Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II ---Portifolio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 01 02 03 04
01 - Conceitue Avaliação de Desempenho; liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;
R: A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o Valor, a excelência, as qualidades de alguma pessoa.
Relatórios Verbais: trata-se de um método simples, de fácil aplicação, consiste no relato que o avaliador faz verbalmente sobre determinado avaliado, considerando determinado período de tempo. É um método limitado por não adotar critérios padronizados e estabelecidos.
Relatórios escritos: Assim como o método anterior é limitado pela falta de padronização. Se difere daquele por ter o relatório escrito (não apenas verbal). Sua vantagem é dar uma maior liberdade ao avaliador e a rapidez na sua emissão. Ou seja, trata-se de um método com algumas características do método verbal, porém, os relatos são emitidos pelos avaliados, mas são escritos. Tem como pontos fortes a liberdade de expressão do avaliador mediante o relatório e a rapidez em sua emissão.
02 - Caracterize as terminologias Avaliação de cargos e Análise de cargos. 
Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;
R: Avaliação de Cargos→ É utilizada para assegurar o equilíbrio interno dos salários. A avaliação do cargo é o processo através do qual se aplicam critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valorização relativa interna dos salários dos diversos cargos. A classificação do Cargo é o processo de comparar o valor relativo dos cargos a fim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base em uma comparação sistemática e consistente.
Análise de cargos→ É uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa ter para desempenhar o cargo adequadamente. É um processo sistemático de coleta de informação para tomar decisões a respeito de cargos. Identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo.
Dentre os benefícios da Avaliação de cargos na organização destacam-se:
1 – redução de conflitos frente à insatisfação com o desequilíbrio na hierarquia de salários da organização;
2 – permite dar um valor relativo e justo a um cargo;
3 – cria uma cultura de valorização e de revisão dos cargos na empresa;
4 – garante uma hierarquia justa e o equilíbrio dos cargos e salários;
5 – valoriza os talentos e os ocupantes de um cargo;
6 – permite ao administrador conduzir com eficiência as políticas de salário da empresa;
7 – fornece dados e respostas para a criação de faixas e classes salariais; 
8 – contribui para evitar vieses na determinação de salários.
03 – A partir da leitura da aula, pode-se afirmar que organizações que realizam a prática da política de avaliação e classificação de cargos, possui uma vantagem competitiva? Justifique sua resposta;
R: Sim. Pois, através da Avaliação e Classificação de cargos a empresa se mostra mais organizada e com vantagens competitivas, uma empresa que dá oportunidades de crescimento tanto profissional como salarial aos seus funcionários. Ou seja, a avaliação de cargos constitui parte fundamental do departamento da empresa que está encarregado da administração de salários, ao lado do levantamento, análise e descrição de cargos que tornam possível á própria avaliação das pesquisas e estudos salariais e dos planos de incentivos. 
04 – Faça uma relação entre desenvolvimento e treinamento de pessoas em uma organização. Comente sobre sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento do negócio. Aproveite para conceituar o assunto. 
R: O treinamento é o começo de tudo, e através do treinamento de que se começa a alcançar os objetivos da empresa. O desenvolvimento é uma consequência do treinamento. São muito importantes para o desenvolvimento do negócio pois é necessário muita competência e profissionalismo para atuar no mercado, e o treinamento e o desenvolvimento traz tudo isso para a empresa .
Contudo; Será que treinamento e desenvolvimento de pessoas são sinônimos? Treina-se para desenvolver ou desenvolvesse, para treinar. É claro que a resposta está evidente. Através do treinamento é possível desenvolver uma pessoa em sua carreira, isto é, administrar a carreira de um empregado.
Por tanto; O treinamento capacita os colaboradores para executarem atividades específicas dentro de uma empresa. E o desenvolvimento é um conjunto de todas as práticas adotadas por uma empresa para melhorar o desempenho do colaborador. É muito importante investir na capacitação dos colaboradores da empresa para ter o melhor produto e uma equipe preparada.
05 – Liste e caracterize as etapas de um Treinamento;
R: Está comprovado que o treinamento é uma atividade ou uma ferramenta e, por que não dizer, uma estratégia competitiva para resultados. É inegável que a organização que investe em treinamento com os seus funcionários sempre terá resultados diferenciados, com maior qualidade, perfeição e satisfação.
Por tanto, por unanimidade, os autores definem o treinamento como um processo ou conjunto de técnicas que consistem em capacitar, ensinar, educar, aperfeiçoar, desenvolver as pessoas para o trabalho, visando à aquisição de conhecimentos, habilidades, competências, novos comportamentos e atitudes.
São 4 as etapas de um Treinamento.
1 – levantamento das necessidades de treinamento: é a etapa de identificação ou a fase do diagnóstico das necessidades de treinamento na empresa. 
 2 – planejamento de treinamento: é o processo de estabelecer os objetivos de cada treinamento, as necessidades, os recursos, o público-alvo e o espaço, para que o treinamento aconteça.
 3 – execução ou organização do treinamento: é a atividade administrativa que consiste em reunir os recursos humanos, materiais, financeiros, estruturais, para a realização do treinamento. Geralmente é providenciado pelo analista de Treinamento. 
06 – Como determinar uma remuneração? Como Administrador(a), quais aspectos julga necessário para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz? Conceitue o Assunto. 
R: Dificuldades para determinação de remuneração 
Embora o salário, a recompensa e a remuneração constituam a cesta de pagamento do trabalhador na organização, o processo para se estabelecer os valores nem sempre são fáceis. Aspectos como a cultura organizacional, as condições financeiras, a estrutura de cargos, dentre outros fatores interferem na determinação da remuneração.
Como Administrador(a), é importante considerar alguns aspectos para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz, tais como:
Os benefícios são as espécies ou os valores concedidos pelas organizações aos seus empregados, como forma de recompensar, satisfazer ou melhorar a remuneração e o clima organizacional. Os benefícios ou vantagens são atrativos característicos de cada organização. Alguns benefícios são legais, isto é, instituídos por lei, que as organizações pagam diretamente na folha de pagamento ou fazem o recolhimento dos valores às instituições governamentais para que sejam revertidos em benefício ao trabalhador.
Por fim, veja logo abaixo mais alguns exemplos que também julga se necessário para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz:
Pesquisa de mercado,
Desempenho e mérito,
Benefícios e incentivos,
Cultura organizacional,
Transparência e comunicação.
07 – Quanto ao composto salarial, liste as formas como podem ser caracterizados, exemplificando a resposta. 
R: Composto Salarial 
Fatores Internos: consiste em todo esforço dos elementos predominantes na organização e que dependem de decisões, de fatores culturais e internos da organização, tais como: tipos de cargos existentes, política salarial, capacidade financeira da organização ecompetitividade da organização. 
Fatores Externos: consiste nas variáveis predominantes no ambiente externo (fora da organização), que de uma maneira ou de outra influenciam os salários ou as práticas salariais da organização. Destacam como fatores externos, a situação do mercado de trabalho, os sindicatos e as suas práticas de negociações coletivas, a situação econômica do país, a concorrência de mercado, a legislação trabalhista e assim por diante. Os fatores externos são fatores ou variáveis incontroláveis pela organização, isto é, independem de suas decisões ou de sua vontade.
08 – O que são benefícios? Liste e explique pelo menos 03 exemplos de cada tipo. 
R: Os benefícios são as espécies ou os valores concedidos pelas organizações aos seus empregados, como forma de recompensar, satisfazer ou melhorar a remuneração e o clima organizacional. Os benefícios ou vantagens são atrativos característicos de cada organização. Alguns benefícios são isentos de tributação e encargos sociais, tais como o vale transporte e a refeição concedida, o salário família. Outros porém, sofrem a incidência desses encargos, tais como, as férias, o 13° salário, 1/3 de férias, auxílio doença e assim por diante. Os benefícios empresariais concedidos aos seus empregados por imposição legal não devem ser confundidos com os benefícios sociais concedidos por órgãos governamentais
Por tanto também; Podem ser legais, que são pagos diretamente na folha de pagamento, como: Férias, 13º salario, 1/3 das férias, que são instituídos por lei. Já os por liberalidade, que são a preocupação da organização como bem- estar de seus empregados que podem ser: Cesta básica, auxilio alimentação, participação nos lucros, etc.
BOM ESTUDO!

Outros materiais