Buscar

Recursos Humanos 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403845320)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A liderança é um fenômeno relacional, cujos atos influenciais geram reações nos liderados, e essas, por sua vez, estimulam respostas nos líderes. O relacionamento entre líder e liderado se dá em uma determinada realidade social, envolvendo situações e contingências muito variadas. Sendo assim, um líder orientador é aquele que
		
	
	tem tendência a se considerar insubstituível, envolvendo-se em detalhes; é centralizador, sonega informações, estimula a competição e compete com os subordinados, e tende a ter dificuldades de ver o todo.
	
	tem uma preocupação maior com a segurança, o que faz com que construa cuidadosamente a sua vida de maneira a se sentir firmemente apoiado em vitórias passadas.
	 
	entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar, evitando, assim, que o conflito seja potencializado.
	 
	é a imagem viva da empresa frente à sua equipe, e também a imagem viva de sua equipe frente à organização. Respeita o indivíduo como indivíduo, integrando as pessoas no grupo.
	
	influencia as pessoas por meio de punição, de comando e/ou de obediência assimétrica para evitar desvios dos padrões rigidamente estabelecidos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403757199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em ambientes caracterizados por formas modernas de organização do trabalho, envolvendo celularização, multifuncionalidade e poucos níveis hierárquicos, não faz sentido recompensar a contribuição individual ou coletiva apenas com base em descrições de atividades e definição de responsabilidades. O sistema de remuneração estratégica tem sido utilizado como instrumento para gerenciar esta nova realidade das organizações porque
		
	
	e) se caracteriza como alternativa para se atingir os objetivos organizacionais, tendo como ponto de partida o que a empresa é hoje, sem demandar um diagnóstico do seu futuro.
	
	d) favorece a negociação direta entre superior hierárquico e funcionário e permite que os indivíduos passem a ser remunerados de acordo com o conjunto de fatores que afetam o seu sucesso pessoal.
	 
	c) ajuda a transformar uma visão usual de remuneração como fator de custos para uma visão que a considere fator de aperfeiçoamento, impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade.
	
	a) combina a composição de salário direto e benefícios indiretos, levando em conta as grandes categorias que dão forma e conteúdo à empresa, como a estratégia, a estrutura e o estilo gerencial.
	
	b) atua como um filtro para a convergência de energias da organização por meio da combinação equilibrada de diversas formas de remuneração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403852816)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os profissionais da organização devem ser capazes de definir e descrever os seus diferentes tipos de competências, assim como identificar e compreender as habilidades incorporadas a elas. Sobre o tema, as competências:
		
	 
	funcionais são representadas pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada pessoa mobiliza ao executar uma atividade.
	 
	básicas permitem aos colaboradores desenvolverem suas funções alinhadas com as competências organizacionais e com os objetivos estratégicos da organização.
	
	profissionais dizem respeito a atributos da organização, que lhe conferem vantagem competitiva e são difíceis de serem imitados.
	
	essenciais têm valor percebido pelos clientes e contribuem para a diferenciação entre concorrentes.
	
	essenciais são as capacidades indispensáveis de que a empresa necessita para administrar com eficácia o seu negócio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403254817)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as diversas possibilidades de se intitular a área da Administração que tem por atribuição principal cuidar das pessoas que trabalham em uma organização, aquele que traz os conceitos mais completos desse setor é:
		
	
	Departamento de Pessoal;
	 
	Gestão de Pessoas.
	
	Administração de Recursos Humanos;
	
	Relações Industriais;
	
	Administração do Pessoal;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403852825)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Competência é uma disposição para agir de modo pertinente em relação a uma situação específica, em que o ¿saber julgar¿ se torna prioridade, uma vez que há várias condutas possíveis para resolver com competência um problema. Sobre o enfoque construtivista, assinale a afirmativa correta.
		
	
	As críticas aos estudos racionalistas remetem à abordagem interpretativa enriquecida com conceitos da fenomenologia.
	
	A pessoa competente demonstra que sabe fazer e tem a orientação para desempenhos e resultados.
	
	O elenco de atributos que um indivíduo mobiliza no desempenho efetivo ou superior do trabalho gerencial é enfatizado.
	 
	A ocupação é definida como um conjunto de postos de trabalho cujas tarefas principais são análogas e demandam requisitos semelhantes em termos de conhecimentos e habilidades.
	 
	As competências são identificadas no processo de formação, em situações de trabalho, considerando o espaço de trabalho como um espaço de aprendizagem, em que os processos de intervenção devem criar espaços de reflexão e síntese.
	 1a Questão (Ref.: 201403830908)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo o emérito referencial teórico Chiavenato, Idalberto (2000), as origens e o crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais, devem-se aos fatores relacionados a atitude do empregador no que concerne aos custos da remuneração total, custos proporcionais dos benefícios, oferta do mercado e o seu papel em atrair, reter e motivar pessoas talentosas, por sua vez para a força de trabalho, são analisados em termos de equidade e adequação às suas necessidades pessoais. Com relação as formas de concessão dos planos de benefícios sociais, avalie as afirmações seguintes. I. Por mera liberalidade: Aqueles benefícios que não são obrigatórios e que a empresa decide ofertar aos empregados como forma de melhoria da qualidade de vida e aderência dos interesses dos empregados em se manterem na organização. II. Por força de lei: Aqueles que estão prescritos na legislação trabalhista e previdenciária. III. Por força de acordos sindicais: Aqueles que são negociados pelos sindicatos através do acordo coletivo de trabalho como ganhos indiretos e melhoria da qualidade de vida do trabalhador. É correto o que se afirma em
		
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	 
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403827119)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento. Sendo assim, como as empresas tratam os benefícios sociais quanto aos objetivos e a oferta?
		
	
	Assistencial (complementação de aposentadoria e empréstimos sociais), recreativo (grêmio e colônia de férias), supletivo (seguro desemprego e horário flexível) e Oferta (associar algum percentual de desconto à oferta do benefício).
	 
	Assistencial (complementação de aposentadoria e empréstimos sociais), recreativo (grêmio e colônia de férias), supletivo (bolsas de estudos e horário flexível) e Oferta (associar algum percentual de desconto à oferta do benefício).
	 
	Assistencial (complementação de aposentadoria e empréstimos sociais), recreativo (grêmio e colônia de férias), supletivo (abono pecuniário e horário flexível) e Oferta (associar algum percentual de desconto àoferta do benefício).
	
	Assistencial (complementação de aposentadoria e empréstimos sociais), recreativo (grêmio e colônia de férias), supletivo (associar algum percentual de desconto à oferta do benefício) e Oferta (bolsas de estudos e horário flexível).
	
	Assistencial (grêmio e colônia de férias), recreativo (complementação de aposentadoria e empréstimos sociais), supletivo (bolsas de estudos e horário flexível) e Oferta (associar algum percentual de desconto à oferta do benefício).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403833048)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As competências organizacionais representam o conhecimento da organização e podem ser transmitidas no contexto da aprendizagem organizacional. É correto afirmar que?
		
	
	As competências das unidades de negócios são parciais e limitadas e pouco representam para os resultados operacionais.
	
	As competências organizacionais ampliam o ciclo de vida das empresas e são permanentes;
	 
	Competências organizacionais servem como alicerces para outras organização funcionarem adequadamente.
	
	Competências organizacionais e individuais são divergentes e não influem na decisão de compra dos clientes;
	 
	As competências organizacionais definem os modelos organizacionais e seu relacionamento com o meio externo e interno e representam seus valores;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403216661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma empresa está iniciando as suas atividades e faz ao seu contador a seguinte pergunta: qual o período máximo permitido para que a empresa pague o salário ao trabalhador?
		
	
	a CLT diz que o trabalhador deve receber uma parte antecipada e outra depois dos 30 dias.
	
	a CLT diz que o trabalhador deve ser pago em períodos máximos de 40 dias.
	
	a CLT diz que o empregado deve receber de 15 em 15 dias.
	 
	a CLT diz que o trabalhador deve ser pago em períodos máximos de um mês.
	
	a CLT diz que o empregado não pode ter 2 meses sem receber pelo menos um salário.
	
	 5a Questão (Ref.: 201403742173)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um das vantagens de uma Comissão de Avaliação de Desempenho pode ser:
		
	 
	Agilizar o processo de Avaliação de Desempenho.
	
	Nenhuma das opções.
	
	Ser constituída pela área de Recursos Humanos e gestor imediato.
	 
	Neutralizar a questão da subjetividade por parte do avaliador, que no caso não sendo o gestor imediato do funcionário se torna um elemento neutro na avaliação.
	
	Envolver o funcionário no processo de Avaliação de Desempenho.

Outros materiais