Buscar

Avaliação Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Na universidade, a prática comum é dar e escutar aula, tudo no mais tranquilo instrucionismo [...], tendo como complemento fatal a prova e na qual o assunto é recopiar a aula copiada. Instrucionismo é isso: em vez de formar, educar, emancipar, contenta-se com instruir, treinar, domesticar”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse artigo, ele está na revista:
DEMO, Pedro. Pesquisa Social. Serviço Social e Realidade, v. 17, n. 1, p. 11-36, 2008, p. 11.
 
Para que o conhecimento possa ser construído e aplicado, é necessário refletir sobre a teoria estudada e a realidade verificada, para que assim seja possível a realização de mudanças e melhorias na prática pedagógica. Considerando os conteúdos de aula e do livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique a importância da pesquisa na educação. 
Nota: 20.0
	Por meio da pesquisa é possível verificar e observar o contexto onde o indivíduo está inserido, refletir sobre o mundo e os fenômenos que o envolvem, propondo e buscando soluções que possam favorecer as mudanças e inovações na sociedade. (Livro-base, p. 30 e 31)
Questão 2/5
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, descreva sobre a relação entre competência, capacidade e habilidade, enquanto componentes avaliativos.
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 117):
É possível utilizar essa tríade: competência, capacidade e habilidade para atender às exigências do processo de ensino-aprendizagem e da realidade social .
Competência, capacidade e habilidade acrescida da convivência, vêm sendo concebidas em nível educacional, social e profissional, no meio acadêmico e fora dele.
As funções de competência, capacidade e habilidade desembocam na convivência, na forma de manifestações positivas explícitas de desempenho por parte do educando.
Questão 3/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“Segundo estudiosos da educação, este termo [transposição didática] foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e teorizado por Yves Chevallard no livro La Transposition Didatique, onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola. Na obra, o pesquisador alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas. Dessa forma, Chevallard conceitua ‘transposição didática’ como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo ‘sábio’ ser objeto do saber escolar”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse verbete, ele está disponível em: MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transposição didática. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/transposicao-didatica/>. Acesso em: 12 de mai. 2016.
 
 
Os materiais didáticos são recursos importantes no processo do ensino e aprendizagem. O professor precisa estar atento para a utilização destes materiais para ilustrar a aula e motivar a aprendizagem e como realizar a transposição didática. De acordo com as aulas e o livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique a importância da transposição didática para o ensino e aprendizagem.
 
Nota: 20.0
	A transposição didática permite ao professor transformar os conteúdos dos livros didáticos em recursos para o ensino. Permite realizar representações concretas para que o estudante consiga compreender os conteúdos trabalhados em aula. (Livro-base, p.16)
 
Questão 4/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Os termos competência, capacidade e habilidade vêm sendo amplamente empregados na literatura da área de educação e de trabalho [...]
Competência, capacidade e habilidade são componentes que sempre se fizeram presentes no processo avaliação-ensino-aprendizagem-conhecimento [...]
 
Fonte: Fonte: BOTH, Ivo José. Mais do que avaliar por competência cabe valorizar a capacidade criadora e empreendedora. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 2, n2, p. 199, 234, jul/dez, 2001.
 
            Considerando as ideias apresentadas no texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, redija um texto abordando os conceitos de:
Competência e capacidade na avaliação de desempenho do aluno.
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 119):
Competência: capacidade de uma pessoa para desenvolver atividades de maneira; autônoma, planejando-as, implementando-as e avaliando-as; capacidade de utilizar os conhecimentos e as habilidades adquiridas; para o exercício de uma situação profissional (competência profissional); capacidade de colocar em prática estruturas mentais prévias a desempenhos de qualquer natureza; habilidade de alguém utilizar seu conhecimento para alcançar um propósito; capacidade para usar habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências adquiridas para desempenhar bem os papéis sociais; capacidade para aplicar habilidades, conhecimentos e atitudes em tarefas ou combinações de tarefas operacionais.
Capacidade: potencialidades a serem desenvolvidas, independente de conteúdos; tudo aquilo que possibilita maior transferência de aprendizagem; capacidades não são inatas, são desenvolvidas ao longo de um processo educativo; atributos que designam o eixo do desenvolvimento educacional que se deseja. Responde à pergunta: que tipo de educando se deseja formar? Capacidades são, por essência, transversais (do ponto de vista do currículo).
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 O professor deve explicar de forma descritiva, sobre o nível individual de desempenho e de aprendizagem dos alunos.
 Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 99.
 Qual o papel do professor diante aluno ao apresentar o nível de desempenho da sua aprendizagem?
Nota0.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 99)
O aluno deve receber alusões positivas sobre seu desempenho e contribuição para o seu desenvolvimento.
O professor deve incentivar para que o aluno atinja a melhoria de seu desempenho, além e oferecer contribuição no desenvolvimento dos conteúdos proposto em aula.
O aluno deve receber incentivo para atingir melhoria de seu desempenho e oferecer apoio pedagógico extraclasse direcionando recuperação de estudos.
Cabe ao professor indicar referências bibliográficas para que o aluno possa realizar leituras complementares referentes ao conteúdos propostos.

Outros materiais