Buscar

Alimentos aliados no tratamento do Câncer - David Servan Schreiber - ANTICÂNCER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALIMENTOS ALIADOS NO TRATAMENTO AO CÂNCER.
A SINERGIA DOS ALIMENTOS
Conceitos básicos:
Certos alimentos são “promotores” do Câncer e alimentam os mecanismos que impulsionam o crescimento. 
Outros são protetores/antipromotores. Eles bloqueiam os fatores de crescimento ou forçam a apoptose (suicídio programado da célula, o que deveria acontecer naturalmente).
A alimentação age todos os dias, várias vezes. Portanto elas têm papel fundamental sobre os mecanismos biológicos que aceleram ou diminuem a marcha de progressão da doença. 
Nenhuma das informações aqui substituem o tratamento convencional, mas podem potencializa-los e também fazer com que o seu corpo use as suas próprias defesas naturais para lutar de dentro para fora. 
*Se possível, CONSUMA ALIMENTOS ORGÂNICOS, já está mais que provado que os xenoestrogenos presentes nos herbicidas e pesticidas interagem com nosso DNA. 
A combinação de um ou mais (com toda a certeza, quanto mais melhor) elementos nutricionais que ajam na maior gama de mecanismos possíveis da doença. Então a combinação do licopeno, do indol-3-carbinol, dos sulforafanos, das catequinas, dos polifenois, das antocianidinas, do betacaroteno, dos temperos, da relação Ômega 3 e Ômega 6, dos terpenos, das frutas vermelhas, das frutas com caroços, dos alimentos de baixo índice glicêmico e vários outros compostos que temos a disposição e aqueles muitos outros que ainda desconhecemos, é de EXTREMA IMPORTANCIA!!! Alguns outros componentes são: o selênio (legumes, cereais, peixes e crustáceos), magnésio (espinafre, nozes, avelã, amêndoas, cereais integrais), vitamina C (frutas [limão, laranja, acerola, abacaxi, morango], legumes verdes [brócolis, couve, repolho], vitamina A (todos os legumes e frutas de cores intensas e também nos ovos) que atuam como co-fatores para as enzimas que neutralizam os radicais livres, promovendo o processo de limpeza do organismo (decodificação hepática – fase1/fase2). Aqui tem mais informações sobre a imunonutrição: https://www.facebook.com/sciencebr/posts/1797915947145374:0
O PRATO ANTI-CÂNCER: 
Cereais: preferir os integrais, como pães, arroz, massas);
Proteínas: ovos, lentilhas, ervilhas, feijões, carnes brancas (peixes, principalmente pelo teor de Omega-3), limitar o consumo de carne vermelha a não mais que 300-500g semanais. O uso de suplementos deve ser considerado quando necessários.
Lipídios: Azeite de oliva, óleo de linhaça ou a semente, chia, manteiga, gema)
EQUILIBRIO OMEGA-3/OMEGA-6: O desiquilíbrio entre os ômegas favorece ainda mais o estado inflamatório do organismo. Nossa dieta (ocidental) chega a um rátio de 20:1, de omega6/3. O ideial seria por volta de 4:1. Quase sempre esse excesso de ômega 6 e falta de ômega 3 é associado a baixa ingestão de peixes e ao consumo exagerado de óleos. **Não consuma óleos TRANSGÊNICOS. Use o de girassol, amendoim e o azeite de oliva quando possível. Os alimentos que contém ômega 3 são: aveia, linhaça, peixes (salmão, sardinha, atum), azeite de oliva, chia. 
INDICE GLICEMICO: A escolha por alimentos com menor índice glicêmico faz com que tenhamos menores níveis de insulina e também de IGF-1, dois dos fatores que estimulam a progressão da doença, além de conterem menos vitaminas, minerais e fibras. 
CHÁ VERDE: contém múltiplos polifenois, como catequinas, em especial a epigalocatequina-3-galato – uma das moléculas nutricionais mais poderosas contra os mecanismos necessários para a metástase e a formação de novos vasos pelas células cancerosas (processo de angiogênese). Ela está em abundancia no chá verde, mas bem reduzida no chá preto. Além da função de desintoxicação do organismo, ela ativa os mecanismos do fígado que permitem eliminar mais rapidamente as toxinas cancerígenas. Seu efeito é potencial quando combinado com a soja. O chá verde japonês é ainda mais potente (Sensha, Gyokuro, Matcha) do que o chá verde chinês. 2-3 xícaras por dia já exercem efeitos. Como a liberação das catequinas exigem uma infusão prolongada próximo de 10 minutos seria o tempo ideal. *Consumir em até uma hora! **Utilização recomendada: Macerar 2-3g de chá verde durante 10 minutos em um bule e consumir na próxima hora. É recomendável consumir 6 xícaras durante o dia. 
AZEITE DE OLIVA E AZEITONAS: As azeitonas são ricas em antioxidantes, tais como o acteosídeo, o hidroxitirosol, o tirosol e os ácidos fenilpropionicos. O efeito direto é limitar o desenvolvimento do câncer. O acréscimo do Azeite de Oliva na dieta reduz o FN-KappaB, IL e prostasglandinas, reduzindo o estado inflamatório geral do organismo. Utilização recomendada: 2-4 colheres de sopa de Azeite de Oliva Extra-Virgem, com uso no cozimento das preparações ou nas saladas ou como acompanhamento para massas, arroz ou quino. 
SOJA: Rica em fitoquimicos, sobretudo a genistéina, a daidzeína e a gliteína. Assim como a EGCG, age bloqueando o processo de angiogenese. Pode ser encontrada na forma de Tofu, tempeh, miso, grão germinados. 
CÚRCUMA (curry): Condimento com propriedades impressionantes. Rica em curcumina, nenhum outro ingrediente nutricional é tão potente anti-inflamatório. Ela também age sobre a angiogenese mas também atua na apoptose celular (suicídio programado da célula). Utilização recomendada: 1-2g por dia. Se possível, dilua-o em óleo (de preferência o de Oliva). Sempre utilizar em conjunto com a pimenta-do-reino, pois só assim tem seu efeito funcional. Uso típico: A cúrcuma representa 1/5 do Curry, mas ainda assim é preferível utilizar o seu pó somente de cúrcuma. Pode ser utilizado meia colher de chá de pó de cúrcuma mistura com meia colher de azeite de oliva e uma generosa pitada de pimenta-do-reino. Pode ser acrescentado aos legumes, sopas e aos molhos de salada. Algumas gotas de xarope de Ágave podem neutralizar o sabor ligeiramente amargo. 
GENGIBRE: Poderoso anti-inflamatório e antioxidante (mais eficaz que a Vitamina E). Uma infusão de gengibre pode ser utilizada para reduzir as náuseas decorrentes da quimio ou radio. Uso típico: ralar um pedaço de gengibre dentro de uma mistura de legumes que estão sendo cozidos na panela ou na frigideira. Ou deixar marinar frutas com suco de limão verde e gengibre ralado (pode ser adicionado xarope de Ágave para um sabor mais adocicado). Em infusão: deixar macerar 10-15 minutos um pedacinho de gengibre cortado em fatias em água fervendo. Pode ser consumido quente ou frio.
LEGUMES CRUCÍFEROS: As couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve-flor) contém sulforafano e indol-3-carbinol (I3C). Eles impedem a evolução das células de tumores malignos. A ingestão de sulforafano pelo 3x na semana aumenta em 50% a ação das células Natural Killer (NK, do sistema imunológico). Utilização típica: Cozimento rápido no vapor, no próprio caldo ou refogado rapidamente com um pouco de azeite de oliva. 
COGUMELOS (shitake, maitake, kawaratake, enokitake, cogumelos ostras): No japão, elas são combinadas com o tratamento quimioterápico e potencializam o tratamento. O lentinano e os outros polissacarídeos que eles contêm em abundância estimulam diretamente o sistema imunológico. O maitake é o que exerce maior influência positiva. Utilização típica: numa sopa de legumes ou num caldo de galinha caseiro, assados no forno, cozidos na panela com legumes. 10-20g/dia. 
FRUTAS VERMELHAS (amora, framboesa, morango, mirtilo): Ricas em polifenóis, principalmente o ácido elágico – em maior concentração no morango e a framboesa (tb aparecem nas nozes, avelã e nozes-pecã) -, é altamente ativo contra os dois mecanismos de estimulação dos vasos mais comuns (fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF) e fator de crescimento vascular endotelial (VEFG). Mas não se limitam a isto apenas, também são potentes desintoxificador para as células. Ele bloqueia a transformação de diversos cancerígenos do meio ambiente em substancias tóxicas e estimula os mecanismos de eliminação das toxinas. Essas toxinas interagem com o DNA, provocando mutações genéticas, impactando negativamente. A cereja contém glucárico, uma substancia que temcapacidade de desintoxicar o organismo dos xenoestrogenos presentes no meio ambiente (agrotóxicos, pesticidas). Os mirtilos possuem antocianidinas e proantocianidinas que forçam a apoptose celular. Outras fontes ricas em protoancianidinas são a canela, cramberry e o chocolate amargo (70%). Utilização típica: no café da manhã, misturadas com leite e cerais multigrãos, como aveia, linhaça, centeio. Em saladas de frutas ou como lanches. 
**TOMATES: Contém vários compostos bioativos, vitamina C, K, E; fibras; folatos e polifenois, como a quercetina e caratonoides, como o fitoeno e fitoflueno. Todos esses elementos têm potencial anticâncer. *SEMPRE ingerir com AZEITE DE OLIVA, só assim o Licopeno é absorvido. Utilização típica: molho de tomate em conserva (com azeite de oliva e sem açúcar adicionado). Pode-se fazer em casa: cozinhar tomates em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva em fogo baixo. Pode-se acrescentar Tofu, cebola e alho, ovos, cominho, cúrcuma, pimenta e temperos. ***Se utilizar industrializados, evitar marcas com recipientes plásticos nas latas, pois são fonte de Bisfenol-A! Prefira os de vidro. 
FRUTAS COM CAROÇO (pêssegos, ameixas, nectarinas, etc): Ricas em antioxidantes, são substitutas as frutas vermelhas (até melhores) – principalmente a ameixa – possuem uma grande quantidade de compostos com um preço bem mais acessível. Também auxiliam na redução do colesterol. 
CITRINOS: Laranja, tangerina, limão, acerola, abacaxi contém flavonoides anti-inflamatórios. A casca da laranja, que contém tangeritina e a nobiletina atuam no fortemente o câncer no cérebro. Utilização típica: a casca dos orgânicos pode ser raladas e polvilhadas nos molhos de salada, nos cereais matinais, na salada de fruta ou em infusão na água quente ou no chá. 
SUCO DE ROMÃ: Anti-inflamatório e antioxidante. Uso típico: 230ml por dia no café da manhã. 
CONDIMENTOS E ERVAS (hortelã, tomilho, orégano, manjericão, alecrim, salsa, aipo, alho, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, cebolinha francesa): A família das lamiaceas, que compreende a hortelã, o tomilho, a manjerona, o orégano, o manjericão e o alecrim. São ricas em terpenos – principalmente o carnosol do alecrim – inibem a metástase e também faz com que os medicamentos da quimioterapia penetrem mais eficazmente no interior da célula. A epigenina (presente na salsa e no aipo) também inibe a formação de novos vasos. Além disso regulam a taxa de glicose no sangue, diminuindo IGF-1, Insulina e, portanto, o crescimento dos tumores. 
VINHO TINTO: Contém numerosos polifenois, dentre eles o resveratrol (presente tb no suco integral e uvo mas não tão bem absorvido como na presença de álcool). Ele age sobre protegendo as células sadias do envelhecimento (sirtruins). Tem a capacidade de retardar 3 etapas de progressão do câncer – iniciação, promoção e progressão, bloqueando a ação do NF-KappaB. Utilização típica: 180ml/dia. Dê preferência a uva pinot noir.
CHOCOLATE 70% CACAU: Contem numerosos antioxidantes, proantocianidinas e muitos polifenois. Utilização típica: mínimo de 20g/dia. 1/5 da barra. 
	Alimento
	Orientação
	Alho
	Esmagado e com um pouco de óleo.
	Azeite de Oliva
	2-4 colheres de sopa cheias
	Cúrcuma
	2g: sempre com pimenta-do-reino e azeite de oliva
	Brócolis
	Evitar ferver, apenas refogar ou no vapor para preservar seus antioxidantes. 
	Tomate ou extrato de tomate:
	Sempre cozidos e junto com azeite de oliva para a absorção do licopeno
	Vinho Tinto
	180ml/dia
	Chá verde
	2-3g em 10m infusão (junto com gengibre, se quiser)
	Chocolate
	20g/dia (1/5 da barra)
	Tomates
	Sempre cozidos e com azeite de oliva
	Cogumelos
	10-20g
	Gengibre
	1-2g ou + 10-15m de infusão
	ITENS A SEREM EXCLUÍDOS
	Alimentos ricos em gordura TRANS
	Chocolate ao leite, biscoitos, margarina, etc
	Alimentos TRANSGÊNICOS
	Produtos à base de Soja não fermentada e Milho;
	Açúcar refinado
	Xarope de ágave
	Margarinas
	Preferir manteiga, requeijão
	Sugestão de suplementação
	Multivitamínico
	1 cp
	Vitamina D
	800-1000UI (pode ser mais alto)
	Vitamina E
	1000mg
	Vitamina C
	1000mg
	Omega-3
	1-2g EPA/DHA
	Proteína: 
	1,2-1,5g/kg de peso
	Glutamina
	5-10g

Continue navegando