Buscar

Prazo de experiência: avaliação mútua entre empregado e empregador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na maioria das organizações é usado o contrato de trabalho por experiência em que o empregador pode testar a eficiência, agilidade, honestidade, assiduidade, adaptação do contratado, no mesmo momento em que, o empregado, sua adequação ao trabalho naquela empresa. Findo o período de experiência não serão devidos aviso prévio e multa de 40% do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).O prazo de experiência é momento adequado para que as partes se avaliem mutuamente? Para algumas situações poderia ou deveria ser pequeno? Uma determinada empresa fez a opção de adotar 180 dias como prazo de experiência, por entender ser um contrato por prazo determinado. Como você observa o tema? Como gestor, você também aprovaria a decisão da empresa? Por qual motivo?
Boa tarde professor , 
O prazo de experiência é o momento em que o empregado tem que mostrar adaptação , é o tempo que ele possui para interagir com seus colegas e conseguir executar todas as suas atividades, mostrando interesse e habilidade. E também é no prazo de experiência que o empregador tem para observar o seu contratado, se ele consegue desenvolver suas funções da maneira que se espera e se ele realmente tem o perfil adequado a cultura da empresa.
Quanto ao tempo , acredito que o prazo de 90 dias , seja muito bem calculado para beneficiar tanto o colaborador quanto empregador, porém se aumentasse um pouco mais os dias o gestor teria uma visão melhor do seu empregado.
O prazo de 180 dias , seria adequado ser usado ao colaborador que demostrar interesse , um pouco de habilidade e tem o perfil adequado para a empresa , porém não consegue desenvolver todas as suas habilidades , seria como dar um chance a mais , a um colaborador que tem tudo para dar certo dentro da empresa. Porém esse prazo , para um funcionario que desde do inicio demonstra que não dará certo , seria ruim , pois estaria preso a um contrato de longa duração, com uma pessoaque não está trazendo beneficios nenhum a organização.
Então, como gestor , iria avaliar o caso de forma cautelosa , para que não saisse com prejuizos.

Outros materiais