a opção abaixo que represente a competência apresentada pelo Eduardo:
		
	
	Boa articulação de ideias, sabendo utilizar o questionamento para esclarecimento de dúvidas.
	
	Visão abrangente, buscando compreender aspectos culturais e do cargo específico.
	
	Capacidade analítica e de síntese.
	
	Empatia e respeito pela individualidade.
	 
	Foco em resultados, buscando rapidez e qualidade nos processos seletivos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502762853)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O fluxo que antecede à divulgação de uma vaga possui diversas etapas que devem ser consideradas pelo selecionador experiente. Dentre essas etapas, quando solicitante está preenchendo a requisição de pessoale descrevendo as competências relevantes para o cargo ele está na etapa denominada de:
		
	
	Definição da ficha de inscrição
	
	Divulgação da vaga
	
	Escolha dos testes a serem aplicados
	
	Entrevista com o solicitante
	 
	Definição de perfil
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502756563)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando uma empresa resolve adotar um Programa sério de Estagiários e portanto existe uma política de Recursos Humanos que acompanha os mesmos, não os deixando que se tornem ¿mão de obra barata¿ pelos setores, mas que possam aprender na prática tudo que estão estudando na teoria e além desta, podemos afirmar que essa empresa:
		
	
	Os Estagiários podem sentir-se mal aproveitados na empresa.
 
	
	Deixa os setores decidir o que é melhor fazer com cada Estagiário.
	 
	Tem uma boa política de RH a nível de Programa de Estágio zelando pelos mesmos.
	
	O setor de RH não tem voz alguma na empresa.
	
	Valoriza os Estagiários, porém não terá cargos para assumirem após formados.

Outros materiais