Buscar

AV AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0379_AV_201304089592 » AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201304089592 - ROSEMERE CREPALDE GONÇALVES LIMA
	Professor:
	WILNA MELLO DE SOUZA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2016 20:59:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201304283546)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XXI vivemos em um mundo globalizado onde os avanços da tecnologia nos permitem o conhecimento dos fatos no tempo exato do acontecimento. No entanto, não forma solucionados os problemas do analfabetismo, da evasão escolar, da capacitação para um emprego, da qualidade da escola pública e muitos outros que fazem aumentar as distâncias existentes entre os diferentes grupos sociais. Diante das afirmações acima aponte a contribuição que a avaliação institucional realizada pelo governo brasileiro para a solução dos problemas apontados.
		
	
Resposta: A avaliação institucional contribui para o apontamento dos pontos críticos das instituições escolares brasileiras. Os indices apurados são repassados ao governos dos estados e prefeituras, que em ação conjunta, planejam ações para a melhoria do ensino oferecido e formação continuada dos profissionais da educação. O dados fornecidos pela avaliação instituicional também servem como subsidio para as decisões dos gestores escolares que visualizando os pontos a serem melhorados em suas escolas, planejam ações com toda a comunidade escolar para a construção de um ensino de qualidade.
	
Gabarito:
A avaliação institucional permite a identificação dos pontos críticos que estão impactando a realidade do sistema educacional brasileiro permitindo o estabelecimento de metas e indicadores para nortear os gestores dos estados e municípios para uma ação conjunta no sentido de solucionar ou diminuir os problemas existentes. O gestor pode, partindo dos dados da sua escola, estabelecer programas e projetos que garantam a melhoria do trabalho realizado. Muitos Estados e Municípios já desenvolvem ações de intervenção nas escolas públicas realizando reformas nos ambientes e nos prédios, oferecendo um programa de educação continuada, reconfigurando o seu currículo e a sua proposta pedagógica com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico de seus alunos.
É necessário também realizar um diagnóstico amplo da realidade do país considerando os fatores econômicos, culturais e não apenas os relacionados com o sistema de ensino que determinam esses problemas de natureza social estabelecendo parcerias e políticas públicas para garantia da qualidade social da educação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304284647)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em muitos casos os professores ainda resistem ao fato de serem avaliados pelos alunos, autores como Pedro Demo tem estudado este fenômeno. Comentar sucintamente três causas que provocam resistência dos professores ao saberem que serão avaliados.
		
	
Resposta: - Receio de uma demissão (nas instituições privadas) por não ter exercido o desempenho programático da instituição; - Receio da consolidação da cultura da autoavaliação; - O desconhecimento e não participação na construção do PPP; - Falta de comprometimento com a instituição; - A falta de autocrítica; - Falta de profissionalização.
	
Gabarito: Medo de receber critica; afeta sua autoestima; crítica o aluno e a escola mas gosta ser criticado; preocupa-se com seu emprego; supõe que seu trabalho não merece crítica desfavorável, etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304349880)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O modelo de avaliação institucional escolhido pela escola revela valores educacionais e o tipo de sociedade que deseja formar. Ao se comprometer com práticas de um modelo de sociedade democrática, a equipe escolar adota, em sua prática pedagógica, a seguinte postura:
		
	
	Evita debater temas complexos.
	 
	Articula ações cooperativas.
	
	Fragmenta a realidade com objetividade.
	
	Resguarda-se da autocrítica.
	
	Enfatiza a competição individual.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304671635)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação institucional em educação compreende duas modalidades, que se orientam pelos mesmos objetivos, porém desenvolvem-se de formas distintas por causa de seus objetos de avaliação, a saber:
		
	
	avaliação meritocrática, voltada para avaliar os bons dos maus funcionários e avaliação mediadora, aquela em que há a preocupação em mediar problemas internos.
	
	avaliação dos funcionários e avaliação da instituição como um todo.
	 
	avaliação da instituição, voltada para uma escola e avaliação do sistema, voltada para o sistema educacional como um todo.
	
	avaliação da educação de uma escola e avaliação comunitária.
	
	avaliação processual das escolas como um todo e avaliação punitiva, voltada para processar e punir aqueles que desempenharem seu papel de forma inadequada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304703329)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na escola de ensino fundamental, o princípio da globalidade se manifesta quando sua prática de avaliação institucional abrange:
		
	
	seus problemas e dificuldades.
	
	seu projeto de ensino.
	
	o trabalho de seus professores.
	 
	todas as suas atividades educativas.
	
	o rendimento de seus alunos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304252837)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa que traduz o pensamento do autor sobre a competência para o controle da qualidade do ensino.
"O ideal seria caminhar no sentido de uma profissionalização suficiente da profissão, para que o controlo sobre a qualidade do ensino fosse exercido pelos colegas, no seio da equipa pedagógica e para que o estabelecimento de ensino funcionasse segundo o modelo da auto-avaliação" (PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. Lisboa: Educa, 1992, p. 165).
		
	
	O mais importante para a qualidade do ensino seria avaliar apenas a aprendizagem dos alunos.
	
	A qualidade do ensino depende somente da competência dos professores para avaliar a educação.
	 
	A auto-avaliação exercida pelos professores, provando a sua competência, imprimiria maior qualidade ao ensino.
	
	O mais importante para a qualidade do ensino seria avaliar apenas a aprendizagem institucional.
	
	O ideal de uma profissionalização dos professores pouco contribuiria para a qualidade do ensino na auto-avaliação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304665559)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o ENADE, é correto afirmar que:
		
	
	É facultativa aos cursos a realização do exame nos cursos de graduação
	
	as provas do ENADE são aplicadas e elaboradas pela própria instituição em que o estudante cursa.
	
	Devem ser inscritos no exame estudantes de alguns cursos de graduação que estão concluindo o curso
	 
	Este exame tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e as habilidades e competências em sua formação.
	
	O ENADE integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304363836)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Sistemas de Ensino Estaduais e Municipais precisam conhecer periodicamente seus índices de avaliação da educação básica. Em relação aos instrumentos utilizados para coleta de dados, o cuidado técnico que os educadores interessados na interpretação dos resultados das provas aplicadas pelo INEP e realizadas pelos alunos é conferir se:
		
	
	os dados coletados devem ser substituir a avaliação feita pelos professores da escola.
	 
	os dados coletados pelos avaliadores são fidedignos.
	
	as médias alcançadas pelos alunos devem ser publicadas.
	
	os resultados dos testes são  quantitativos.
	
	os resultados podem ser transformadosem gráficos para divulgação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304252822)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o fragmento para responder a questão: "Na medida em que a comunidade universitária tiver uma avaliação clara de si mesma, do que vale, do que necessita e do que pode ou não fazer, terá melhores condições de conduzir ou pelo menos administrar as mudanças e pressões externas que inevitavelmente crescerão, ao invés de sofrer simplesmente conseqüências" (SCHWARTZMAN, S. Avaliação do Ensino Superior São Paulo; Edusp, 1992, p. 25). A partir da reflexão do autor, marque a alternativa correta quanto a importância e validade da Autoavaliação Institucional.
		
	
	A resistência interna procura isentar as instituições das pressões externas e colocá-las a salvo de críticas do meio social.
	
	Quando a instituição avalia internamente a sua organização e os seus resultados, consequentemente vai sofrer mais pressões do Estado Avaliador.
	 
	A Autoavaliação Institucional propicia um crescimento qualitativo das instituições e evita as punições e o aumento das pressões do Estado Avaliador.
	
	O Estado Avaliador se coloca indiferente quanto à Autoavaliação e valoriza a avaliação externa.
	
	As pressões do Estado Avaliador crescem na medida que as instituições se tornam mais eficientes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304345711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Comissão de Avaliação da Escola Edson Arantes desenvolve seu Projeto de Avaliação Institucional, aplicando procedimentos de pesquisa . Desse modo ao repensar suas práticas percebe que os resultados têm contribuído para a escola por diversos motivos, EXCETO:
		
	 
	Substituir o (PPP) Projeto Político Pedagógico.
	
	Subsidiar as decisões dos gestores da escola de modo fundamentado
	
	Conquistar credibilidade junto à equipe escolar.
	
	Consolidar a cultura de avaliação institucional.
	
	Indicar aspectos a serem adotados para a superação dos pontos fracos.

Continue navegando